Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Página 13 de 14 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina em Qui Mar 13, 2014 6:50 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Olá amigos, como vão?

Depois de algum tempo sem dar notícias, venho eu aqui compartilhar com vocês uma notícia que me trouxe imensa felicidade. Alguns de vocês já devem saber que ao longo dos tempos eu tive algumas dificuldades com criação de periquitos australianos, depois de ter que trocar a minha fêmea albina por outra fêmea, pois a mesma estava maltratando demasiadamente o macho e por não ter escolha, infelizmente tive que optar por troca-la (porém fiquei muito triste pois eu a adorava e não tive vontade alguma de troca-la, mas como citei, eu não tive escolha), venho eu compartilhar com vocês a notícia tão esperada do possível acasalamento e futura postura do meu casal. Enfim, hoje de manhã fui até a gaiola do meu casal para conversar carinhosamente com eles (como faço todas as manhãs) e percebi que a fêmea, pela primeira vez estava dentro do ninho roendo a sua parte exterior, de repente senti uma alegria imensa por saber que pela primeira vez na minha vida possivelmente iria ter pequeninos novos na família  Embarassed 

Bom, desde hoje de manhã, percebi que ela entra, rói e permanece dentro do ninho por alguns minutos e logo depois sai e volta para dentro do ninho novamente, inclusive neste mesmo momento ela está dentro do ninho. Além disso, ainda não percebi os dois acasalando, e quando ela está dentro do ninho, o macho nem se dá conta e parece não ligar muito pelo que está ocorrendo. Sendo que os dois estão juntos a 4 ou 5 meses, eles já trocam carícias e o macho também oferece comida no bico dela e assim por diante, também notei que por esses dias a fêmea está entrando no seu período reprodutivo, ou seja, está ficando com a carúncula em um tom marrom escuro.

Desse modo, gostaria que os criadores experientes e que já obterão filhotes, me respondessem algumas perguntas e assim esclarecer as minhas dúvidas:

1- Vocês acham que ela está preparando o ninho para depois acasalar?
2- Se ela estiver mesmo prestes a iniciar uma postura, quantos dias levam para ela começar a botar os ovos?
3- Quantos dias a fêmea fica chocando os ovos para então nascerem os filhotes?
4- Como faço para fazer a limpeza da gaiola e do ninho sem que ela se assuste e abandone-o? 
5- Se eu fizer a limpeza da gaiola como sempre faço, ela irá abandonar o ninho ou somente se eu ou outra pessoa ficar frequentemente mexendo na gaiola? E de quantos em quantos dias devo limpar a gaiola e o ninho para que a fêmea não o abandone?
6- Todo dia coloco a gaiola no quintal para o casal ficar mais a vontade e descontrair com os outros pássaros do local, se a fêmea estiver na postura ou com filhotes no ninho, posso colocar normalmente a gaiola todos os dias no quintal e depois recolher novamente como sempre faço? Isso não irá atrapalhar?
7- Para saber com quantos dias os filhotes estão, tenho que pegar e abrir o ninho, certo? Desse modo, como irei fazer para abrir o ninho todo dia e a fêmea não abandona-lo?
8- Durante a postura, tenho que deixar a gaiola em um local silencioso e sem presença de pessoas?
9- O macho, como pai, irá se "tocar" que possui filhotes e irá ajudar a alimenta-los? Digo isso, pois não sei se ele já acasalou alguma vez, pois adquiri ele já adulto.. Porém sei que a fêmea já teve posturas anteriores e sempre foi uma ótima mãe.

Além das respostas, se possível, gostaria de algumas dicas para um bom sucesso na criação, durante a postura e após com os filhotes já nascidos..

Sei que são muitas dúvidas, mas nunca consegui obter filhotes de periquitos, portanto gostaria da compreensão de todos.

Desde já agradeço!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 235

Ver perfil do usuário

Re: Fêmea possivelmente prestes a iniciar uma postura..

Mensagem por leticia_cristina em Sab Maio 24, 2014 1:44 pm

GALERAAA NASCEUUUUUU AEEEEEEEE!!!!  Laughing  Very Happy   cheers 

Então, vou contar a todos como tudo ocorreu... Primeiramente fiz o que o Mateus sugeriu, peguei o ovinho com todo o cuidado do mundo e o coloquei perto do meu ouvido, foi aí que escutei PIU PIU PIU, daí meu coração já se encheu de alegria, não sabia ao certo o que fazer naquele momento, pois eu estava muito emocionada e nervosa ao mesmo tempo, até que resolvi ir retirando a casca do ovo com a mão tremendo de nervosismo, mas com muito cuidado, é claro (como o Murilo me sugeriu). Foi quando percebi que começaram a surgir pequenos pontinhos de sangue na casca do ovo (já pensei no pior "meu Deus, ele morreu") então continue retirando a casca "chorando", até que comecei a ver o filhotinho, após ter retirado toda a casca, o coloquei no ninho, ele estava ofegante e pouco se mexia. Sendo assim, resolvi fazer ovoscopia nos outros ovos que restaram, (para ver se possuía mais algum filhote), então notei que em três eu tinha certeza que não estavam galados e os descartei, fiquei em dúvida em um ovinho, pois em uma parte dele a luz não passava e o ovo estava meio escurinho. A partir disso, coloquei o ovo que eu tinha dúvidas junto com o filhote no ninho e o inseri na gaiola, logo em seguida a mamãe dele, rapidamente entrou no ninho e começou a meio que limpar o filhote com o seu bico. Foi tudo muito emocionante, não tenho nem palavras para descrever como eu estava e estou feliz com a chegada desse pequenino I love you 

SEJA MUITO BEM-VINDO A FAMÍLIA MEU AMADO(A):

Amigos, ainda me restam algumas dúvidas:

1- O fato do filhote ter nascido com sangue é normal? Pois assisti alguns videos e em todos eles os filhotes nasciam normal, sem presença de sangue algum, estou muito preocupada com isso,  Neutral Mas aparentemente agora ele está bem, está se mexendo e tudo, e não está mais sangrando, foi só na hora da retirada do ovo mesmo.

2- Será que tanto a mãe como o pai não vão machuca-lo? Tenho medo disso acontecer, pois o filhote é muito pititiquinho e sensível e observei que a Crystal fica se mexendo demais no ninho e acaba pisando nele com aquelas unhas afiadas.

3- A partir de quando o filhote começa a ser alimentado pelos pais? Desde que ele já nasce? No momento, percebi que o macho está alimentando a fêmea.

4- Quantas vezes por dia eu posso olhar o filhote ou mexer na gaiola para trocar comida, água e tal?

5- É normal tanto o macho quanto a fêmea ficarem juntos dentro do ninho com o filhote ao mesmo tempo?

6- Coloquei um pouco de serragem de hamster em volta do filhote, para ajudar a esquenta-lo, fiz certo?

Um grande abraço a todos!!! 

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Sab Maio 24, 2014 3:46 pm

parabéns o tão esperado por todos nos nasceu iruuuu kk leticia n vou responder passo a passo deixar para os + esperientes uma pergunta embaixo dele tá amarelo é uma pena ou gema? 1- já perdi muitos pintinhos de galinha devido ao sangramento q eu n sabia descascar os ovos pois tem epoca em q as aves n tem força para sair do ovo + parece q ele esta bem.boa sorte pra ele  Very Happy 

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino
Reputação : 225

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gladson Edgar em Sab Maio 24, 2014 4:24 pm

Leticia crio que seu filhote não vai sobreviver =/ ...

uma pergunta quando vc abril o ovo ele estava se mexendo ,avia liquido ou sangue..?

'' Você pode ter dezenas, milhares,
mas se não souber amar, vai ser a mesma coisa
de não ter nenhuma. Vago de Sentimento.
Criar, Ter, Amar, são palavras diferentes
no quisito criação, hobby, dedicação.''

Gladson Edgar
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 46
Reputação : 55

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Sab Maio 24, 2014 4:48 pm

Podem encerrar o tópico. Infelizmente o filhote não aguentou e morreu. A verdade é que eu só abri o ovo pois me falaram que eu devia abri-lo pois ele já tinha 18 dias de choco.

Gladson, quando eu abri o ovo, já havia sangue dentro, junto com o filhote, porém o filhote estava piando e se mexendo, o coloquei no ninho e ele ainda piava e se mexia, depois de 1 hora fui olhar como o filhote estava e ele não se mexia, na hora pensei que ele estava dormindo, mas ele nem respirava, então tentei toca-lo para ver se ele acordava e se voltava a se mexer, mas nada adiantou. Também percebi que ele era muito pequeno, hoje ele completava 18 dias de choco, mas acho que ele não estava pronto para nascer ainda, porém quando peguei o ovo, o filhote se mexia e piava lá dentro, acredito que ele era prematuro. Agora aqui estou, chorando de tristeza...

Agradeço a todos que acompanharam o meu tópico.

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Sab Maio 24, 2014 4:58 pm

leticia n fica triste isso acontesse  Crying or Very sad , se ele estava piando no ovo é pq já era tempo de nascer porÊm ou ele n teve força ou morreu devido o sangramento.

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Sab Maio 24, 2014 5:43 pm

Mateus, mesmo não querendo a gente fica triste né, ainda mais eu que nunca tive essa oportunidade de se quer ter um filhotinho... Mas fazer o que né, nem todo mundo pode ter essa oportunidade pale 

Mateus, mas o sangramento só ocorreu quando o ovo foi aberto, não era ele que estava sangrando, deu impressão de que o sangue estava para fora do filhote, junto com o ovo, entende? Depois que toda a casca foi retirada, ele não sangrou mais, tanto é que eu fiquei olhando ele no ninho e não sai nada de sangue dele. Realmente não sei ao certo o que exatamente ocorreu.

Ainda não tive coragem de retira-lo do ninho, é normal um filhote recém nascido não se mexer durante algum tempo? Nem se quem mexer o peito como se estivesse respirando? Tenho medo de retira-lo do ninho e ele não estar exatamente morto, mas dormindo, sei lá...

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gladson Edgar em Sab Maio 24, 2014 5:48 pm

Leticia já crio periquitos a 5 anos ,nunca abrir um ovo de periquito o fato de vc ter aberto o ovo matou o filhote .... se conta 18 dias do dia que o ovo foi posto ,exemplo ..tenho uma fêmea que põe 8 ovos , o embrião do oitavo ovo não estará formado no mesmo tempo que o embrião do primeiro ovo que foi posto . isso é importante e nunca abra ovos das suas aves, o sangue era o material genético dele que ainda não tina sido formado ,.. mas não fique triste sei que vc não teve a intenção ..sua periquita vai ter outra postura ..e vc estará pronta ,anote o dia que o primeiro ovo foi posto ..e adicione dois dias a mais para o nascimento do próximo beber exemplo ,meu filhote nasceu dia 18 o próximo nascera dia 20 ...entendeu ?

Gladson Edgar
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Sab Maio 24, 2014 5:54 pm

leticia creio q ele está morto + veja direito antes de joga-lo fora, o umbigo dele parece tá com a gema para fora tipo estufada, acho q ele n teve força pra sair do ovo. + logo logo vc irá conseguir uma ninhada. boa sorte... Smile 

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Sab Maio 24, 2014 5:57 pm

Lhe entendo perfeitamente Gladson, o fato é que eu só abri o ovo pois uma certa pessoa, me disse que eu deveria abri-lo pois já estava com 18 dias de choco, fiquei com isso na minha cabeça e então fiquei com medo dele morrer dentro do ovo. Não devia ter escutado essa pessoa, acabei matando o meu tão esperado filhote por causa disso... Enfim, irei enterrar o pobrezinho e dar um descanso de 2 meses para a fêmea.

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Sab Maio 24, 2014 6:00 pm

mateus leite ferreira escreveu:leticia creio q ele está morto + veja direito antes de joga-lo fora, o umbigo dele parece tá com a gema para fora tipo estufada, acho q ele n teve força pra sair do ovo. + logo logo vc irá conseguir uma ninhada. boa sorte... Smile 

Mateus, realmente ele está com uma parte da barriguinha amarelada, quando ele nasceu ainda estava estufada, agora parece que está seca  Neutral

Será que a pedra de cálcio deixa o ovo muito duro, assim o filhote não consegue quebra-lo? Digo isso pois eles adoram pedra de cálcio e sempre tem uma disponível na gaiola, eles vivem roendo ela...

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Sab Maio 24, 2014 6:04 pm

Já enterrei o pequeno, foi muito triste, mas, bola pra frente...

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gladson Edgar em Sab Maio 24, 2014 6:04 pm

ok, Não fique assim sua fêmea terá novas crias em breve ,não der descanso de 2 meses basta fortalecer a alimentação dela com uma variedade de grãos ..

Gladson Edgar
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Sab Maio 24, 2014 6:12 pm

Gladson, irei sim dar o descanso para a fêmea e para o macho também, pois ele foi mais do que um pai, parecia até com a "mãe", ajudando a fêmea a chocar os ovinhos, ele até passava a noite junto com ela dentro do ninho. Depois do inverno tentarei novamente, só que dessa vez não irei seguir conselhos que eu considero errados.

Obrigada por todo esse apoio pessoal, vocês são demais.

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gladson Edgar em Sab Maio 24, 2014 6:18 pm

o fato da fêmea chocar não desgasta ela ....pq os filhotes não nasceram e não ouve um desgaste grande vc dando uma variedade de grãos e cálcio pra ela isso resolve.. eu gosto de deixa a natureza falar por se se a fêmea não quiser reproduzir ela vai para ..tenho uma fêmea aqui que ela só cria 4 filhotes por vez , se ela tiver mais que 4 ovos ela quebrar ..os animais sabem o que e ate onde pode chegar ..

Boa sorte ...suas crias

olhe as minha tem 5 dias de nascidas

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Gladson Edgar
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gladson Edgar em Sab Maio 24, 2014 6:19 pm

Gladson Edgar escreveu:o fato da fêmea chocar não desgasta ela ....pq os filhotes não nasceram e não ouve um desgaste grande vc dando  uma variedade de grãos e cálcio pra ela isso resolve.. eu gosto de deixa a natureza falar por se se a fêmea não quiser reproduzir ela vai para ..tenho uma fêmea aqui que ela só cria 4 filhotes por vez , se ela tiver mais que 4 ovos ela quebrar ..os animais sabem o que e ate onde pode chegar ..

Boa sorte ...com suas crias

olhe as minha tem 5 dias de nascidas

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Gladson Edgar
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Elayne Rezende em Sab Maio 24, 2014 7:51 pm

Letícia, eu entendo sua atitude, você percebeu que o filhote não estava conseguindo quebrar a casca do ovo e quis o ajudar nessa tarefa. Acredito que foi um erro, porém não acho que isso matou o filhote. Acredito que ele não sobreviveria. É a lei da natureza onde só sobrevivem os mais fortes, é a seleção natural. A quebra da casca é um obstáculo que seleciona os mais fortes para a vida. Se ele não conseguia quebrar a casca ele não era um dos mais fortes e não sobreviveria.
Sei que isso é decepcionante, mas bola pra frente. Ainda tem um ovinho a ser chocado. Além disso, seu casal é maravilhoso. E vão ser ótimos pais. Não se preocupe, pois ainda virão muitas crias fortes e saudáveis.

Elayne Rezende
Criador nível 2
Criador nível 2

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 10
Reputação : 48

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Sab Maio 24, 2014 8:31 pm

Tenho que concordar contigo Elayne. Agradeço pelo seu apoio, realmente fiquei muito abalada com isso tudo, mas fazer o que né...

Pessoal, tenho mais duas dúvidas, se puderem me ajudar eu serei eternamente grata:

1- Percebi que as fezes da fêmea estão meios alteradas, estão moles, será que isso é devido a postura que ela teve?
2- Como citei anteriormente, irei dar um descanso para o casal e principalmente a fêmea, sendo assim, retirei o ninho na gaiola, porém a fêmea está muito agitada, fica pulando onde o ninho ficava (no suporte) e fica "gritando", acredito que ela esteja sentindo falta do seu ninho, será que devo coloca-lo de volta ou devo deixar ela se acostumar a ficar sem o ninho?

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Elayne Rezende em Sab Maio 24, 2014 8:41 pm

Letícia, você já retirou o ninho? E o outro ovinho?

Elayne Rezende
Criador nível 2
Criador nível 2

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Sab Maio 24, 2014 8:44 pm

Elayne, o outro ovo também não estava galado (fiz ovoscopia), aí o descartei, pois se ele estivesse galado, já deveria ter aparecido alguns sinais durante a ovoscopia...

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Elayne Rezende em Sab Maio 24, 2014 8:49 pm

hum, é uma pena! Mas virão outros, com certeza, e mais fortes.

Elayne Rezende
Criador nível 2
Criador nível 2

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Sab Maio 24, 2014 8:53 pm

Quanto as minhas duas dúvidas, você sabe me responder?

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Elayne Rezende em Sab Maio 24, 2014 8:58 pm

As fezes eu acredito que deve ser por causa da postura sim. Depois de algum tempo voltam ao normal.
Não acho que ela esteja sentindo falta do ninho, mas dos ovos e do filhote. Acredito que ela não entendeu bem o que aconteceu, mas ela se acalmará em breve.

Elayne Rezende
Criador nível 2
Criador nível 2

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Matheus001 em Sab Maio 24, 2014 9:43 pm

Que pena lele torci tanto para nascer os filhotes

Matheus001
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Sub-Nick : Matheus
Quantos pássaros você cria? : Um casal
Reputação : 4

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Dom Maio 25, 2014 12:32 pm

Matheus, todos estávamos torcendo, mas fazer o que né, nunca pensei que a primeira vez que eu ia conseguir um filhote, ele iria morrer desse jeito  Neutral

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Dom Maio 25, 2014 12:55 pm

Olá Leticia, a cria morreu porque era prematuro ou seja não estava pronta para nascer pelo aspecto dele ele deveria nascer somente no outro dia, me desculpe a sinceridade mas ajudar ele a nascer o levou a morte porque ele ainda precisava estar dentro da casca.
E quando eles nascem de modo normal não pode haver sangramento e a barriga deles não é amarela.
Um dia antes do nascimento eles começam piar mas não quer dizer que estão prontos para nascer, eles só estão prontos para nascer quando estão rompendo a casca o que eu acredito que não era o caso.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:17 pm

Conteúdo patrocinado

Página 13 de 14 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: