Surpresa!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Surpresa!!

Mensagem por Charlin em Qui Mar 20, 2014 8:21 am

Ola galera, estive uma surpresa hoje ao olhar o ninho dos meus mandarins, verifiquei e constatei que tinha um ovinho so que estava quebrado, o que pode ter acontecido? o que posso fazer pra nao acontecer mais isso?
Fiquei feliz e ao mesmo tempo triste por ele esta quebrado, mas fiquei feliz por ser um bom sinal que firam mais ovos...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Charlin
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Reputação : 27

Ver perfil do usuário

Re: Surpresa!!

Mensagem por GuilhermeSilva em Qui Mar 20, 2014 9:16 am

Charlin tive este problema a pouco com os manons. A causa do meu foi o ninho não o forrei com o ninho de canário, deixei eles fazerem o ninho direto na madeira da caixa algum dos dois deve ter pisado nos ovos e quebrado!
Mas ele estava só trincado ou todo quebrado?

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30 canários e mais 10 exóticos
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por Charlin em Qui Mar 20, 2014 9:35 am

GuilhermeSilva escreveu:Charlin tive este problema a pouco com os manons. A causa do meu foi o ninho não o forrei com o ninho de canário, deixei eles fazerem o ninho direto na madeira da caixa algum dos dois deve ter pisado nos ovos e quebrado!
Mas ele estava só trincado ou todo quebrado?
Estava todo quebrado sim, o meu ninho fiz de madeira e ainda coloquei o ninho taça dentro!!!
Achei que poderia ser falta de calcio!!

Charlin
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Charlin em Qui Mar 20, 2014 10:45 am

Mais alguem?

Charlin
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Qui Mar 20, 2014 10:53 am

Então. Não posso dar muitas dicas pois nunca criei mandarins, mas já ouvi dizer que eles são bem temperamentais, pode ser o próprio casal que quebrou o ovo, pode ser que assustaram e por algum movimento brusco tenham quebrado ou até a falta de cálcio. Eles têm osso de siba, grit ou são suplementos com cálcio? Perdi uma fêmea de manon a pouco, mesmo tomando os cuidados acima ela botou um ovo sem casca e morreu (tenho um tópico sobre isso).

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30 canários e mais 10 exóticos
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago Loredo em Qui Mar 20, 2014 11:20 am

Charlin havia ainda muitos pedaços da casca do ovo dentro do ninho? Você logo retirou as cascas?

Pois se estiver faltando pedaços, pode ter sido a própria fêmea que o quebrou por falta de cálcio para consumi-lo, se você notar após a eclosão dos ovos e nascimento das crias, as cascas dos ovos somem como que por mágica de dentro do ninho, assim como os mamíferos se alimentam da placenta para repor os nutrientes perdidos durante o nascimento dos filhotes, as aves se alimentam da casca do próprio ovo para ajudar a repor uma parte do cálcio perdido na postura, se for esse o caso, enfim falta de cálcio, coloque um osso de baleia e misture um pouco de farinha de ostra ou casca de ovo de galinha triturada na areia ou na farinhada, podendo ser até um pouco dos dois que irá ajudar a não acontecer da fêmea quebras os ovos para ingerir cálcio e nem dos ovos virem frágeis demais ocorrendo de acabarem trincando ou quebrando, você pode usar um suplemento de cálcio na água do bebedouro também como aquele da Avitrin.

Meu Blog: Pássaros Exóticos.

Thiago Loredo
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 23

Ver perfil do usuário http://hobbydospassaros.blogspot.com.br/

Mensagem por Charlin em Qui Mar 20, 2014 1:33 pm

Thiago Loredo escreveu:Charlin havia ainda muitos pedaços da casca do ovo dentro do ninho? Você logo retirou as cascas?

Pois se estiver faltando pedaços, pode ter sido a própria fêmea que o quebrou por falta de cálcio para consumi-lo, se você notar após a eclosão dos ovos e nascimento das crias, as cascas dos ovos somem como que por mágica de dentro do ninho, assim como os mamíferos se alimentam da placenta para repor os nutrientes perdidos durante o nascimento dos filhotes, as aves se alimentam da casca do próprio ovo para ajudar a repor uma parte do cálcio perdido na postura, se for esse o caso, enfim falta de cálcio, coloque um osso de baleia e misture um pouco de farinha de ostra ou casca de ovo de galinha triturada na areia ou na farinhada, podendo ser até um pouco dos dois que irá ajudar a não acontecer da fêmea quebras os ovos para ingerir cálcio e nem dos ovos virem frágeis demais ocorrendo de acabarem trincando ou quebrando, você pode usar um suplemento de cálcio na água do bebedouro também como aquele da Avitrin.

O Thiago...

Verifiquei e ainda tem casca no ninho ainda... preciso retirar o que resta? qual o dia que ele vai por o proximo ovo?

Charlin
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago Loredo em Qui Mar 20, 2014 5:31 pm

Charlin seria bom você retirar as cascas e deixar o ninho como está, nesse caso você encontrou o ovo hoje, pode ser que tenha sido colocado hoje cedo também, provável que amanhã a fêmea venha a colocar mais um, e isso irá se seguir com ela colocando um ovo a cada dia (salvo raras exceções), a melhor coisa que você tem a fazer agora é colocar uma ou mais fontes de cálcio para o casal e ir retirando os ovos que são postos do ninho e separa-los em um potinho com painço (por serem sementes redondas, o alpiste pode perfurar a casca dos ovos) e ir colocando ovinhos de plástico em seus lugares para ela não abandonar o choco, após terminado a postura dos ovos (geralmente de 5 a 10), você pode dar inicio ao choco, trocando os ovinhos de plástico pelos de verdade para que ela inicie o choco e todas as crias tenham melhores chances de nascerem todas juntas, podendo lhes oferecer um desenvolvimento em tempo mais igual.

Meu Blog: Pássaros Exóticos.

Thiago Loredo
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 23

Ver perfil do usuário http://hobbydospassaros.blogspot.com.br/

Mensagem por ErickTierling em Ter Dez 23, 2014 6:03 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:55 am

Conteúdo patrocinado