Morte de fêmea no ninho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Morte de fêmea no ninho

Mensagem por GuilhermeSilva em Sex Mar 14, 2014 9:22 am

Pessoal bom dia,

Com muita tristeza venho dizer que uma fêmea morreu e deixou três ovos "órfãos".
Hoje de manhã, ao tratar dos pássaros percebi que a fêmea não saia do ninho para comer ou beber água, resolvi checar. Ao abrir o ninho me deparo com ela morta chocando os três ovinhos.
Percebi que ela botou um ovo sem casca, conforme a foto abaixo. Pode ser falta de cálcio mesmo eu dando avitrin cálcio quando percebi que eles estavam aprontando o ninho, dei durante cinco dias?
Como faço para salvar os ovos? Ela iria para a postura do quarto ovo. Mesmo os ovos estando bem gelados (ela estava morta chocando eles) há salvação? O macho assume a choca dos ovos ou transfiro para outro casal que tenho? A diferença das posturas é de apenas um dia!!

Obrigado

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30 canários e mais 10 exóticos
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Morte de fêmea no ninho

Mensagem por Raquel F em Sex Mar 14, 2014 9:44 am

O macho estava chocando junto com ela se estava ele assume o choco, há chances para o ovo que ela botou ontem e de antes de ontem talvez ainda nasçam, mas não sei quanto ao primeiro, é provável que ela morreu hoje de manhã quando você o achou o corpo ela já estava em rigor ou ainda não? Creio que ela morreu de ovo preso.

Tive uma fêmea que morreu segunda em consequência da postura de um ovo com gema dupla que ocorreu domingo de manhã, o ovo era enorme ela perdeu o movimento das patas e depois ela começou defecar uma secreção purulenta que parecia pus, pensei que ela poderia ter rompido o intestino ou o oviduto durante a postura o que causou uma infecção e levou ela a morte.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Sex Mar 14, 2014 10:00 am

Então o corpo estava bem gelado, os olhos não brilhavam mas o pescoço ainda estava mole. Ontem à tarde, por volta das 17:00 foi a última vez que a vi, parecia estar normal, tomando banho, comendo mas hoje de manhã encontrei assim. Achei estranho que tinha algumas marcas de bicada nas costas, umas duas, não sei se o macho tentou tirá-la de cima dos ovos ao receber que estava morta, mas quando cheguei o macho começou a pular e piar em torno do ninho tipo denunciando algo de errado. Ah e essa "bolinha amarela" é o ovo sem casca, o que seria o quarto ovo!
Vou esperar até mais tarde, se ele não voltar troco os ovos.

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Sex Mar 14, 2014 10:12 am

Creio que o macho estranhou a fêmea não se mexer provavelmente ele tentou trocar e assumir o choco e ela não saiu e nem piou respondendo por isso ele bicou e ficou agitado.

Pela sua descrição não fazia muito que ela tinha morrido talvez menos de uma hora se o pescoço ainda estava mole.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Sex Mar 14, 2014 11:01 am

Pois é isso dá uma desanimada. Ainda mais porque é a primeira vez que eu tento chocar algum pássaro, sempre acompanhei meu pai, que por sinal sempre teve êxitos nos silvestres e belgas. Mas fazer o que né. Agora é torcer para o macho assumir o choco e os ovos não gorarem. Daqui uns cinco a sete dias faço a ovoscopia. Mas falta de cálcio não é não né? estou com medo de acontecer com a outra que está em postura!

Obs: Estou zicado misericórdia, perdi dois cachorros (cinomose em um filhote e insuficiência renal crônica em um adulto) e um pássaro em uma semana. Só Jesus!

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Sex Mar 14, 2014 12:08 pm

Ela podia ser nova ou velha demais e a postura exigiu demais dela.
]
Deixe uma pedra de cálcio ou ossiba se preferir os dois na gaiola porque são fontes de cálcio, as minhas fêmeas vivem bicando o ossiba e a fêmea com filhotes não teve problemas com os ovos e olha que foram 14, 10 galados (nasceram só dois filhotes os outros goraram) e mais 4 ovos quando as crias já estavam para nascer... Esses últimos eu descartei não deixei gerar embrião.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Sex Mar 14, 2014 1:43 pm

Estou acompanhando o seu post. Mas está à disposição (osso de siba, areia grit com ostra, carvão) só que eles não bicam o osso, o meu canário belga, que está sozinho já detonou o dele e foram postos em datas bem próximas. Por isso coloquei na água o cálcio mas pode não ter sido o suficiente. Com relação à idade creio que os pássaros têm dois anos (acho que não são velhos pois vivem cerca de oito anos) pois o criador me disse que eles eram nascidos lá, na temporada passada e que tinha tirado uma temporada de choca de goulds com eles. Comprei as matrizes que ele usa para chocar goulds pois está parando com a criação comercial. Ele tinha mais de 100 casais de gould e agora está com 20 e por issso está vendendo os manons. Não sei se tem a ver mas essa foi a primeira postura dela, conversei com ele e me disse que só eram usados para chocarem os ovos dos goulds, induzia o choco com o ovo de plástico e depois colocava os dos goulds.

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Sex Mar 14, 2014 3:27 pm

Achei que ela era nova ou a primeira postura porque é comum acontecer isso em quitos muito jovens ou em fêmeas mais velhas que nunca tiveram uma postura.
O meu problema com manons foi o alto índice de morte embrionária, vou ver o que tenho que fazer.

Quanto ao seu caso espere o William opinar ele cria manons e outros exóticos a mais tempo e vai saber te ajudar com mais conhecimento no assunto.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Sex Mar 14, 2014 4:00 pm

Só complementando.
O que fica à disposição do pássaro todos os dias: Osso de siba, farinhada CC2030, mistura de painço e alpiste, grit, água filtrada e trocada todos os dias, uma ou duas vezes na semana dava também folha de couve ou ora-pro-nobis (parei agora pois tenho medo de levarem para o ninho e apodrecer). Alpiste, farinhada, couve e ora-pro-nobis comem de dar gosto. Agora o osso de siba está do mesmo jeito que comprei e o grit está na vasilha sem nenhuma bicada. Estou pensando em triturar outro osso no meio do alpiste com painço. Será que posso?
Desculpe pelas várias perguntas, sou marinheiro de primeira viagem Heheheheh
Pra evitar várias postagens sobre o mesmo assunto editei. O grit que uso é este, que complemento com casca de ovo torrada e triturada (antes servia a casca junto ao alpiste) e o osso de siba é um redondinho (na minha região chamam também de osssiba)

Última edição por GuilhermeSilva em Sex Mar 14, 2014 4:13 pm, editado 1 vez(es)

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Sex Mar 14, 2014 4:04 pm

Os meus bicam e comem o grit e ossiba para exóticos de pequeno porte como goulds, manons, mandarins etc...
O grit parece uma areia cinza com pequenos flocos de carvão e argila, e o ossiba é daqueles redondos que pendura na gaiola.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Qui Abr 17, 2014 7:05 pm

Acredito que nada está errado no seu manejo , foi uma situação normal de morte e isso acontece com quem cria aves...
Já tive caso de estar observando a ave no puleiro e ela cair derrepente morta sem nenhum motivo...
Não desanima , e se possível passa os ovos para outro casal que esteja no choco , pois o macho pode abandonar estes ovos em decorrência da morte da fêmea...

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Qui Abr 17, 2014 11:17 pm

Pois é William fiz isso mesmo, chocou só um filhote que infelizmente encontrei morto no ninho com nove dias, conforme relatei em outro tópico. Não sei se é normal essas baixas, mas dá uma tristeza ver o bichinho morto!
É a minha primeira tentativa de reprodução, por isso posto todos os relatos possíveis para tratar o melhor que posso deles e também ajudar ou informar outras pessoas de alguma forma.
O manejo meu pai e um criador de gould que conheci (mais meu pai, pela proximidade) me auxiliam com dicas. Ele cria belgas e silvestres por hobbye a uns 30 anos ou mais, desde quando morava no PR. Não são os mesmos pássaros mas acredito que dá pra ter uma noção muito boa conversando com ele...

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Sab Dez 13, 2014 8:02 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

www.facebook.com/filoscriadourodeperiquitos

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:49 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo