Formigas no ninho de calopsita (URGENTE)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Formigas no ninho de calopsita (URGENTE)

Mensagem por Vinicius Fabri em Sab Maio 03, 2014 11:05 pm

Bom, tenho uma familia de calopsita dentro de um viveiro e elas deram cria. Pois bem, o primeiro filhote nasceu hoje (pelo menos vi hoje a tarde) e o próxio já ta piando dentro do ovo.
Agora a noite fui dar uma olhada final no viveiro antes de ir dormir e percebi que o pai e a mãe estavam para fora do ninho. Entro no viveiro, abro o ninho e me espanto com o filhote sendo literalmente comido (?) vivo pelas formigas. Não dava nem pra ver o filhote. Pois bem, pego o filhote e vou tirando formiga por formiga dele e limpo ele. Agora estou aqui, com 4 ovos, 1 deles tendo um filhote prestes a nascer dentro, e um filhote machucado que não sei se vai sobreviver. O detalhe é que os ovos estão frios e o filhote está com papo vazio, então a mãe e o pai devem ter abandonado a cria.

Socorro, não sei o que fazer!
Outra coisa, que começou na cria anterior, é que tem uns insetinhos BEM pequenos no ninho todo, mas não parecia fazer nenhum mal então nem me importei muito. A cria anterior a essa todos sobreviveram e estão bem hoje.

Peço ajuda a vocês sobre o que fazer, como tirar essas formigas do ninho, se deixo a serragem ou não. Socorro.
Procurei no google e em todos os lugares imagináveis e parece que ninguém teve o meu problema :/

Vinicius Fabri
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Formigas no ninho de calopsita (URGENTE)

Mensagem por Julia em Dom Maio 04, 2014 12:06 pm

Olá Vinicius,

Os filhotes tem quantos dias? Você pode tirar os filhotes do ninho, passar um inseticida a base de água, ou limpar manualmente mesmo. Ao redor do viveiro também é importante limpar, passe um inseticida ou o Kilol ao redor do viveiro. Kilol também pode ser aplicado no ninho sem a presença dos filhotes, para mais informações Kilol-Detalhes.

Atenciosamente.

''Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por
dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível.''

Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 238

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vinicius Fabri em Dom Maio 04, 2014 12:10 pm

Julia, obrigado pela resposta. Eu tirei o ninho, joguei a serragem fora e esquentei o ninho no forno pra matar qualquer coisa que estivesse lá dentro. Deixeis esfriar e coloquei o filhote e os outros quatro ovos dentro e deixei pela noite.
O filhote era recém nascido (nasceu ontem) e infelizmente não sobreviveu. O ovo que estava piando parou de piar, acho que ele também, infelizmente, morreu. O casal não entrou no ninho, mas eu vi que o pai colocava a cabeça dentro do ninho, ficava olhando por uns segundos e em seguida bicava a mãe. Infelizmente acho que essa ninhada não vai pra frente :/
Vou tirar o ninho do viveiro daqui uns dois dias, pra ter certeza que eles não vão voltar mesmo, e deixar sem por um tempo.

Abraços.

Vinicius Fabri
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Julia em Seg Maio 05, 2014 12:53 pm

Olá Vinicius,

Este ovo que estava piando, talvez já era hora de eclodir. Fez bem em ter jogado a serragem fora, alguns insetos podem se proliferar. Se os pais não alimentam o filhote você mesmo pode alimentar com papinha, alguns pássaros não gostam de inspeções no ninho e por isso largam os filhotes e o ninho.

Atenciosamente.

''Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por
dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível.''

Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Reputação : 238

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Seg Maio 05, 2014 8:18 pm

Como voce ja disse, provavelmente essa ninhada não vai vingar.. Os pais abandonaram o ninho quando viram a presença de formigas (provavelmente deve ter incomodado os pais picando eles e eles se sentiram ameaçados).

O que voce pode fazer é retirar o ninho, jogar os ovos fora e esperar até da o periodo de descanso (2 à 3 meses). Nesse meio tempo procure onde esta o formigueiro e aplique veneno nele, alem de trocar a gaiola de lugar.

Equilibrio entre homem e animal existe!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Ao sanar sua duvida, por favor clicar no botão Resolvido do tópico ^^

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Reputação : 264

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vinicius Fabri em Seg Maio 05, 2014 9:19 pm

É, não vingou. O ovinho parou de piar e, olhando os ovos contra a luz, dá pra ver o perfil dos filhotes no ovo, mas sem pulsação. Infelizmente, morreram. Sobre eles não gostarem de inspeções no ninho, na ninhada anterior eu inspecionava todo santo dia (primeira ninhada, sem experiência, não tinha serragem e tinha q limpa quase sempre por causa das fezes) e não abandonaram o ovo. Agora, nessa segunda, que coloco no viveiro, chocaram certinho, não olhava dentro do ninho, somente nos dias "previstos" pra nascerem.
Realmente acho que foram as formigas que expulsaram, porque na tarde o pai estava chocando certinho. Daí a noite tá todo mundo pra fora, pego o ninho e vejo o filhote coberto por formigas.
Sobre alimentar com papinha os filhotes, sem condições. Eu saio de casa 6h30m da manhã e chego 18:30 à noite e os recém nascidos não conseguem passar 12h sem comer.
E jogar veneno no formigueiro também é meio difícil, porque tem formiga na casa inteira (teria que detetizar) e é um lugar aberto, num viveiro.

Enfim, agradeço a ajuda de todos. Abraços.

Vinicius Fabri
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Qua Maio 07, 2014 2:20 pm

Vinicius, tem venenos que voce coloca no chão, perto do caminho que elas fazem normalmente. Elas mesmas levam pro formigueiro esse veneno e la ele se deteriora e mata todo o formigueiro.

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vinicius Fabri em Qua Maio 07, 2014 5:33 pm

Jezebel, mas se os calopsitas comerem, não vai fazer mal?

Vinicius Fabri
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Sex Maio 09, 2014 7:12 pm

Claro que voce não vai colocar na gaiola ta, pelo amor de Deus. Calopsitas são muito curiosas e bicam tudo o que veem pela frente rsrs
Pode causar problema sim se a ave ingerir esse veneno, mas basta deixar as aves presas e colocar esse veneno no chão. Pra dar um resultado melhor ainda misture com um pouco de açúcar misturado ao veneno que elas vem quase na hora. Geralmente esse tipo de formiga aparece muito em cima da pia, onde tem alimento ou restos deles.

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vinicius Fabri em Sex Maio 09, 2014 11:25 pm

Então, o problema é que não dá pra por no chão, porque elas tem acesso ao chão. Como é uma área aberta, ao ar livre, fica bem difícil ter uma ideia de onde as formigas estão vindo. Segue uma imagem do viveiro quando ainda faltava por todos os puleiros (tinha uns de teste, pra ve como iam ser colocados) e tela nas portas, além de outros detalhes.

A seção das calopsitas tem aproximadamente 1,3(C)x1,8(L)x1,8(A)m, com o viveiro tendo tamanho total de 3,2(C)x1,8(L)x1,8(A)m. Daí, se eu por em algum lugar me volta do viveiro e chover, o veneno pode escorrer pra dentro do viveiro e a curiosidade matar a calopsita.

Vinicius Fabri
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Ter Maio 20, 2014 4:29 pm

Uma dica que eu te dou então é encontrar o formigueiro ou pelo menos o caminho que elas fazem fora do viveiro.

Na maioria das vezes essas formiguinhas vem de um unico formigueiro, então se sua pia da cozinha também for atacada, pode colocar o veneno la e esperar o resultado. Caso só suma de um local, deve procurar o caminho que elas fazem até encontrar um ponto onde apenas as formigas vão ter acesso. Se for o caso, fique "de guarda" até elas levarem boa parte do veneno pro formigueiro, depois limpe bem o restante e aguarde o resultado.

Eu tive problemas com formigas invadindo a comida das minhas aves, mas descobri o local do formigueiro e coloquei veneno nele. Nunca mais apareceram.

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vinicius Fabri em Ter Maio 20, 2014 5:33 pm

Jezebel, vou fazer isso quando colocar o ninho novamente.
Só tem uma coisa que me incomoda: eu nunca tinha visto dessas formigas (das que picam doído, as lava-pé) aqui em casa. Sempre é aquelas que vão direto pro açucar, que não fazem nada. E não tinha uma trilha de formiga na parede nem nada, elas estavam "acumuladas" em baixo da divisória do ninho (que não deixa os ovos irem pra perto da porta), como se tivessem montando um novo formigueiro.
Nunca mais vi dessas formigas aqui em casa, essa foi a única ocasião . A comida nem as fezes das aves não juntam nenhum inseto, o que acho particulamente estranho, mas não reclamo.

Enfim, muito obrigado pela ajuda e pelas dicas. se eu ver essas formigas denovo, pode ter certeza que vou por veneno.

Abraços.

Vinicius Fabri
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Ter Maio 20, 2014 6:13 pm

Voce nao tinha mencionado ser a Lava-Pé @_@
Qual estado voce mora?

Pode ser que tenha formigueiro de lava-pé próximo a sua casa ou até mesmo dentro dela.. Tente dedetizar sua casa com uma empresa especializada nisso ou veja se encontra algum formiguei grande..

Na minha casa meu problema são com formigas vermelhas, uma de médio porte e bem avermelhadas, mas como tenho quintal, já imaginava que teria problema, então comprei um veneno para formigas desse tipo. Ele tem formato de folhas verdes e voce coloca na "boca" do formiguei para que elas levem para dentro do formigueiro. No meu caso não demorou muito para elas levarem tudo, mas fiquei de guarda por causa dos meus cachorros.

Agora Lava-Pé tem que ver como que mata de forma que não prejudique as aves.. Procure uma casa de ração e fale sua situação para um vendedor. Provavelmente ele vai te mostrar algum veneno para essa finalidade.

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por juninhoGomes em Ter Maio 20, 2014 6:22 pm

Vinícios parabens pelo viveiro achei incrivel , quanto custou para vc fazer ele ???

juninhoGomes
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vinicius Fabri em Ter Maio 20, 2014 7:44 pm

Jezebel, realmente, depois de uma pesquisa, não é lava pé não '-'
É só a vermelha mesmo. Mas nunca tinha visto elas em casa não.

Juninho, isso vai depender de estado pra estado, principalmente pela madeira.
Foram 80 metros +- de caibro 5x5 emparelhado, que foram cortados, envernizado e montados.
Daí vem a tela, que também é carinha e a telha.
Comedouros, etc. Tudo isso tem que entrar na conta.
E se você não tiver equipamento, como serra (usei uma tico-tico, seria melhor uma esquadria), furadeira, parafusadeira, lixadeira (lixar na mão pra enverniza ninguém merece), grampeador (pra por a tela), etc.
Detalhe que deve ter lojas que alugam as ferramentas elétricas, então não precisa comprar.
Os galhos eu peguei na rua mesmo, tomando cuidado com a espessura pra cada tipo de pássaro.
No total deve ter ficado uns mil ou mil e quinhentos no total, incluindo a serra tico tico que tive que comprar (uns 300 reais). Com certeza podia sair mais barato, com mais pesquisa e etc, maaas...
Depois posto uma foto de como ficou hoje, já com os poleiros e as aves.

Abraços.

Vinicius Fabri
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Ter Maio 20, 2014 7:57 pm

olá vinicius li todo o topico, e fiquei com dó da ninhada das calopsitas, coitadas + boa sorte nas outras ninhadas q virão, gostei muito do viveiro ficou muito bonito mesmo. estou começando com a criação de calopsitas e estou gostando muito.

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino
Reputação : 225

Ver perfil do usuário

Mensagem por joao pauperio em Ter Maio 20, 2014 8:39 pm

Amigo o que tu podes fazer e arrumar uns estrados para colocar no chão, ou ate se tiveres uma boa capacidade financeira mandar fazer um chão falso... ai tudo se resolve n iras ter problema nenhum com o veneno...

joao pauperio
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:11 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: