CANARIO DORMINHOCO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CANARIO DORMINHOCO

Mensagem por Axel Brian em Qua Jul 02, 2014 5:07 pm

boa tarde pessoal, hoje vim aqui com uma duvida meio bizarra, eu tenho um canário que ja tem 1 ano e pouco, de uns tempos pra cá observei que ele so come e dorme,
ele desce pra comer bebe água normal, as vezes ate enquanto ta comendo eu vejo q ele para de comer pra cochilar, ontem fui onde fica meus pássaros e ele estava dormindo, e seus irmãos tudo cantando na maior altura e ele nem ai, enfim, queria saber se ele esta doente ou se isso pode se dizer que é "normal" algumas aves fazerem isso, outras informações que poderia dar é que as fezes estão normais, tudo padrão só este fato que esta me preocupando pois um amigo que é criador a muito tempo havia me dito que poderia ser peito seco, mas dai eu queria obter outras opiniões, pois ele fica bem agitado pulando pra la e pra cá mas quando não tem nem uma pessoa ele volta a dormir kkkkkk, qual o procedimento que devo tomar se for mesmo peito seco ? desde já agradeço a todos

Axel Brian
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Sub-Nick : RatãO
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: CANARIO DORMINHOCO

Mensagem por leticia_cristina em Qua Jul 02, 2014 5:21 pm

Olá, boa noite

Antes de chegar a uma determinada conclusão do que o seu canário possui, preciso que me responda algumas perguntas:

1- A mais ou menos quanto tempo você começou a notar essa sonolência excessiva?
2- Ele cochila exatamente o dia inteiro?
3- Ele fica com as penas eriçadas (arrepiadas)?
4- Para saber se ele está com peito seco, é simples, pegue-o na mão e se você perceber o osso do peito muito pontiagudo parecendo uma "faca", é provável que ele esteja com sintomas de peito seco. Nos informe o resultado.
5- Ele fica em gaiola separada ou em viveiro? 
6- Você mantém o local (gaiola ou viveiro) que ele fica sempre limpo, incluindo comedouros, bebedouros e poleiros?
7- Ele fica em contato com as próprias fezes?
8- Qual o tipo de alimentação que você fornece a seus alados?
9- Ele fica em contato com pássaros da rua (rolinha, paral etc)?
10- Recentemente ele passou por algum momento de estresse? Ele perdeu alguma parceira?
11- A quanto tempo ele vive com você?
12- Ele está com aparência de tristeza?
13- Você tem certeza de que ele está mesmo se alimentando ou ele apenas descasca as sementes e não ingere?

Para sabermos corretamente o que ele possui, é necessário que me responda todas as perguntas feitas acima, caso contrário não teremos como lhe ajudar de forma útil.

Atenciosamente.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 235

Ver perfil do usuário

Mensagem por Axel Brian em Qua Jul 02, 2014 6:34 pm

respondendo suas perguntas

R= 1) Comecei a notar no final de maio entrando em junho, mas no final de junho comecou a fiar mais frequentes

R= 2) Não exatamente o dia todo os horários que eu vi ele fazendo isso foi:9hs,14hs,17hs nesses horarios que eu estou em casa percebi q era só eu sai ele voltava a dormir como se eu nem tivesse ido la

R= 3)quando ele esta nesse estado, ele fica parecendo uma bolinha branca meio amarelada com a cabeça escondida, e quando ele ta acordado, as vezes ele fica do mesmo jeito, parecendo uma bolinha como se estivesse com frio

R= 4) eu peguei ele e pude sentir o osso como se fosse um V  bem pontudo mas sempre q eu encostava ele tentava me bicar

R= 5) gaiola

R= 6)sempre limpos, a gaiola eu forro sempre com jornal e 1 vez por semana eu tiro tudo pra lavar, bebedouros são limpos todos os dias pois eles comem e enchem o a água de farinha

R= 7) de uma certa forma ficam sim pois so as chocadeiras que possuem grades nos fundos, mas como eu troco os jornais a cada dois dias nem dei muita enfase pra isso

R= 8 ) comida eu dou a mistura pra canários pois ja vem com todos os grãos e facilita também, dou uma farinha caseira,
uma vez por semana dou maça, pepino e couve

R= 9) minha casa possui bastante pássaros de rua, mas ficam tudo em cima do telhado, eles nao chegam a ter contatos pois
minha varanda possui grades e eles ficam no telhado pois no chão tem cachorro

R= 10) nao a mesma rotina dele os outros tambem possuem, que é de manha tomar sol e quando nao ta frio eles tomam banho, em relacao a parceira, ele nunca teve pois como ele nasceu
em julho do ano passado ainda nao tava pronto pra acasalar

R= 11) ele vive comigo desde que nasceu, esse mes de julho ele faz 1 ano

R= 12) as vezes ele fica com um aspecto de que esta triste sim, desligado etc. E so volta a ter o aspecto esperto quando alguem passa perto

R= 13) nessa eu nao tenho como te responder com certeza pois todos os dias coloco ração e esta sempre vazia quase acabando o que pus no dia anterior e sempre vejo ele no comedouro

Axel Brian
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Qua Jul 02, 2014 7:22 pm

Algumas observações: sempre que for fornecer alguma verdura a seus alados, lave-as MUITO bem, pois alimentos mal lavados, também geram o peito seco. Quanto a gaiola que ele permanece sem a grade de proteção, (onde separa as fezes dos pássaros), quando ele estiver totalmente recuperado, aconselho a trocar o forro pelo menos 3 vezes na semana, pois não é nada bom deixar aves em contato com suas próprias fezes, por isso que sempre recomendo adquirir gaiolas que possuam grades de proteção. Além disso, como daqui alguns dias ele irá completar exatamente 1 ano, somente depois que ele já estiver recuperado, aconselho a adquirir uma companheira para ele não se sentir solitário e deprimido, pois a solidão e tristeza, também pode gerar o peito seco.

Sendo assim, pela sua resposta quanto ao osso do peito estar pontiagudo, parecendo uma "faca", acredito que ele esteja mesmo com peito seco, e em um estágio já bem avançado. Primeiramente gostaria que entendesse um pouco mais sobre o peito seco que é tão temido pelos criadores, pois o peito seco não é exatamente uma doença, mas sim uma consequência de vários fatores que causaram o então peito seco. Além disso, aves com sintomas de peito seco, costumam enganar muitos criadores, pelo motivo do criador sempre ter impressão de que o pássaro sempre está se alimentando bem, mas geralmente, aves com esse sintoma, se alimentam mais do que o normal, pois o peito seco "absorve" toda a reserva de gordura das aves, deixando-as assim com necessidade de se alimentar toda hora, dando a impressão de que ela está sempre com fome, então lembre-se de que ele só estará 100% curado quando o osso pontiagudo do peito (magreza severa), desaparecer. Outra coisa importante que você precisa saber, é que geralmente pássaros com peito seco, muitas vezes não conseguem se recuperar e acabam morrendo pelo tempo despercebido que o criador não conseguiu notar e se por acaso a ave conseguir superar, você terá que ter muita paciência, pois ela demorará meses para voltar no seu estado perfeito de saúde.

Tratamento: antes de tudo, primeiramente você deverá deixar esse canário em quarentena, ou seja, deixa-lo sozinho em uma determinada gaiola, pois o que ele possui pode ser contagioso e acabar transmitindo para os seus demais alados. Segundamente, se você perceber que ele não está tendo força suficiente para se equilibrar nos poleiros, faça o seguinte, retire todos os poleiros da gaiola e o deixe no chão dela, junto com o comedouro e o bebedouro, assim ele não terá que fazer muito esforço para se alimentar, evitando mais complicações. Feito isso, cubra a gaiola com uma toalha (não precisa enrolar toda a toalha na gaiola, somente cobrir) e deixe uma lâmpada de 60 watts próximo a ele, isso o aquecerá, pois quando eles ficam com as penas eriçadas (parecendo uma bola estufada), significa que eles estão sentindo frio, lembrando que a temperatura deve ser estabelecida de acordo com o seu bom senso, de qualquer forma, tome cuidado para não super aquece-lo. Desse modo, comece a administrar o seguinte medicamento: CIDEX - 10 (ANTIGO COCCIDEX) - Aarão, lembrando sempre de administra-lo conforme a bula. Se caso você não conseguir encontrar exatamente esse medicamento, administre esse: LABCON CLUB VITIL P.S, pois a composição é exatamente a mesma. 

Ah, mais uma coisa, se durante o tratamento ele ficar em contato com as fezes, não irá adianta fazer o tratamento, pois ele pegará a contaminação novamente pelas fezes...

Bom, de uma forma, tudo isso que eu citei, é importante para a recuperação do seu alado, cabe a você seguir as minhas recomendações ou não, já que acredito que você goste do seu pássaro, então creio que o ajudará a sobreviver. Todas essas minhas recomendações foram baseadas na minha própria experiência e nas pesquisas feitas, pois exatamente há um ano atrás, perdi um pássaro com os mesmos sintomas de peito seco.

Espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida volte a nos informar! Não esqueça de nos atualizar sobre a situação.

Atenciosamente.

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Axel Brian em Qua Jul 02, 2014 7:34 pm

Muito obrigado, me ajudou bastante, so mais uma coisa, essa lampada que voce disse é essas lampadas comum ou existe uma especifica para tratamentos de aves ?

Axel Brian
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Axel Brian em Qua Jul 02, 2014 7:38 pm

uma outra coisa é que um amigo do meu pai ele cria canario e outras aves e comentando sobre os sintomas, ele tambem falou que poderia ser mesmo peito seco, mas tambem disse que para o tratamento eu deveria dar esses medicamentos que voce mencionou, mas eu tambem deveria rancar o rabo do passaro pois diz ele que quando esta com peito seco ele fica com uma bolha de pus ( parecido espinha ) e eu teria que estourar, achei meio estranho e ao ler sua mensagem acabei lembrando, isso dai procede mesmo ?

Axel Brian
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Qua Jul 02, 2014 7:45 pm

Imagina, de nada!! Bom, ainda para estes casos, existem lâmpadas específicas que possuem vidro fosco para que o excesso de luminosidade não acabe por estressar as aves. Porém, não sei lhe dizer especificamente o nome dessas lâmpadas, pois só cheguei a usar a comum mesmo, mas se você procurar bem, talvez você encontre, mas acredito que o preço não seja muito acessível...

Quanto a sua outra dúvida, não, isso com certeza é mito! Peito seco não tem nenhuma relação com bolha de pus  Suspect e mesmo se isso viesse a acontecer, em hipótese alguma você deveria estourar essa bolha, pois poderia inflamar e tudo mais, o mais correto seria leva-lo até um veterinário especializado em aves. Porém como isso não tem nada haver com peito seco, fique tranquilo rsrs.

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:38 am

Conteúdo patrocinado