Início de criação e dúvida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Início de criação e dúvida

Mensagem por italo vieira em Seg Mar 24, 2014 2:58 pm

Bom pessoal, estou pensando em começar a criar canários, e queria saber como é a reprodução desses pássaros, se é fácil ou complicada!

italo vieira
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 20
Mensagens : 284
Reputação : 89
Idade : 26
Data de inscrição : 15/08/2013
Localização : Sousa PB

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Início de criação e dúvida

Mensagem por Raquel F em Seg Mar 24, 2014 4:05 pm

Depende do casal uns são ótimos e outros nem tanto, o mais complicado as vezes é realizar o namoro e juntar o casal quando a fêmea está em gala verdadeira muitos criadores juntam as aves quando a fêmea está em gala falsa ou seja ela fica extremamente agressiva com o macho.

Algumas não alimentam as crias após o nascimento, outras não saem do ninho de jeito nenhum que pode causar defeito nas pernas das crias.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 834
Idade : 28
Data de inscrição : 20/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Início de criação e dúvida

Mensagem por Julia em Seg Mar 24, 2014 8:27 pm

Olá Ítalo,


ótimo!! Concordo com a Raquel, alguns casais são muito fáceis de reproduzir e outros são muito complicados, o seu manejo também é importante. Costumam se reproduzir entre os meses de agosto a dezembro, mas isto não é regra e depende de cada região sendo possível reproduzir durante o ano todo. ''A maioria dos criadores retira os ovos assim que eles são postos, substituindo-os por “ovos indez” (ovos de plástico), colocando-os em um pote contendo sementes ou algodão.'' Alguns preferem separar o macho, pois atrapalham na reprodução, mas isso depende da agressividade do mesmo, enfim não é complicado, mas também não é fácil. Citei isso, pois é o ''caminho'' da reprodução de canário, só para você ter uma ideia.


Atenciosamente.


''Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por
dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível.''

Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1984
Reputação : 238
Idade : 23
Data de inscrição : 29/12/2013
Localização : Brasilia-DF

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Início de criação e dúvida

Mensagem por Raquel F em Seg Mar 24, 2014 11:10 pm

Concordo com o que a Júlia falou, mas como eu moro no sul só posso reproduzir as aves a partir de agosto até dezembro, de abril a agosto é frio ainda e as canárias não estão interessadas em reproduzir ainda, de fevereiro a fim de março muitos ainda estão na muda de penas nessa época o macho não canta na maioria dos casos e perdeu as adaptações reprodutivas da cloaca ou seja ele não consegue fecundar os ovos ele até pode cruzar, mas não haverá ovos galados.

Aqui na minha região os machos começam abrir o canto com intenções reprodutivas no fim de julho começo de agosto se a temperatura for amena se ainda for frio o processo de reprodução demora para iniciar.

Você irá reparar que o macho quer reproduzir quando ele começa cantar mais alto que o normal e com mais intensidade e o canto deixa de ser melodioso em muitos casos para algo estridente eles ficam mais agitados e passam quase o dia todo cantando comem menos, nos primeiros dias em companhia com a fêmea separados pela grade da divisória eles vão trocar carinho, comida e depois começaram a acasalar nos períodos da manhã alguns até o inicio da tarde, os acasalamentos continuarão até a postura dos último ovo após eles param de acasalar e o macho quando for calmo pode ficar com a fêmea ele ajudará na alimentação da fêmea e das crias, mas quando as crias estiverem com uns 15 dias normalmente se retira a mãe para o macho terminar de criar porque se ficarem o casal a fêmea pode começar arrancar as penas das crias para fazer um novo ninho quando as crias estiverem fora do ninho você pode separar o pai do outro lado da grade com a fêmea e um novo ninho assim ele ainda alimentam as crias sem risco de agressões e eles fazem um novo ninho depois que as crias estiverem independentes você separa em uma nova gaiola as crias e retira a grade divisória da gaiola da criadeira.

As crias podem viver juntas até uns 5 meses quando as crias machos começarem cantar você vai separando em gaiolas individuais e as crias fêmeas podem continuar a viver juntas sem problema até um ano mais ou menos quando elas ficam prontas para reproduzir elas ficam agressivas cada vez que ouvirem um macho cantando nessa época cada uma das fêmeas deve ir para uma criadeira com ninho e material para a confecção do mesmo quando elas estiverem construindo o ninho elas começaram pedir gala. Nessa época você já colocou o macho de um lado da grade e a fêmea do outro ele cantará para ela que vai chamar e algumas até cantam enquanto pedem gala.

Fique atento porque existe a gala falsa está ocorre nos primeiros dias ela se abaixa fica poucos segundos e sai voando e piando desesperada, se juntar o macho com ela nessa fase ele vai apanhar muito e não vai querer reproduzir com ela mais tarde. Na gala verdadeira a fêmea se abaixa e fica alguns minutos parada com a cabeça erguida e movendo as asas freneticamente enquanto pia baixo nessa hora você retira a grade e o macho irá cantar muito mover as asas e pular no poleiro enquanto se exibe para a fêmea posteriormente eles irão acasalar e todo o processo se repete.

Ao termino das reproduções as fêmeas podem ser colocadas juntas na mesma voadeira sem risco de brigas, mas quando elas estiverem prontas para reproduzir no próximo ano elas ficarão agressivas de novo. Evite colocar machos adultos na mesma voadeira ou gaiola porque eles costumam brigar por coisas sem motivo para nós como um ficar no mesmo poleiro que outro etc... outra coisas que eles não toleram é quando um macho resolve cantar junto de outro machos normalmente eles batem no macho que quiser cantar e as vezes a briga é séria ao ponto de arrancarem as penas da cabeça costas dependo do macho ele só para com a morte do rival, por esses motivo não indico a criação em viveiro de belga e nem de vários machos no mesmo ambiente.

Outro item importe nunca misture machos adultos com filhotes e muito menos com filhotes machos, mesmo após o término das reproduções alguns machos ainda estão muito fogosos eles irão importunar as crias e tentar acasalar no caso dos filhotes machos eles demoraram mais tempo para cantar porque ficarão intimidados pelos machos mais velhos, se você for usar um macho adulto para professor não deixe as crias verem ele as crias devem somente ouvi-lo assim eles vão tentar imitar e não vão ser intimidados ao ponto de ficarem quietos sem motivação para cantar.

Alguns machos adultos não se intimidam facilmente e nesse caso eles podem ficar a um metro de distancia um do outro que continuarão cantando mesmo que enxergando o outro macho, mas se você colocar várias gaiolas com machos uma ao lado da outra eles vão ficar quietos só se olhando e fazendo sons de ameaça para os outros, em alguns casos os machos mais fracos vão ficar tentando fugir e podem se machucar se batendo na gaiola por isso evite deixar eles muito perto de enxergando.

Aqui eu costumo deixar as gaiolas uma em cima da outra e dos lados eu coloco uma proteção para eles não enxergarem os "vizinhos" na hora da reprodução porque eu coloco as gaiolas bem grudadas umas nas outras, antes de colocar as proteções eu tinhas fêmeas que não aceitavam o macho que eu tinha escolhido porque elas gostavam do macho da gaiola ao lado e vice versa.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Mensagens : 5892
Reputação : 834
Idade : 28
Data de inscrição : 20/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Início de criação e dúvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:08 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum