A Gralha Cancã

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Gralha Cancã

Mensagem por Reryson Colares em Seg Dez 03, 2012 11:54 am

Gralha-cancã

A gralha-cancã é uma ave passeriforme família Corvidae. Também conhecida como cancão (Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco) e quem-quem. É considerada a voz da caatinga.

Seu nome significa “corvo-azul-de-garganta-azul”, onde: cyano é azul, corax é corvo e, pogon é garganta. Apesar de tudo, a espécie apresenta a garganta escura, com brilho levemente azulado.

Características

Pássaro de tamanho grande. Possui coloração deslumbrante nas cores branco e preto com linhas azuis que se assemelham com sobrancelha e olheira. Possui um canto alto semelhante a “cancão” e ao cantar levanta a cauda e a crista. Além deste canto “padrão”, possui uma gama variada de outras vocalizações que são utilizadas de acordo com a situação: alerta, chamado, etc. Vocalizações de Gralha-cancã. Também conseguem imitar outras aves: Gralha-cancã imitando Sabia-do-campo e Gavião-carijó

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Alimentação

A gralha-cancã é onívora, comendo tudo, desde artropodes, insetos, frutos, inclusive de várias cactaceas à ração de galinha, se acessível. Alimenta-se também de pequenos roedores, pequenas cobras, peixes e até outras aves menores; a gralha-cancã é uma ave “fria” que mata suas presas com diversas pancadas na cabeça. Tem o interessante comportamento de “estocar” o alimento que não é ingerido na hora, para isso colhe o alimento, principalmente frutos e sementes, e voa se afastando cerca de 30 metros da fonte alimentar, desce ao solo e aí deposita entre a matéria vegetal ou na terra mesmo o material colhido. Repete este procedimento várias vezes gralha-cancã armazenando semente. É uma excelente dispersora de sementes.


Reprodução

A gralha-cancã constrói seus ninhos em árvores altas, com o formato de uma tigela larga, atapetada com folhas secas. Põe cerca de 3 ovos, que choca durante 2 semanas e meia.


Hábitos

Vive na caatinga, cerrado denso e em matas de galeria mais abertas.

Como todos as espécies do gênero Cyanocorax, é uma ave inteligente, com estratégias de alimentação diversificadas. É hábil no voo acrobático. O cancão é muito curioso e barulhento. Descobre qualquer coisa estranha na mata e avisa a todos. Este comportamento é especialmente notado quando encontram uma cobra, neste momento dão gritos especiais e logo acodem outros companheiros e também outras aves, rodeiam-na a certa distância, ou mais geralmente mantêm-se em galhos a pouca altura, quase que em cima da cobra Gralha-cancã "indicando" Jararaca.

Distribuição Geográfica

É endêmica do Brasil. É uma ave típica das zonas semi-áridas do Nordeste do Brasil, porém, por conta do desmatamento, tem-se expandido no Sudeste do país: já encontra-se instalada no Espírito Santo e tem sido avistada no Estado do Rio de Janeiro.

Vídeo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Fonte:http://www.wikiaves.com.br/


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Gralha Cancã

Mensagem por Davi Hemerly em Seg Dez 03, 2012 1:54 pm

Show, é uma abe muito bonita.
Abraços.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum