Filhote ferido no ninho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Filhote ferido no ninho

Mensagem por Chulapa em Sab Abr 19, 2014 6:40 pm

Pessoal, meus mandarins tavam com uma ninhada de 5, e reparei que do nada q mae estava bicando o filhote mais velho e estava sangrando. Acho que pode ter sido a unha dos pais sem querer.Retirei ele , passei alcool e esta sendo alimentado na papa. Alguem ja passou por isso? Preciso dar algo a mais alem da papa da Alcon? O filhote esta numa cumbuca envolvido com papel lenco e coloquei algodao mas to achando que algodao pode grudar. Alguem tem alguma dica?

Chulapa
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Re: Filhote ferido no ninho

Mensagem por Celia Maria Cayres em Sab Abr 19, 2014 9:11 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Amigo,

1) Observe se a fêmea, está querendo fazer ninho, se estiver arrancando penas do filhote, será para confeccionar o novo ninho.

2) Quantos dias de nascido tem os filhotes ?

3) Os pais, continuam tratando dos filhotes ?

4) Esse filhote, que está machucado em que local do corpo ?

5) Já estava saindo do ninho ?

6) Para o ferimento do filhote, não passe álcool, lave o local com água e com 05 gotas de vinagre, seque e passe uma pomada Nebacetin para ajudar a cicatrização ou a pomada Ganadol, que é anti-infecciosa e cicatrizante.

7) Já tentou devolver o filhote para os pais tratarem ?

Se os pais, estiverem recusando tratar desse filhote ferido, continue dando a papinha da Alcon, várias vezes ao dia, assim evitará, que ele perca a gordura e emagreça rápido demais, podendo ocasionar  a morte.

9) Não esquecer de dar algumas gotinhas de água para hidrata-lo, use a seringá apropriada para filhotes.

Espero, ter ajudado, mas qualquer dúvida é só perguntar, ok ?

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Mensagem por Chulapa em Dom Abr 20, 2014 10:31 am

Celia,
Os filhotes tem cerca de 1 semana e ainda sem penas. O filhote ferido ta com 8 dias e eh o mais velho. Eu acho q o pai pode ter arranhado sem querer com a unha ao sair do ninho e aberto a ferida. Era na cabeca. Ministrei alcool iodado e cicatrizou.
O drama eh que estava saindo pra viajar qdo vi sangue no bebedouro e percebi toda a situacao. Acho q se nao tirasse de junto dos outros era possivel perder toda a ninhada por akguma infeccao.Nao tive escolha e trouxe o filhote comigo na viagem e estou dando a papa. Ate agora ele tah sobrevivendo mas acho q a noite fica com bastante frio. Arranjei um pote de isopor redondo peq e forrei com papel soft que parece mais quente.

Chulapa
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Dom Abr 20, 2014 10:50 am

Tente cobrir ele durante dia e noite com uma meia ajuda a aquecer em casos de emergência e cubra o pote com uma tampa e deixe um espaço para entrar ar.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por Chulapa em Sex Abr 25, 2014 4:43 pm

Só para atualizar esse topico e partilhar a experiencia com os demais, as feridas desse filhote cicatrizaram bem com o alcool iodado. Para minha surpresa, qdo cheguei de viagem encontrei mais 1 filhote ferido no ninho e retirei ele tbem. Percebi que quem estava bicando era a mae e resolvi deixar os 3 filhotes restantes com o pai apenas. Haviam 3 ovos no ninho junto dos 4 filhotes.

Para minha surpresa, quando voltei para ver como estavam, verifiquei que o macho tbem estava bicando outro filhote e resolvi entao retirar o ninho e colocar os pais longe dos filhotes. Alguns filhotes ficam bastante receosos na hora da papa pq já tem os ilhos abertos mas acabam comendo.

Achei mt estranho o comportamento dos pais nesse episódio. Já era a 5 ninhada e o macho nunca havia ferido nenhum filhote, como se nao reconhecessem. Não sei se pelo fato de ter manuseado o ninho algumas vezes, ele apresentou esse comportamento e não reconheceu os filhotes. Talvez tenha sentido a falta da femea tbem. Alguem já teve experiencia similar?

Outro aprendizado dessa historia: evite colocar algodao no ninho! Coloquei para aquecer o 1 filhote e o mesmo ressecou e enrolou na perna e na asa e para retirar foi um sufoco....

Chulapa
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Dom Abr 27, 2014 7:45 pm

Por isso sugiro o papel toalha, você deixou o casal reproduzir cinco vezes sem intervalo entre eles se a resposta for sim está ai o motivo para as agressões. Dê um descaso de no minimo 3 meses retire qualquer coisa que se parece com um ninho e reforce a alimentação dos pais.

Quanto as crias logo estarão acostumados com você e pedirão comida somente para você, os meus bebês manons foi assim atualmente eles estão com quase 2 meses e já querem arrumar companheiros e não me reconhecem mais fogem de mim igual aos adultos, mas sei que agora eles sabem se virar sozinhos e são independentes.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Chulapa em Seg Abr 28, 2014 11:54 pm

Pode ser isso realmente Raquel, essa foi a 5 ninhada. Como foi o processo de transicao da papa para a alimentacao normal com seus manons? Quanto tempo durou os filhotes na papa?

Tem 1 dos filhotes de mandarim q esta comendo bem pouco e fica com bastante medo.

Chulapa
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Qua Abr 30, 2014 12:49 pm

Com 25 dias eles já beliscavam as sementes, mas eu ainda dava papinha, com 30 dias eles recebiam comida duas vezes por dia de manhã e noite, com 35 dias já estavam independentes, atualmente estão na muda de ninho e em breve completarão 2 meses.

Sugiro que você use uma sonda conectada a seringa para alimentar essa cria que quase não come direto no papo, já usei esse processo em crias de belga com 4-5 dias e funcionou.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ramon Bezerra em Sex Maio 02, 2014 11:16 am

Aprendi da pior forma que se ocorrer agressão o melhor é retirar o filhote e mantê-lo no papa.
Quanto ao conforto térmico do ninho uma alternativa é colocar atras da geladeira a noite, ou dias frios. Ou lâmpadas. Faz um teste do local utilizando um termômetro, até chamar o local mais apropriado, mais perto do motor, mais longe. A necessidade de temperatura muda a cada dia depois de nascido. Faz uma busca na net e vê com calma.

Ramon Bezerra
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Chulapa em Ter Maio 06, 2014 9:23 pm

Os filhotes agora tem 25 a 22 dias, estavam na papa ateh hoje e resolvi reintroduzir o pai na gaiola para ver se ele vai aceita-los e pra minha surpresa dois filhotes choroes receberam comida!Alguem jah teve experiencia similar?

Estava ministrando papa 3-4 vezes ao dia mas acho que vou apenas oferecer 1x aos dois filhotes menores. Alguem tem alguma dica para esse momento de transicao de papa para comida normal?

Chulapa
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Chulapa em Sab Maio 10, 2014 9:33 am

Dos 5 filhotes apenas 1 nao estah pedindo comida ao pai, e ao me aproximar da gaiola, comeca e chorar desesperado para que de comida a ele. Tenho amassado racao extrusada com agua quente e oferecido na seringa de manha e ele aceita. Os outros ja comecam a bicar a racao mas esse nao tah ne ai pra ela e nem abre a boca pro pai.

Alguem pode me dar uma orientacao ou dica de como fazer para que ele tente comer sozinho?

Chulapa
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Chulapa em Seg Maio 12, 2014 6:22 pm

Pessoal preciso urgente da ajuda dos experts: o filhote que nao se alimenta sozinho nao belisca a comida e estah com um desencolvimento bem pior que os demais. Ja tem cerca de 33 dias e a estah com uma plumagem fraca e os olhos meio fechados! Devo ministrar algum antibiotico na seringa? Algum suplemento? Obrigado quem puder me ajudar

Chulapa
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Seg Maio 12, 2014 6:28 pm

Para essa cria o melhor é a papa em maior quantidade e em mais vezes ao dia, porque pela descrição ele está abaixo do peso e bem fraco.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Chulapa em Ter Maio 13, 2014 6:23 pm

Raquel, esse filhote passou o dia todo apatico e no chao da gaiola. Eu ate separei ele pq o pai tava bicando. Dei papa a cada 3 horas mas ele continua completamente fraco, se movendo bem pouco. Eu to suspeitando que eh doenca, alguem sabe o que pode se manisfestar assim? Sera problema de calcio?

Chulapa
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago Loredo em Qua Maio 14, 2014 3:18 pm

Chulapa o local onde ele fica recebe Sol pela manhã? As aves assim como outros seres vivos conseguem sintetizar a Vitamina D através de banhos de Sol, a falta de Vitamina D nas aves assim como nos seres humanos causa raquitismo (infelizmente eu perdi uma cria por conta disso em fevereiro), a vitamina D pode ser encontrada também no pão que oferecemos aos nossos mandarins, mas é aconselhável que a ave a obtenha dos banhos diários de Sol pois acredita-se que a síntese pela pele tenha significância muito maior que aquela relacionada à ingestão alimentar.

Meu Blog: Pássaros Exóticos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Thiago Loredo
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 23

Ver perfil do usuário http://hobbydospassaros.blogspot.com.br/

Mensagem por Chulapa em Qua Maio 14, 2014 6:04 pm

Infelizmente o filhote veio a obito hoje. Thiago ele ateh tomava um pouco de sol diariamente mas pode ter sido essa carencia de vitamina D ou alguma outra. O chato tbem eh nao saber exqtamente o que acometeu ele, de forma a aprender com o episodio.

Chulapa
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Ter Dez 23, 2014 6:26 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:51 pm

Conteúdo patrocinado