Como utilizar o vermifugo para apenas 1 pássaro?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como utilizar o vermifugo para apenas 1 pássaro?

Mensagem por thaiscarvalho.s em Ter Maio 13, 2014 9:13 am

Bom dia, pessoal!
Primeiramente me apresentando, porque sou nova aqui.
Tenho uma calopsita macho e agora uma jandaia apareceu perdida aqui.

Bom, essa jandaia que apareceu aqui perdida e morrendo de fome e sede, demos água e comida, mas eu desconfio de que talvez esteja doente
porque as fezes estão meio estranhas.
Comprei o Vermifugo para dar mas a bula só fala de quantidade para vários pássaros...Quero saber para apenas 1 pássaro (a jandaia), qual
a quantidade de gotas a se colocar num potinho de água (bebedouro de alumínio,tipo copinho)?

Por favor, quem souber, me ajuda!

thaiscarvalho.s
Criador novato
Criador novato

Feminino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Como utilizar o vermifugo para apenas 1 pássaro?

Mensagem por Gil Vieira em Ter Maio 13, 2014 9:47 am

Oi Thais ,
Isso devia vir na bula :
• Pássaros pequenos - 4 a 5 gotas de produto, em bebedouro de 50 ml.
• Pássaros maiores – 10 gotas de produto, em bebedouros de 100 ml.
→Durante 3 dias consecutivos, durante o tratamento, oferecer aos pássaros somente a água medicada.
→Tratamento coletivo – 1 colher de café (2,4 ml) para cada litro de água de bebida, distribuindo-a de maneira uniforme a todos os pássaros.

Após o uso do vermifugo , aconselho dar algum fortificante para a ave ficar mais forte e saudável , por exemplo o Vitagold , Labcon Club Revitalizante dentre outros . Abç =D

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Reputação : 447

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Ter Maio 13, 2014 12:15 pm

Olá Thais,

Antes de começar administrar qualquer medicamento, temos que ter certeza se é isso mesmo que ela possui. Para isso é necessário que me responda algumas perguntas:

1- Que tipo de alimentação você está fornecendo a ela?
2- A alimentação essencial de qualquer ave são as sementes, portanto se ela estiver mesmo com vermes, os principais sintomas são: as fezes podem ficar mais moles e/ou com grãos de sementes não digerida, a ave fica com manias estranhas como, comer as próprias fezes, perda de peso muito rápido, a ave come bastante mas não engorda etc. Sendo assim, ela possui algum desses sintomas?
3- Ela permanece com as penas eriçadas (arrepiadas)?
4- Ela está sonolenta e abatida?
5- Ela parece severamente magra com o osso do peito muito a mostra parecendo uma "faca"?

Faço questão de lembrar que o vermifugo possui o costume de deixar ave debilitada, e se a sua já está debilitada não recomendo a administração desse medicamento, pois poderá leva-la a morte. A sua administração só é recomendada quando a ave está em perfeitas condições de saúde.

Estarei aguardando pelas respostas..

Atenciosamente

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 235

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gil Vieira em Ter Maio 13, 2014 12:21 pm

Leh , a Jandaia apareceu pra ela agora .. ou seja , ela não sabe o que a ave comia nem por onde andava . O Vermifugo não fará tanto mal assim , ele apenas deixará a ave um pouco fraca .. por isso indiquei o fortificante .

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Ter Maio 13, 2014 12:32 pm

Entendo Gil, mas já ouvi casos em que a administração do vermifugo deixou a ave tão debilitada que ela quase chegou a morrer. Além disso, se ela estiver mesmo com vermes, provavelmente estará apresentando os sintomas que citei acima.. Caso contrário, não vejo necessidade da sua administração a não ser se ela estiver severamente magra podemos indicar somente um complexo vitamínico.

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 235

Ver perfil do usuário

Mensagem por thaiscarvalho.s em Ter Maio 13, 2014 9:46 pm

Obrigada, pessoal!
Me desculpem a demora em responder, estive fora durante o dia.
Então, respondendo...

1- Que tipo de alimentação você está fornecendo a ela?
Bom, como aqui em casa tem semente de girassol, estou dando essas sementes (sei que em excesso não é bom, por isso vou procurar saber qual semente jandaia come). E banana e maçã, que ele está adorando comer.

2- A alimentação essencial de qualquer ave são as sementes, portanto se ela estiver mesmo com vermes, os principais sintomas são: as fezes podem ficar mais moles e/ou com grãos de sementes não digerida, a ave fica com manias estranhas como, comer as próprias fezes, perda de peso muito rápido, a ave come bastante mas não engorda etc. Sendo assim, ela possui algum desses sintomas?
Não tem comido as próprias fezes, ainda bem! Mas aparenta ter muita fome, vive comendo, só de me ver com a banana, a maçã ou o girassol fica doidinho.

3- Ela permanece com as penas eriçadas (arrepiadas)?
Acho que não, mas vou reparar melhor.

4- Ela está sonolenta e abatida?
As vezes fica quieto, as vezes fica piando normalmente quando ouve outros pássaros voando...Parece ser ativo, está sempre descendo e subindo pela gaiola pra comer e tal.

5- Ela parece severamente magra com o osso do peito muito a mostra parecendo uma "faca"?
É isso que me deixa preocupada, porque eu tenho uma leve impressão de que talvez ele esteja com essa "faca" no peito (seria o "peito seco", né?). Meu pai acha que não, mas fiquei desconfiada. Não é perceptível quando ele tá normal, só depois de tomar banho que eu fico com essa suspeita.

Muito obrigada mesmo pela atenção e ajuda de vocês!! Very Happy

thaiscarvalho.s
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por thaiscarvalho.s em Qua Maio 14, 2014 6:43 am

Ah, esqueci de falar mais sobre o aspecto das fezes. São grandes, astante líquidas e é tipo "fio" verde enrolado. Diferente das fezes da minha calopsita...:\

thaiscarvalho.s
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gil Vieira em Qua Maio 14, 2014 9:17 am

Thais , dê sementes como alpiste , painço e girassol pra ela .. Os Jandaias adoram sementes e irá ajudar a deixar as fezes mais '' duras '' . Fora isso , as fezes estão normais já que você disse que estava a alimentando com frutas e só girassol . A água é como se fosse o ''xixi'' já que não existe um aparelho próprio para a excreção dele nas aves , então se elas estiverem comendo alimentos muito líquidos ou bebendo muita água é normal ficar assim . E sobre essa faca no peito .. bem , se a ave estiver muito magra é normal que fique com essa '' faca '' o problema é o por que dela estar tão magra .. pode ser por causa de alguma doença ou só por falta de alimento mesmo . Tenho certeza que com seus cuidados ela irá melhorar em breve ! abç .

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por thaiscarvalho.s em Qua Maio 14, 2014 6:04 pm

Entendi, Gil...tenho alpiste e painço aqui, mas achei que por serem sementes pequenas talvez ele não comesse. Vou ofecerer pra ver se ele aceita Smile

Realmente, pode ser que as fezes sejam assim líquidas porque bebe muita água e tal. Ele não é magro, não, sabe? E tem o pêlo muito bonito, brilhoso...Mas por enquanto é melhor eu não deixar ele solto perto da minha calopsita, né? Até esperar mais tempo e eu ter certeza que a jandaia não está doente...

Mais uma vez, muito obrigada! Very Happy

thaiscarvalho.s
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gil Vieira em Qua Maio 14, 2014 6:58 pm

Sim , é bom esperar mais tempo .. pretende ficar com ela ? Se pretende .. tenha muito cuidado com o IBAMA .. se eles verem a sua ave e sem a documentação certa podem apreender . E creio que depois você possa junta-la com a calopsita mas preste atenção .. as calopsitas geralmente são bem calmas em relação a outros pássaros mas não sei se as Jandaias são assim .. então qualquer sinal de briga , separe eles . E o brilho geralmente é sinal de saúde rs , espero que nesse caso seja mesmo ! abç .

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:53 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: