Entrevista a José Frangolho - Criador de canários de cor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Davi Hemerly em Seg Nov 26, 2012 8:54 am

Antes de mais queria dar-lhe os parabéns pelas várias medalhas, que ganhou no 58º Mundial de Ornitologia 2010 realizado em Matosinhos Portugal, passo a citar: Medalha de ouro e prata em Equipas de BRANCOS RECESSIVOS. Em individual medalha de prata e bronze em BRANCOS RECESSIVOS e queria agradecer novamente o facto de ter aceite responder a este questionário, o objectivo é divulgar o seu trabalho assim como ajudar os mais jovens nesta arte tão relaxante..
1.
Para iniciar o que nos pode dizer acerca de si? (Breve apresentação).

R:O meu nome é José Frangolho e sou de Vila Real de Santo António e sou criador de canários de cor.

2.
O que sente um criador quando conquista tantas medalhas na competição mais importante deste Mundo Ornitológico, refiro-me ao Mundial disputado este ano em Portugal (Matosinhos)?

R:Realmente essa é uma pergunta difícil de responder,pois eu podia estar aqui um dia inteiro e não conseguia expressar o que senti nesse momento,mas para alem de todos os outros sentimentos,um enorme orgulho nas minhas aves,e também de certa forma um reconhecimento de um longo trabalho de muitos anos.

3.
Por vezes não conseguimos explicar certas coisas, mas de onde vem este seu gosto por aves, neste caso canários? E o porquê de serem canários de cor?

R:Eu desde que me lembro tenho ligação com animais,pois o meu pai é columbófilo á muitos anos e eu sempre gostei de animais.Eu desde os 9anos que tenho canários,mesmo não tendo canários de raça,mas sempre criei com alguns casais.

4.
Mudando um pouco de assunto, que raças cria de momento?

R:Neste momento estou a criar com Brancos Recessivos,amarelos int/nevados,negros amarelos int/nev,negros vermelhos mosaico,e este ano vou dar inicio aos vermelhos int/nev.

5.
Com quantos casais criou a época passada, e quantos esta a pensar criar esta época que está quase a iniciar-se ou até já se pode ter iniciado?

R:O ano passado criei com 30 casais,mas este ano aumentei até ao limite do meu pequeno canaril e vou criar com 45 casais.

6.
Para si, qual será o momento ideal para juntar os casais? Devemos apressar-nos?

R: Eu penso que o momento ideal,para iniciar as criações é finais de Fevereiro,mas eu infelizmente tenho sempre que iniciar mais cedo, pois o meu canaril com o calor atinge temperaturas altíssimas e é impossível criar assim.Pois eu logo no inicio de Maio tenho de separar os meus casais.

7.
Escolhe os seus reprodutores baseando-se no fenótipo ou genótipo?

R: Eu penso que para mim, o ideal é escolher baseando-se nas duas coisas isto sempre que possível.

8.
As suas baterias de criação e voadeiras têm que dimensões?

R: O alojamento dos meus casais é em gaiolas de 1metro dividido por dois casais,as minhas voadeiras tem 1,20por 80cm de altura,onde meus canários fazem a muda.

9.
Concorda que um canaril com condições é grande passo para o sucesso das criações e exposições?

R: Eu realmente penso que um canaril com boas condições é muito favorável para uns bons resultados nas exposições e criações, mas felizmente para mim não é tudo.

10.
Como aconselha o alojamento dos canários? Interior ou exterior? Porquê?

R: Eu penso que o alojamento interior é sempre mais favorável pois as condições são sempre mais favoráveis para a saúde dos nossos canários e principalmente para a altura das criações.

11.
Visto que cria canários brancos, a sua preparação para exposições deve ser minuciosa, pois qualquer descuido pode comprometer um ponto que seja.
Como é que se prepara para uma exposição? Com quanto tempo se começa a preparar, isolando aves etc..?

R: Eu na verdade começo a cuidar dos meus canários para as exposições desde o momento que eles saltam do ninho.Penso que o cuidado com nossos canários não se deve restringir à altura das exposições. O mal de alguns criadores é só se preocuparem com todos os cuidados quando se aproxima a altura das exposições,e isso não está certo,isto sem querer dizer que eu penso de uma maneira melhor que os outros.Cada um trata de seus canários como bem entender.

12.
No seu blog vi que visitou o Mundial de Ornitologia 2010.
Qual a sua opinião sobre o Mundial organizado em Portugal?

R: A organização do Mundial está de parabéns pois foi tudo muito bem organizado,com muita dedicação de todos os seus elementos,realmente estão de parabéns.Penso que o único problema foi o calor que se sentiu principalmente no sábado,dia de grande numero de visitantes.
Também a qualidade das aves era muito grande em todas as classes,o que também veio beneficiar a exposição.

13.
Já ganhou alguns prémios, alguns recentemente, de todos qual o deixou mais contente?

R:Todos os prémios até agora conseguidos deixaram-me sempre muito contente e orgulhoso mas estes prémios do Mundial são realmente os mais importantes de todos.

14.
O que considera, acima de tudo mais importante neste hobby?

R: O mais importante acima de tudo neste hobby são os bons momentos partilhados com os Amigos e todas as pessoas que conhecemos através dele,pois um criador vive para partilhar os bons momentos com os Amigos mas também os menos bons.

15.
Todos nos temos algum hábito que não abdicamos na ornitologia, por vezes esse hábito nem tem uma influência directa no sucesso das nossas aves, mas não abdicamos dele de maneira alguma. Possui algum hábito que não abdique realmente?

R: Realmente que eu me lembro não.

16.
Que tipo de mistura usa? Só alpista ou uma mistura preparada de acordo com as necessidades dos seus canários?

R:A mistura que eu uso é uma mistura preparada por mim que é adequada à altura das necessidades de meus canários. Na muda é que a mistura sofre maior alteração,mas de resto é quase sempre a mesma.

17.
Fornece germinado as suas aves?Todo o ano ou só na criação?

R: Na criação todos os dias e na muda uma vez por semana pois no Verão o trabalho aumenta muito no Algarve e o tempo já não é tanto e por isso a dificuldade em preparar o germinado correctamente.Assim sendo prefiro não dar.

18.
Que tratamento considera fundamental fazer todos os anos?

R: O tratamento que considero de mais importância é tratar as salmonelas pelos menos duas a três vezes por ano.

19.
O que suplementos considera fundamentais? Adicionados a papa ou agua?

R: Os suplementos que considero de maior importância adicionar a papa são os probioticos mas também algum complexo vitaminico com grande quantidade de aminoácidos.Existem no mercado grande oferta de produtos de muitas marcas.

20.
No meu ponto de vista o registo do plantel é um passo para o sucesso da evolução dos descendentes.
Que tem a dizer a cerca do registo do plantel desde o nascimento aos concursos?

R: O registo do plantel é realmente de grande importância pois dele podemos tirar algumas conclusões para as próximas épocas de criação.Perder o registo é quase como perder a identidade do nosso plantel.

21.
Muita gente critica a qualidade das aves Portuguesas.. Mas depois destes últimos resultados no Mundial penso que muitas mentes já mudaram..
Contudo como classifica a ornitologia em Portugal?

R: Eu penso que a Ornitologia em Portugal está a crescer a passos largos e em muito boa direção.Só tenho é muita pena que as pessoas que dão menos importância aos nossos canários são quase sempre Portugueses,preferindo pagar mais e as vezes com menos qualidade,com tantas aves de qualidade Nacionais.

22.
Recentemente legalizaram em Portugal a Fauna Europeia, apesar de o amigo José não criar Fauna como recebeu esta noticia?

R:Eu tenho à minha maneira de ver as coisas da seguinte maneira ,criar é preservar- Por isso porque não deixar criar?

23.
Qual o seu principal objectivo na Ornitologia em geral?

R: O meu principal objectivo na ornitologia é poder trabalhar, para dar seguimento aos bons resultados.

24.
Qual a sua opinião acerca da selecção natural nos canários?

R: Em minha opinião prefiro selecciona-los eu pois assim terão aquilo que eu penso ser as características mais importantes,para a criação e para tirar Campeões.

25.
Após ter dado este enorme contributo, coloco-lhe uma última questão:
Qual é a regra de ouro para quem se inicia neste hobby?

R: O meu conselho para quem se está a iniciar é ter sempre em mente que os animais e principalmente os nossos canários são muito sensíveis e por isso todos os cuidados são poucos,ter sempre o nosso canaril limpo,pois a limpeza é uma das coisas mais importantes,para manter os nossos canários saudáveis.

Agradeço novamente este enorme contributo e espera que as suas criações lhe corram pelo melhor.

Entrevistador: Nuno Carvalho
Entrevistado: José Frangolho

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Reputação : 868

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Re: Entrevista a José Frangolho - Criador de canários de cor

Mensagem por NDP BOT em Ter Fev 12, 2013 3:37 pm

Ótima entrevista.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Reputação : 17

Ver perfil do usuário

Mensagem por Reryson Colares em Ter Fev 12, 2013 5:43 pm

Muito bom.

Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Reputação : 562

Ver perfil do usuário

Mensagem por carlos campos em Ter Fev 12, 2013 5:50 pm

bem legal amigo

meu tie sangue o ''vampiro''

carlos campos
Vip
Vip

Masculino
Sub-Nick : cc40
Reputação : 30

Ver perfil do usuário

Mensagem por Diego Henrique em Sex Ago 09, 2013 12:55 pm

Muito bom, palavras de de quem sabe!!
Att Diego Henrique!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Diego Henrique
Moderador
Moderador

Masculino
Reputação : 280

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gil Vieira em Ter Dez 16, 2014 10:54 am

Tópico antigo e sem movimentação. Encerrado.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Reputação : 447

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:37 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo