Alimentando filhotes de 1 mês que foram machucados pelos pais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alimentando filhotes de 1 mês que foram machucados pelos pais

Mensagem por Cristiane Rajão em Ter Abr 29, 2014 8:41 am

O meu casal deu cria e cuidou muito bem dos filhotinhos até semana passada, mas na quinta notamos que o macho estava agredindo os filhotes e arrancando todas as penas das cabecinhas deles.
Imediatamente, separamos o macho mas para nossa surpresa no dia seguinte a fêmea começou a fazer a mesma coisa.
Não teve outro jeito e precisamos separá-los. Nunca alimentei pássaros e fui buscar no youtube vídeos que me ensinassem essa tarefa. Estou utilizando uma sonda uretral nº 8 presa na seringa !
Até quinta, os pais os estavam alimentando normalmente e escutávamos eles pedindo comida e sendo alimentados.
Estou fazendo a papinha da ALCON de 8 em 8h e 10 ml. É isso mesmo ? Eles não sentem prazer na papinha, comem sempre a força. O mais fortinho até belisca alguma coisa na gaiola (jiló, couve, milharina, farinhada)...mas o mais novinho não tenta ainda.
Quando pego para dar a papinha, noto que o papo está bem vazio e ao final vejo que ficou cheinho !
Estou fazendo certo ? É essa quantidade mesmo ? Por que eles não aceitam de bom grado a papinha, somente a força ? Eles não emitem nenhum som durante o tempo que estou colocando a seringa. Vi nos vídeos do Youtube que os filhotes emitem um som e quando vêem a seringa ficam pedindo comida, os meus não tem nenhuma reação nem para pedir e nem quando estão sendo alimentados.
Mas estão espertinhos e hoje peguei o mais velhinho no poleiro ! O mais novinho é mais quietinho, mas já está saindo sozinho do ninho também !
Muito Obrigada !

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 

Cristiane Rajão
Criador novato
Criador novato

Feminino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Alimentando filhotes de 1 mês que foram machucados pelos pais

Mensagem por Cissa Sousa em Ter Abr 29, 2014 10:50 am

Cristiane é normal filhotes criados pelos pais rejeitarem de inicio a papinha,fiz esse teste com os meus para deixa-los menos ariscos com humanos e não deu outra,eles esnobaram a papinha,apenas um filhote aceitou um pouquinho e era sempre assim,só comiam o minimo possível,mais como não eram rejeitados preferi deixar totalmente por conta dos pais.O que acontece é que quanto mais novos,mais fáceis de aceitar a papinha.Os pais estão rejeitando eles por que muito provável estarem querendo iniciar nova reprodução o que também não é aconselhável, pois precisam de um tempo de descanso para se recuperarem e só assim reproduzir de novo...Você está correta em relação á quantidade,eu só diminuiria um pouco as horas em que você da a papinha,para de 5 em 5 horas por uns dias e passado mais ou menos uma semana encurtaria o horário de novo,8 horas por serem ainda pequenos me parece um intervalo grande de mais..No inicio vai ser mesmo difícil,com o tempo acredito que acostumem com a papinha..Esse artigo tem a tabela bem explicada:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino
Sub-Nick : Cissa
Quantos pássaros você cria? : 7
Reputação : 447

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cristiane Rajão em Ter Abr 29, 2014 1:30 pm

Cissa, muito obrigada ! Vou alterar o intervalo ! A menina que trabalha lá em casa me ligou às 10h e disse que eles estavam pedindo comida, falei para não dar pois tinha lido que se eu desse comida demais podia estourar o papo deles. Dali a pouco, ela me ligou e disse que o menor estava beliscando a mistura (só que essa não tem girassol, pois achei muito grande para eles).
Vou diminuir para 5 horas, eles comeram às 13h e darei novamente às 18h e às 23h.
Quanto aos pais, foi isso mesmo...No sábado já estavam namorando novamente ! Não vamos colocar o ninho ! Jogaremos fora os ovinhos !

Cristiane Rajão
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Ter Abr 29, 2014 2:52 pm

Faça isso mesmo Cristiane,e boa sorte com os filhotinhos..Poste notícias da evolução deles..

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cristiane Rajão em Sex Maio 02, 2014 11:15 pm

Oi Cissa, tenho verificado que elas tem bicado os potinhos de comida! Já os vi comendo milharina, farinhada e a ração estrusada. Tenho feito o esquema de 10ml de 5 em 5 h como você sugeriu. Hoje pela manhã perdi a hora e fiquei 7 horas sem alimentá-los e eles já estavam fora do ninho e comendo as comidinhas com vontade. Mudo o esquema de horário ou continuo. Notei que depois da sua dica o menor conseguiu ficar mais fortinho. Novidade: estão voando. Beijos e obrigada

Cristiane Rajão
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Sab Maio 03, 2014 1:10 pm

Eles já estão com quantos dias? A partir de 30 dias eles já começam a experimentar as sementes,eu acredito que com essa idade você já pode ir diminuindo aos poucos a papinha,primeiro de 8 em 8 horas e mais pra frente de 12 em 12 horas,mais para diminuir até de 12 em 12 é bom você se certificar que eles já estão comendo pelo menos um pouco de outra alimentação que não seja a papinha..

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cristiane Rajão em Seg Maio 05, 2014 8:10 am

Oi Cissa, estou com muita dúvida quanto essa questão da alimentação. Morrendo de medo de pecar por excesso ou por falta.
Os dois estão bicando e muito os potinhos de ração, normalmente na hora que vou pegá-los para dar a papinha eles estão comendo e também já aconteceu de no mesmo instante que os devolvi para a gaiola eles foram bicar a ração.
Ontem, notei que até o menorzinho já está descascando as sementes. Só o girassol que não, mas eu tenho colocado ele quebrado ao meio para facilitar.
O medo que eu tenho é que com eles se alimentando e eu colocando pra dentro deles + 10 ml de papinha se eu não corro o risco de fazer mal a eles.
Mas por outro lado, como saber se eles estão suficientemente alimentados somente por conta própria ?
Eles estão comento mistura de sementes para calops, ração extrusada e farinhada.
Já estão voando e até precisamos cortar a asa delas nesse final de semana. Por causa de termos que alimentá-las , estão sendo muito manipuladas e até em cima da geladeira já tinham ido parar. Estava com medo de fugirem.
Mil perdões pela insistência, mas a minha falta de conhecimento me deixa assustada e preocupada.
Tem algum lugar que eu posso lhe mandar fotos delas ?
Beijos e obrigada

Cristiane Rajão
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Seg Maio 05, 2014 11:06 am

Pode postar foto aqui no tópico mesmo.Se eles já estão comendo sementes o ideal é você diminuir mesmo as vezes da papinha,mesmo. Se estivessem sendo criados pelos pais,eles também fariam isso de modo á estimular o filhote a se alimentar sozinho..Eu estou com um filhote de 35 dias,já notei que os pais diminuíram bastante as vezes da papinha,mais fico de olho pra saber se ainda estão dando ou se o filhote já está aprendendo á comer sozinho.No caso dos seus os irmãos ensinam os mais novos á comerem,só tente colocar coisas fáceis de comer,sementes menores, farinhada o que você já mencionou está fazendo..Você pode começar a olhar o papinho deles,ou a vasilha de comida pra saber se estão se alimentando bem,se tiverem vai diminuindo as vezes da papinha de modo que eles fiquem menos dependentes dela,e assim acostumem a comerem sozinhos..Vou postar o vídeo de como postar foto no fórum..

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Seg Maio 05, 2014 11:11 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Seg Maio 05, 2014 8:34 pm

Eu tive problema com ave muito dependente de papinha.. Com mais de 3 meses e ela não comia tanto sozinha e ficava com fome a ponto de pular em mim pra pegar a papinha @_@ Pois é Cissa, a Helena me deu trabalho (e ainda da kkk).
Como os seus já começaram a beliscar as sementes e a ração já pode diminuir a papinha ou não precisa colocar na seringa.. Deixe um potinho aquecido (não muito quente) e veja o que eles fazem. Eu ensinei a minha Helena a comer assim. Colocava o potinho com papinha feita e ela comia sozinha (emitia até o som de quando pedem comida pros pais) e depois ia pra farinhada. Tive também a ajuda do meu macho mais velho que estranhou o comportamento dela (ela pedia comida pra ele e ele saia de perto na hora) e começou a ensinar ela a comer. Depois que comprei ela, só demorou 3 semanas pra ela parar de comer papinha, mas nunca rejeitou como dizem que fazem.. Até hoje se eu chegar com a seringa perto dela ela gruda na ponta dela e emite o som de quando esta pedindo comida @_@ Voce tem sorte amigo rsrss

Equilibrio entre homem e animal existe!
Ao sanar sua duvida, por favor clicar no botão Resolvido do tópico ^^

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Reputação : 264

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cristiane Rajão em Ter Maio 06, 2014 7:38 am

Estou no trabalho e aqui não consigo ver vídeos ! Mas quando chegar em casa irei aprender e postarei as fotos !
Na verdade, o meu medo é que não consigo mensurar o quanto é o ideal deles comerem. Mas na maioria das vezes que olho a gaiola, eles estão comendo e sempre vejo a quantidade diminuindo nos potinhos.
Ontem, só demos a papinha 2 vezes. Eles ODEIAM a papinha, se debatem MUITO...parece que estamos torturando eles...risos...
O legal disso é que eles estão comendo TUDO que coloco na gaiola: farinhada, extrusada normal, extrusada Eco Club, milharina, mistura....Acho que eles irão acostumar a comer de TUDO e acho isso ótimo pois os pais só comem mistura mesmo quando só deixamos as outras coisas. Eles simplesmente, não comem !!!! E ainda separam o girassol e quando acabam os girassóis ficam gritando igual a dois doidinhos !
Muito obrigada pelas dicas ! Acho que muito em breve, eles estarão livres da tal seringa !

Cristiane Rajão
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Qua Maio 07, 2014 4:58 pm

Cristiane, só pelo fato deles estarem preferindo as outras comidas ao inves da papinha com essa idade que voce relatou, já é um grande progresso ^^
É normal mesmo que eles rejeitem as seringas por que não estão acostumados com isso..
Com relação a quantidade, voce pode ir dando só pra complementar agora. Vai chegar uma hora que voce só vai dar uma vez por semana e depois vai parar..

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cristiane Rajão em Qui Maio 08, 2014 7:05 am

Bom dia amigos ! Parei com a papinha, não sei se fiz o certo. Mas estava sendo um sufoco alimentá-los pois se debatiam muito, eu precisava embrulhá-los em um pano e só deixava a cabecinha de fora. Eles faziam tanta força, que conseguiam sair. Estava com muito medo de machucá-los.
Tenho observado e TODA vez que chego perto eles estão comendo e já estão seletivos. A farinhada e a estrusada estão ficando de lado, querem sementes mesmo ! E estão mandando ver ! Ontem, vi que estão bebendo água ! O meu viveiro é meio grandinho e eles já andam por ele todo.
Agi certo ? Ou devo continuar insistindo com a papinha, mesmo tendo riscos de machucá-los ?

Cristiane Rajão
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Sex Maio 09, 2014 6:35 pm

Cristiane, só volte a dar a papinha se voce ver que eles nao estao se alimentando ou dando como um reforço. Menos de 3mLs já são o bastante se eles nao estiverem se alimentando.

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por kayronaraujo@ig.com.br em Sab Maio 24, 2014 4:10 pm

Olá estou com grande duvida também a respeito estou com um casal com 35 a 40 dias quando vou dar a papinha vejo que eles ficam de batendo como a nossa amiga Cristiane comentou que os delas também os meu tenho 2 casais um casal ja tem um ano e esse outro acabei de de adquirir e crio os meus soltos só coloco eles na gaiola na hora de dormir por volta da 18hs, estou dano a papinha de 5 e 5 hs 10ml devo corta a a papinha pra vê se eles pegam a ração?

kayronaraujo@ig.com.br
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Qui Maio 29, 2014 6:21 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Olá estou com grande duvida também a respeito estou com um casal com 35 a 40 dias quando vou dar a papinha vejo que eles ficam de batendo como a nossa amiga Cristiane comentou que os delas também os meu tenho 2 casais um casal ja tem um ano e esse outro acabei de de adquirir e crio os meus soltos só coloco eles na gaiola na hora de dormir por volta da 18hs, estou dano a papinha de 5 e 5 hs 10ml devo corta a  a papinha pra vê se eles pegam a ração?

Por favor não use o tópico de outros usuários para tirar suas duvidas. Crie um onde possamos tirar suas devidas duvidas.

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário