Ovoscopia em ovos de mandarim - Ajuda urgente!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ovoscopia em ovos de mandarim - Ajuda urgente!

Mensagem por Ramon Bezerra em Sex Abr 04, 2014 12:47 pm

Pessoal,
retornei com os ovos dos mandarins seis dias atrás (29.03) para o nino, e estou preocupado porque eles ficam muito pouco no ninho. Gostaria de fazer a ovoscopia e avaliar se tenho chance de colocar os ovos num casal de manons que estão encerrando a postura. Por isso: quais sinais eu tenho que ficar atento para identificar a viabilidade dos ovos? Lembrando que os ovos tão a 6 dias no ninho sendo que o primeiro ovo foi colocado no dia 25.03.

Ramon Bezerra
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Re: Ovoscopia em ovos de mandarim - Ajuda urgente!

Mensagem por Raquel F em Sex Abr 04, 2014 10:01 pm

Eles devem apresentar veias vermelhas sangue e de leve você verá a troca gasosa porque elas dilatam e contraem, você poderá ver o coração do embrião pulsando, mas em ovos que recem começam aparecer os primeiros sinais de vida as veias serão curtas e vermelho vivo poderá ter alguns com a gema somente.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago Loredo em Sex Abr 04, 2014 11:21 pm

A ovoscopia deve inclusive ser feita após exatos 6 dias, essa imagem pode ajudar um pouco:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Thiago Loredo
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 23

Ver perfil do usuário http://hobbydospassaros.blogspot.com.br/

Mensagem por Ramon Bezerra em Sab Abr 05, 2014 10:01 am

Raquel, Thiago,
improvisei um ovoscópio e deu certo. Observei os ovos e três estão apenas a gema. Outro vejo algo que parece um embrião. Não observei se pulsavam ou não. Deixei eles de volta com o casal, os quatro ovos. Como relatei, o que acho que está fora do normal é o casal praticamente só chocar, ficar no ninho apenas a noite.

É possível eles eclodirem com esse choco como tá?

Desde já muito grato,
valeu,

Ramon

Ramon Bezerra
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago Loredo em Sab Abr 05, 2014 10:27 am

Ramon, a gaiola em que eles estão se encontra em um lugar movimentado ou barulhento? Você reparou se eles se revezam durante o choco? Pode ser que esteja ocorrendo deles estarem se revezando com uma menor intensidade, por isso esteja havendo grandes intervalos entre eles estarem dentro do ninho e fora, geralmente quando a um bom processo de choco por parte das aves, enquanto uma sai do ninho para se alimentar o outro logo assume o lugar de seu parceiro(a), não demorando muito eles logo trocam novamente, salvo raras exceções em que isso não ocorre como deveria, pode ser que esse casal seja um pouco jovem e inexperiente no quesito paternidade/maternidade, hehe...

Mas por hora só resta observar mais o comportamento do casal para saber se é ou não uma boa ideia colocar esse ovo galado nos Manons...

Meu Blog: Pássaros Exóticos.

Thiago Loredo
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 23

Ver perfil do usuário http://hobbydospassaros.blogspot.com.br/

Mensagem por Ramon Bezerra em Dom Abr 06, 2014 8:49 am

Thiago Loredo escreveu:Ramon, a gaiola em que eles estão se encontra em um lugar movimentado ou barulhento? Você reparou se eles se revezam durante o choco? Pode ser que esteja ocorrendo deles estarem se revezando com uma menor intensidade, por isso esteja havendo grandes intervalos entre eles estarem dentro do ninho e fora, geralmente quando a um bom processo de choco por parte das aves, enquanto uma sai do ninho para se alimentar o outro logo assume o lugar de seu parceiro(a), não demorando muito eles logo trocam novamente, salvo raras exceções em que isso não ocorre como deveria, pode ser que esse casal seja um pouco jovem e inexperiente no quesito paternidade/maternidade, hehe...

Mas por hora só resta observar mais o comportamento do casal para saber se é ou não uma boa ideia colocar esse ovo galado nos Manons...

Thiago,
a gaiola está num local tranquilo e iluminado, sem corrente de ventos. Infelizmente não há revezamento do casal do ninho. Eles continuam a maior parte do dia nos poleiros e na borda do ninho. Não possuem rotina de choco. Diferente do casal de manons que desde o primeiro ovo posto, ficam no ninho. Esse casal de mandarins já estão na segunda postura. A primeira foi a mesma coisa, não chocaram bem. Vou deixar os ovos para estimular o extinto, mas sem muita esperança. Numa próxima postura eu farei o manejo dos ovos direto com os manons. Quanto a ovoscopia irei treinar mais.

Valeu a atenção,

Ramon

Ramon Bezerra
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ramon Bezerra em Ter Abr 22, 2014 3:46 pm

Minha impaciência arruinou tudo. Mexi nos ovos antes do tempo. Um dos ovos tava com o pássaro formado. Creio que demoraria 3 ou 4 dias pra nascer. Fica a lição aprendida da pior forma. Grato a tod@s.

Ramon Bezerra
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ornitólogo em Qua Ago 27, 2014 4:22 am

Ramon, acho que sua lição me ajudou também. Eu passo por um problema semelhante. Meu casal botou há 14 dias e como não havia rotina de choco, resolvi fazer ovoscopia. Descartei 2 (e acho que fiz besteira) que não estavam galados. Fiz isso na intenção de que se dedicassem aos ovos galados.

Mas a choca piorou. O dia todo evitavam entrar no ninho se houvesse movimentação externa (o que há). Agora, com quinze dias, já não sei se morreram no ovo ou se espero mais tempo. Afinal, não creio que ovos com espaço de tempo sem chocar como estão podem ainda ser viáveis...

Ornitólogo
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Ter Dez 23, 2014 7:27 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:58 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: