Primeira reprodução: Manons

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Primeira reprodução: Manons

Mensagem por GuilhermeSilva em Seg Mar 17, 2014 5:39 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite pessoal,

Depois de passar por um grande susto (uma fêmea morreu e deixou três ovos) venho criar este tópico para mostrar a evolução do meu casal de manons. Tinha dois casais botando com um dia de diferença entre um e outro, porém na sexta, conforme relatei em outro tópico (http://www.nacaodospassaros.com/t14689-morte-de-femea-no-ninho) uma fêmea morreu, esperei para ver se o macho assumia o choco dos ovos, o que não aconteceu e tive que transferi-los para outra fêmea. Fiz a ovoscopia hoje o que resultou em um ovo branco e quatro com o início do desenvolvimento dos embriões, porém um dos quatro está trincado, tenho medo que o ovo contamine ou qualquer outro problema ocasionado pela trinca cause a morte do embrião, a data prevista para o nascimento é dia 24/03 até 28/03, 15 a 18 dias. O macho que perdeu a fêmea ganhou uma nova companheira hoje, uma outra fêmea que estava sozinha e assim que os juntei o macho já cruzou com ela, creio que terei mais ovos em breve!
Esta é a primeira vez que tento a criação de pássaros e acho que terei resultados positivos, mesmo a fêmea não botando vários ovos, como alguns já relataram (uma botou três e morreu e a outra botou somente dois).
Mais novidades atualizarei!

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30 canários e mais 10 exóticos
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Primeira reprodução: Manons

Mensagem por Raquel F em Sab Mar 22, 2014 9:54 pm

Na minha opinião você deve testar os manons com as mutações mais comuns de gould antes de chorar pelos azuis que são mais raros.
Se der algum problema que eu espero que não as crias não seriam de mutações difíceis de conseguir e mais complicado ainda dos criadores venderem.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Sab Mar 22, 2014 11:15 pm

Pois é não tinha pensado nisso. Ainda mais que estou prestes a voltar a trabalhar. Aí tenho tempo só até as 08:00 e das 18:00 as 19:00 por conta da faculdade, ou seja qualquer problema com as crias fica mais complicado de resolver!
Acho que vou começar com os clássicos e com o dindin dos filhotes ir melhorando. Não penso em ter muitos também. Uns três, quatro casais individuais e no viveiro colocar alguns também pra beleza. Tenho um viveiro de 3x3x3m todo em grama e com árvores, lá estão alguns silvestres do meu pai, coleira (2) e tico-tico (1).
Além também dos manos para chocar os individuais. Os do viveiro pretendo direta, se conseguir, do contrário troco as fêmeas por machos já que é só beleza!

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Dom Mar 30, 2014 10:51 am

Nasceu finalmente!!!!
Só que não sei se nasceu agora pouco pois o filhote está com o papo bem vazio e pedindo comida, sei que nos primeiros dias os pais não dão alimentos sólidos tipo sementes, somente um líquido meio amarelado.
Isso é normal? É por isso que não vejo o volume no papo?
Estou dando farinhada de canário, mistura de painço e alpiste (60/40) e como fiquei com medo dos pais não alimentarem os filhotes, pois não os vi comendo a farinhada coloquei uma folha de couve.

Obs: Me espantei com o tamanho do filhote é minúsculo, se julgar pelo tamanho do ovo também...
Nas fotos dá pra ver o meu vacilo, pensei que fossem forrar todo o ninho com capim, o que não aconteceu e infelizmente quebrou dois ovos já com o embrião em desenvolvimento!

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Dom Mar 30, 2014 11:11 am

Parabéns pelo filhotinho, viu como eles são pequenos, rsrs.

Você deve observar no primeiro dia um liquido quase incolor no papo das crias ele só estufa bem pouquinho e o papo fica quase da cor do corpo da cria, se os pais não alimentarem até o final da tarde você pode dar uma papinha como suplemento para a cria não morrer de fome assim ele fica mais forte para pedir para os pais.

Amanhã ele já deve ter sido alimentado com o liquido amarelo e esse é visível no papo deles.

Olhei bem a foto e aparentemente ele foi alimentado porque o papo está rosa estufadinho.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Dom Mar 30, 2014 11:30 am

Raquel muito obrigado tem me ajudado muito!
Fiquei preocupado pois vi o filhote pedindo comida, balançando a cabeça para os lados e ainda mais porque meu pai não está em casa esses dias pra me ajudar com a experiência dele heheheheheh
Acho melhor retirar a couve então, pra eles não levarem para o ninho e ela mofar ou apodrecer. Acho que só irão nascer três filhotes, o quarto ovo, como dá pra ver na foto está bem claro e é da mesma idade!

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Dom Mar 30, 2014 10:58 pm

Os bebês manons pelo menos os meus pediram comida balançando a cabeça sem piar até uns 12 dias depois eles começaram piar bem baixinho e agora com quase 22 dias eles gritam muito. Você vai ver daqui uns dias que eles vão pedir comida movendo o corpo e bico em sincronia é muito estranho sem falar nas pintas negras que eles tem na ponta da língua e no canto do bico.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ramon Bezerra em Seg Mar 31, 2014 10:21 am

Meu casal de manons não tem cuidado dos filhotes com o mesmo cuidado do inicio. Estão hoje com 18 dias. Irei hoje comprar papinha. Tão lindos e todos empenadinhos.

Ramon Bezerra
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Seg Mar 31, 2014 1:32 pm

Eles são todos estranhos!
Pedem comida de um jeito estranho, tem umas pintas estranhas, são pequenos de um jeito estranho. kkkkkkk
Mas estou gostando, estou super animado, ainda mais porque é a minha primeira tentativa de reprodução e por enquanto tirei algumas lições para não se repetir nas próximas!

Agora atualizando, não nasceu nenhum ovo, tinha um ovo que estava quebrado, pensei que o filhote estivesse nascendo, porém estava morto dentro do ovo, parece que não teve força pra terminar de quebrar a casca, falta mais um ovo que está totalmente escuro. O filhote que nasceu está muito bem alimentado, hoje deu para ver o papo já bem amarelinho, irei checar novamente no final da tarde, porém já vi o macho revezando com a fêmea no ninho e os dois comendo e levando farinhada para o ninho.

Outra dúvida, o meu outro casal botou quatro ovos com uma pausa muito grande entre um e outro (nove dias entre o primeiro e último) e a fêmea não entrava no ninho durante o dia, somente dormia e hoje ela está o dia todo no ninho. Será que ainda posso ter esperanças nesses quatro ovos ou só os últimos nascerão?

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Qua Abr 02, 2014 3:48 pm

Estoucom ptoblemas na internet passou um caminhão e levou os fios junto e agora só vão arrumar a partir do dia 09/04...

Falando das crias elas são estranhas em quase tudo o que fazem.

Quantos os ovos creio que somente os últimos vão nascer.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Qui Abr 03, 2014 9:10 pm

Nossa aí não Raquel, que motorista mais barbeiro!
Mas vou ver. Deixei todos lá. Daqui uns dois dias faço a ovoscopia.
Será um filhote só no outro casal, perdi a esperança dos dois ovos que restaram vou deixar eles só até o filhote fazer uns oito dias pois acho que dá um melhor apoio para ele pedir comida!

Só avisando se ainda estiver interessada nos ovos de gould, sábado vou na casa do criador aqui, vou adquirir um trio de manons pronto para serem amas e alguns ovos de goulds, vou abrir o tópico relatando o desenvolvimento deles. Achei o valor bacana, 80 reais três manons, gaiola de criação, ninho de caixa com o de canário dentro, os ovos ficarão mais caros que o "pacote" acima.

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Qui Abr 03, 2014 9:20 pm

Vou iniciar em outro emprego todos os sábados no pronto atendimento (amanhã vou ver o contrato e se haverá outros dias) e verei como vão ficar os meus horários na clínica renal, por isso não terei muito tempo e as crias de manon ainda não comem sozinhas...

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Qui Abr 03, 2014 9:37 pm

Nossa bem atarefada mesmo!
Eu estava desempregado, começo na segunda de 8:00 as 18:00 e os finais de semana livres, mas tenho ajuda do meu pai, pra tratar e as gaiolas passarei a limpar aos sábados e uma vez à noite durante a semana, além de criar poucos pássaros (5 casais). Agora vou tratar deles lá pelas 7:00, o único problema será no horário de verão!

Mas vou criar o tópico com a evolução deles estou animado pois serão os primeiros, sempre gostei deles pelas cores!

E o filhotinho está com o papo quase estourando de tanta comida, olho de manhã e mais perto do fim do dia e sempre muito bem cuidado!

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Qui Abr 03, 2014 9:54 pm

Eles cuidam muito bem ainda mais os seus que já são peritos em cuidar de filhotes, rsrs (pegaram experiencia com os goulds do criador).
Os meus como foi a primeira vez da vida deles eles cuidaram bem até uns 12 dias e a fêmea resolveu botar de novo. Creio que dá próxima vez vai ocorrer uma reprodução perfeita, mas só para o final do ano.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Ter Abr 08, 2014 8:52 pm

Cantei a vitória muito antes do tempo!
Hoje de manhã por volta das 7:00 coloquei a farinhada, assoprei as sementes, troquei a água e verifiquei o ninho, os cuidados diários que tenho com meus pássaros, não notei nada de anormal, filhote bem alimentado, esperto. Fui para o serviço normalmente.
Por volta das 18:00 cheguei em casa, movi a gaiola para um local mais claro e fui observar o ninho foi o momento em que tive uma triste surpresa, o filhote estava morto, com o papo bastante cheio de comida, porém com alguns machucados pelo corpo. Desconfio que seja o macho que bicou ele. Estou bastante chateado, ele estava com nove dias, os primeiros cartuchos de penas começavam a nascer nas asas e eram bem claros, um tom meio canela...

E o outro casal botou sete ovos, porém encontrei três ovos quebrados no fundo da gaiola hoje. Só notícias ruins... Fazer o que!? :(

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Qua Abr 09, 2014 10:28 am

Estranho será que não foram formigas? O meu macho de topete jogou fora as crias quando elas nasceram pegou um com o bico pela perninha e ele ia matar batendo no poleiro, mas vi a tempo e assustei ele que só derrubou a cria no chão de uma altura considerável, mas ele está muito bem hoje depois que o macho descobriu que a cria saia de dentro do ovo e que não era um inseto ou um invasor...

Não desanime tente de novo daqui a pouco, mas sugiro que você passe um spray para formigas perto do local ondem ficam as gaiolas para evitar que elas apareçam, mas uma coisa eu tenho certeza não é normal um dos pais matar a cria depois que eles identificam como deles alimentando e esquentando a não ser que o casal já esteja querendo reproduzir de novo no caso o macho.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Qui Abr 17, 2014 11:04 pm

Desculpe pela demora em responder estou meio sem tempo. Emprego novo, provas na faculdade, TCC pra entregar...
Enfim, acho que formigas não foram pois os pais estavam deitados sobre o filhote, mesmo ele já morto esse quarto é onde meu pai cria os pássaros dele. Tomamos cuidado, passamos veneno e tiramos as gaiolas para outro local, durante uns dias (para que não aconteça de algum inseto que andar pela gaiola cair na comida ou água) a eficácia é de seis meses! Fiquei muito triste mas não vou desanimar, amanhã verei o outro casal, aproveitando o feriado, é data de nascer os filhotes, só estou com tempo de tratar deles pela manhã e no final da noite, quando chego da faculdade, já é tarde para mexer no ninho, ontem pela manhã ainda não tinham nascido. Hoje não olhei, acordei atrasado e só coloquei água e comida (Culpa do jogo do Cruzeiro ontem kkkkkk)

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Sab Abr 19, 2014 1:30 pm

Não esqueça de nos atualizar...

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Sab Dez 13, 2014 8:03 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

www.facebook.com/filoscriadourodeperiquitos

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:24 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2