O Canário Isabelino Opalino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Canário Isabelino Opalino

Mensagem por Davi Hemerly em Qua Set 19, 2012 8:43 am

O Canário Isabelino Opalino

Dentre as mais de 520 cores já homologadas pela FOB / OBJO, o Isabelino Opalino é das mais apreciadas. A cada ano que passa mais e mais criadores por ela se interessam, tornando as disputas nos concursos cada vez mais acirradas. Além de mais quantidade, a qualidade dos ca­nários apresentados tem melho­rado significativamente.
Os isabelinos opalinos são canários melânicos da série marrons diluídos, cuja eumelanina marron foi modificada pelo fator opal.
Dentre os melânicos são os canários de menor expressão melânica.

O tipo

O efeito do fator opal sobre a eumelanina marron é de forte inibição, provocando o quase to­tal desaparecimento de sua manifestação na plumagem do ca­nário.
Desta forma, o tipo de um bom isabelino opalino deverá apresentar ausência de desenho no manto, ter as remiges e retrizes levemente peroladas (cinza azulado muito claro, caracterís­tico do fator opal) e seu fenótipo praticamente se parecer com um lipocrômico, porém sem deixar dúvidas quanto a cor.
A sub-plumagem deverá ser muito clara, porém com presen­ça melânica evidente.
A feomelanina é indesejável, sendo sua manifestação fortemen­te penalizada. Este é um fator importante na caracterização de um pássaro de boa qualidade.
Canários desta cor que, mes­mo sob observação cuidadosa, se confundam com um lipocrômico e que, para definição de sua cor, tenham que ter sua sub-plumagem examinada, terão "passado do ponto" e deverão ser penali­zados.

O acasalamento

Sendo o fator opal uma mutação autossomal recessiva, ela somente se manifestará quando em homozigose, isto é, para que tenhamos filhotes opais o macho e a fêmea do casal deverão ser, ou portar, o fator opal.
Quando o macho ou a fêmea não são puros, e sim portadores, os melhores filhotes opais resultarão de casais que apresentem menor expressão melânica e mí­nima presença de feomelanina. Isto é, o par isabelino portador de opal deverá ter pouca expressão de melanina marron, apresen­tando desenho mais claro que os desejados para concurso.
O acasalamento continuado de casais puros conduz a uma linhagem muito clara, em algumas situações "passando do pon­to" quanto a diluição.
O uso alternado de canários portadores com puros ajuda a manter a característica da cor e a fixação das características desejadas da linhagem.
Muitos criadores iniciantes se surpreendem com filhotes nascidos de casais de isabelinos opali­nos, adquiridos de outros criado­res, que nascem com fenótipo da cor, porém com olhos vermelhos brilhantes. São resultado de aca­salamento de isabelinos opalinos com canário acetinados.
Como o fator acetinado é um forte redutor de feomelanina, altamente indesejável, alguns cri­adores usam este acasalamento para obter canários mais limpos.
Estes filhotes deverão ser descartados, pois são canários com duplo fator de cor (acetinado opalino ).

Planejamento do plantel

A participação em concursos é essencial para qualquer criador. É a maneira mais eficaz de se avaliar a qualidade do planteI.
Evoluir na qualidade e fixar uma linhagem de alto padrão é um objetivo a ser perseguido na criação. Um dos caminhos é cri­ar, além da cor preferida, outras cores da mesma série, de prefe­rência a série completa.
No caso do isabelino opalino sem fator, a série é a de nro 024 e as seguintes cores fazem parte da série completa:
Is Op Pr,
Is Op Pr Do,
Is Op Am In,
Is Op Am Nv,
Is Op Am Ms Mc,
Is Op Am Ms Fm,
Is Op Am Mf In,
Is Op Am Mf Nv,
Is Op Am Mf Ms Mc,
Is Op Am Mf Ms Fm.


Somente na série são 10 cores,
sendo os prateados, intensos e nevados compatíveis entre si, da mesma forma que os mosaicos. É desejável montar um mínimo de 3 casais por cor (ou compatível).
Assim o criador poderá acasa­lar os canários entre si, obtendo um universo maior de filhotes. Isto possibilita maiores chances de se montar mais quartetos, importan­tes na pontuação geral da série, e melhores condições para a seleção, formação e fixação de linhagem.
O objetivo deverá ser sempre o de criar as Séries completas, tentando pontuar o máximo com o objetivo de ser o campeão da Série.
Tornar-se conhecido entre os demais criadores vai facilitar a movimentação dos canários (venda, troca, etc.), contribuindo para a redução dos custos da criação. Também vai ajudar a gerar recursos para investimentos em exem­plares de melhor qualidade do que a disponível no planteI.
Assim será possível reinvestir recursos para continuar evoluindo e melhorando a posição no "ranking" de criador desta série de cores. Quanto melhor posicio­nado, melhores os resultados da movimentação dos canários no mercado e mais qualidade no plantel.

Uma vez consolidada a linha­gem de isabelinos opalinos o próximo passo será definir outra sé­rie, compatível, e reiniciar todo o trabalho. Por exemplo, a série nro 08 - isabelinos sem fator.
O acasalamento de canários das duas séries vai gerar portadores e uma possibilidade maior de manipulação num grande universo de filhotes diversificados.

Conclusão

O desafio é grande mas, acre­dite, a satisfação de se destacar pela qualidade nos concursos e ser reconhecido pelos demais criadores será compensadora.
Boa sorte!

Marcio Fernandes – Juiz OBJO
Revista SOS 2008

Fórum Nação dos Pássaros


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Canário Isabelino Opalino

Mensagem por NDP BOT em Qui Nov 22, 2012 8:07 am

Olá.

Muito bom esse artigo.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 25
Data de inscrição : 01/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Canário Isabelino Opalino

Mensagem por Arthur Ferreira em Qui Nov 22, 2012 12:55 pm

Legal gostei .


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 18
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Canário Isabelino Opalino

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:34 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum