line breeding

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

line breeding

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Dom Dez 02, 2012 7:05 pm

O cruzamento em linha é uma ciência que até o presente tem sido adotada por uma minoria de criadores de canários . Na criação de quaisquer espécie as qualidades desejáveis somente podem ser transmitidas deu uma geração para outra por meio de um criterioso sistema de seleção e acasalamento de reprodutores .

Na criação de canários , além do canto , itens como tipo , tamanho , cor entre outras características devem ser considerados .

O objeto do cruzamento em linha ( line breeding ) é o de aproveitar plenamente o potencial genético das descendências , de modo a obter espécimes que melhor reproduzam as características existentes , independentemente de serem desejáveis ou não.Portanto , ao começar uma linhagem , o mais importante é dispor dos melhores exemplares possíveis que se possa adquirir e selecionar os filhotes visando a melhora das qualidades e eliminação de defeitos .

Cruzamento em linha significa usar a mesma linha de sangue de geração em geração , sem introduzir sangue novo . A introdução de sangue novo causa disturbios na linha de criação , surgindo variações indesejáveis , geralmente de caráter reverso . Cruzamento em linha , como ciência , só admite acasalamentos entre parentes , explorando as linhas de sangues até o limite da consanguinidade aceitável .

O criador que pretende criar em linha deve manter os dados de sua criação , ano após ano , registrando os acasalamentos , descendências e o resultado obtido.
O esquema de cruzamento que vemos a seguir tem sido empregado , durante muitos anos na arte de criação de canários roller , para aperfeiçoamento das qualidades canoras desses pássaros . É impossível criar uma linhagem sem o seu uso . Criadores interessados em obter uma linhagem própria devem de algum modo seguir esse esquema


A parte escura de cada círculo representa o sangeu do macho e a parte clara a da fêmea , durante quatro anos de criação , supondo que vivam esse tempo .

Será necessário iniciar com reprodutores novos para alcançar a maior percentagem em cada ramo de sangue , antes que se tornem velhos demais para reproduzir satisfatoriamente .

Acompanhando o esquema de acasalamento Adão ( 1) com Eva ( 2) teremos na nova família , no primeiro ano , círculo 3, todos os filhotes terão 50% do sangue de Adão e 50% do sangue de Eva .

O melhor macho deste grupo 3 acasalaremos com a mãe e a melhor fêmea ( uma ou mais ) com o pai , os quais produzirão respectivamente , no segundo ano , os pássaros do círculo 4, com 75% do sangeu do pai e 25% do sangue da mãe e os de circulo 5 com 25% do sangue do pai e 75% do sangue da mãe .

No circulo 4, teremos exemplares semelhantes ao pai e alguns tão bons quanto . já no círculo 5 , os exemplares terão características semelhantes a mãe , inclusive no que diz a respeito do canto , agora revelado , e este será o momento de se avaliar o mesmo . Os demais filhotes do grupo 3 devem ser descartados .

No terceiro ano , acasalando o melhor macho do grupo 5 de volta com sua mãe (2) obteremos filhotes (círculo 8 ) com 12,5% do sangeu do pai e 87,5% do sangue da mãe . Também neste mesmo ano , um macho do grupo 4 será acasalado com sua avó (2) , poderá ter filhotes com 38% do sangue de adão w 62% do sangue de eva , resultado não representado no esquema . do lado paterno , cruzando algumas femeas do criculo 4 com o pai (1) , obteremos filhotes (círculo 7) com 87,5 % de sangue paterno e 12,5% de sangue materno .

Neste mesmo terceiro ano , fazendo casais entre os grupos 4 e 5 , é possível voltar a ter filhotes com 50% do sangue de Adão e 50% do de /eva , representados no círculo 6. Desta vez , a mistura meio sangue é melhor em pureza do que a anterior ao grupo 3 , e já será possível observar alguns resultados positivos , seja no canto , surgindo notas novas , ou em outros aspectos que estejam sendo visados no cruzamento em linha.

Sem dúvida , os pássaros deste grupo 6 serão superiores aos do grupo 3, em virtude da maior concentração dos fatores genéticos , assim como os próximos 50%-50% resultantes do cruzamento entre os grupos 7 e 8 srão ainda melhores e assim sucessivamente .

Podemos seguir durante vários anos trabalhando o mesmo sangue , deixando para trás Adão e Eva e prosseguindo com as novas gerações , procedento o acasalamento do mesmo modo .

com esse artigo mostra-se aos criadores a bobagem que é renovar o plantel a cada ano , comprando pássaros excelentes , pos a cada vez que um novo pássaro é introduzido , o sangue dos filhotes é alterado e em pouco tempo , haverá uma mistura de muitos sangues de origens diferentes , resultando em pássaros de canto empobrecido e perda de outras qualidades .

Só para se ter uma idéia , ao acasalar um filhotes do primeiro ano que possuir 50% do sangue paterno com um passaro de outra linhagem , a prole terá apenas 25% do sangeu original e assim por diante .

Resumindo , existem quatro possibilidades nos cruzamentos consaguineos :

1- Na linha do pai , ou seja , filha com pai , neta com avô , para fixa o padrão do macho
2- na linha materna , de filho com mãe , neto com avó , para fixar as características maternas
3- Entre irmãos , linha do centro . Aconselhável somente quando os indivíduos saírem melhores que os pais e se queira fixar este novo padrão .
4- Entre as duas linhas de sangue , para se obter uma nova linhagem que reuna as qualidades do casal original .

Convém ter sempre em mente que o cruzamento em linha não faz milagres , acrescentando qualidades novas , mas apenas possibilita combinar e fixar as existentes . Em outras palavras o benefício para os criadores é o de tornar possível o uso de material hereditário existente , no sentido de produzir canários de melhor qualidades .

Só que tudo na vida tem efeito colateral . A consaguinidade é um assunto polêmico , inlcusive entre especialistas em genetica , havendo discordâncias quanto ao risco de prole defeituosa . Então chegamos a um paradigma : Qual o limite aceitável de consaguinidade ?

Na criação de canários pode se dizer que até aparecer nas descedencias , sem uma causa ambiental , sinais de debilidade , anomalias , aberrações , doenças como a cegueira (glaucoma) distrofia muscular , disturbios neurológicos e outras degenerações hereditárias ou até mesmo a deterioração do padrão , assim como , redução de penas nos intensos , surgimento de áreas calvas nos topetes , asas cruzadas ou caídas , etc ...

No caso de doença hereditária , quando apenas se manifestar nas femeas , afastar o macho da criação por este ser o portador . Se aparecer em ambos os sexos , não utilizar mais o casal que gerou esses exemplares defeituosos , por serem ambos portadores desse mal e eliminar os descendentes que tenham apresentado a anomalia . Nos outros casos, trocar o par de reprodutores , como nos duplos intensos, simplesmente acasalando-os com os nevados .

FONTE : ARTHUR G GRIFFITHS (JUIZ) PUBLICADO NA "ENCYCLOPEDIA OF CANARIES AND OTHER CAGE BIRDS

CRIADOURO GOUVEIA
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 18
Reputação : 5
Idade : 38
Data de inscrição : 25/11/2012
Localização : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: line breeding

Mensagem por Reryson Colares em Dom Dez 02, 2012 8:18 pm

Muito bom, ótimo artigo!


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: line breeding

Mensagem por Davi Hemerly em Qui Dez 06, 2012 3:14 pm

Show Sandro, obrigado por compartilhar conosco.
Cordialmente.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: line breeding

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:51 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum