Quartetos de canários de cor Cuidados na sua preparaçăo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quartetos de canários de cor Cuidados na sua preparaçăo

Mensagem por Davi Hemerly em Ter Set 18, 2012 9:36 am

Quartetos de canários de cor Cuidados na sua preparação

Por definiçăo, quarteto é um conjunto de quatro canários semelhantes que, além de serem julgados individualmente, săo julgados também por um item chamado harmonia, que mede a igualdade entre eles.

Os quartetos tęm importância muito grande em concursos, tanto pela pontuaçăo, 50 % maior que a de canários individuais, quanto pela indicaçăo de qualidade do plantei do criador.

Obter um canário campeăo pode ter um componente de sorte, mas obter um quarteto campeăo indica que está envolvido outro componente, a linhagem do plantel.

Fatores na formaçăo de quartetos

Os fatores mais importantes para se produzir quartetos de boa qualidade săo: qualidade individual dos pássaros do plantel, linha gem bem fixada, adoçăo de técnicas de poligamia e boa produtividade na criaçăo.

A adoçăo de técnicas de poligamia contribue em muito para a elevaçăo do nível de qualidade do plantei, bem como sua padronizaçăo e fixaçăo de linhagem, aumentando as chances de formaçăo de quartetos a cada novo ano de criaçăo.

Julgamento dos quartetos

A harmonia vai depender das diferenças entre os canários do quarteto, e o Manual de Julgamento da OBJO estabelece os critérios para sua pontuaçăo: apresentados na Tabela 1.

A avaliação da harmonia como FRACA, resulta na desclassificaçăo do quarteto.

Montagem dos quartetos

A montagem de quartetos segue algumas regras de procedimentos simples que visam juntar os canários de melhor qualidade e mais iguais obtidos naquele ano e naquela cor.

Tabela 1
Critérios OBJO para pontuaçăo


MUITO BOA > 8 pontos > Pássaros semelhantes em todos os itens do julgamento
BOA > 7 ou 6 pontos > Pequena diferença em um dos itens de julgamento
REGULAR > 5 ou 4 pontos > Pequena diferença em dois itens do julgamento
FRACA > 3 ou menos > Diferença importante em pontos dois ou mais itens de julgamento

É evidente que é mais fácil montar quartetos de menor qualidade, mas o criador deve valorizar seu trabalho usando seus melhores canários.

Comece a preparaçăo do quarteto separando todos os canários da mesma cor, que tenham o melhor padrăo de qualidade disponível.

Numa primeira passagem, elimine aqueles canários que se mostrem muito diferentes em tipo, se melânicos ou em variedade e categoria, se lipocrômicos. Também descarte os muito desarmônicos quanto ao tamanho, forma e plumagem, reduzindo-se assim o grupo sob análise.

Defina um item de julgamento, que deve ser o de maior valor naquela cor. Por exemplo, se estamos trabalhando com Negro-Marrom Oxidado (Verde, Azul, Cobre) a envoltura deverá ser o parâmetro escolhido e em seguida o desenho e qualidade da melanina. Neste caso a envoltura deverá ser a mais oxidada possível com ausęncia de feomelanina, o desenho bem largo e a eumelanina bem negra.

Continuando, avalie os canários por cima e classifique-os por ordem decrescente de qualidade do parâmetro adotado, no caso envoltura.

Separe os canários em grupos de tręs. Classifique-os em grupos, com a envoltura mais oxidada ŕ esquerda até o pior grupo, menos oxidado, ŕ direita. A quantidade de grupos separados vai depender do padrăo de qualidade que definirmos como aceitável.

Esta primeira separaçăo já dá uma idéia das possibilidades de se obter um quarteto. Năo havendo homogeneidade nesta etapa, dificilmente teremos sucesso.

A próxima etapa vai consistir na análise dos demais parâmetros de avaliaçăo que, no nosso exemplo, săo o desenho (quanto mais largo melhor) e a qualidade da melanina (o mais negra possível).

O objetivo agora é, dentro da escala de envolturas decrescentes, verificar e agrupar onde estăo os desenhos e melaninas mais iguais.

Se as diferenças entre dois grupos contíguos săo grandes dificilmente se conseguirá montar um quarteto que valha a pena. Quanto mais a direita se tiver grupos semelhantes, pior será o nível de qualidade de nosso quarteto.

Caso se obtenha sucesso nesta etapa e se encontre cinco, seis ou mais canários com todas estas características semelhantes, parta para a próxima etapa do trabalho: individualize os canários escolhidos em gaiolas de exposiçăo.

Ordene os canários, tentando manter a ordem inicial, e vamos analisá-los na altura dos olhos para completar a avaliaçăo dos demais itens de julgamento: Variedade, categoria, tamanho, forma, plumagem, etc.

Nesta etapa tente substituir os canários mais diferentes por canários os mais a esquerda na classificaçăo inicial. É um processo de tentativa e erro, e é necessária muita pacięncia e bons canários para chegar a bom termo.

Dificilmente se conseguirá separar quatro canários iguais em todos os quesitos. O objetivo é obter um conjunto o mais igual possível quanto aos itens de maior valor no julgamento.

Năo esqueça de observar atentamente cada canário do quarteto quanto a defeitos desclassificatórios como unhas e penas lipocrômicas nos melânicos, manchas melânicas em canários lipocrômicos, especialmente nas coxas dos mosaicos, fungos de unha, etc.

Parâmetros importantes de cada cor

A leitura atenta do Manual de Julgamento permite destacar que características usar quando estivermos trabalhando com determinada cor. como por exemplo:

Brancos: A variedade e categoria serăo os parâmetros escolhidos na primeira etapa, pois valem 47 pontos em 94 no total. Selecionamos os mais brancos. O próximo elemento deverá ser plumagem, que deverá ser bem assentada, muito
brilhante, o que vai realçar a cor. A forma também deverá um dos elementos usados na escolha.

Ágatas: O tipo será o parâmetro. A envoltura deverá ser bem diluída, com realce para a variedade, com lipocromo bem vivo e brilhante, fazendo realçar o desenho.

A consulta ao Manual orienta na seleçăo dos parâmetros das várias cores.

Manutençăo do quarteto até o concurso

Uma vez montado o quarteto, de preferęncia com mais de um reserva (para se evitar surpresas de última hora), nossa tarefa agora é mantę-lo sem grandes alteraçőes nem acidentes até o dia do concurso.

Individualizar os canários é imprescindível. Evita debicagens, que destroem a plumagem, transtornos por brigas entre os machos, fęmeas arrancando penas na preparaçăo para cria, etc.

Também a individualizaçăo permite manter a mesma alimentaçăo para todos os canários, evitando-se que uns engordem mais que os outros. Em algumas situaçőes podemos administrar regimes diferenciados para algum canário que necessite emagrecer ou engordar um pouco.

Os regimes de banhos de água e sol também devem ser iguais para os canários do quarteto.

A observaçăo diária dos canários permite avaliar qualquer alteraçăo significativa, agindo-se antecipadamente para mantę-los harmônicos até o concurso.

Conclusăo

A prática na montagem de quartetos contribui em muito para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos. O quarteto é uma demonstraçăo da qualidade do plantei e o cuidado na sua preparaçăo demonstra a competęncia do criador.

Fonte: criadourokakapo.com

Fórum Nação dos Pássaros


Última edição por Davi Hemerly em Sex Out 19, 2012 10:23 am, editado 1 vez(es)


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quartetos de canários de cor Cuidados na sua preparaçăo

Mensagem por Arthur Ferreira em Ter Set 18, 2012 11:55 am

Esta competição é uma das minhas favoritas!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 18
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quartetos de canários de cor Cuidados na sua preparaçăo

Mensagem por Reryson Colares em Seg Jun 30, 2014 8:17 am

Up!


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quartetos de canários de cor Cuidados na sua preparaçăo

Mensagem por Tarantinni em Seg Ago 04, 2014 6:35 pm

Legal..


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta. 
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]




Tarantinni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : Theodoro
Quantos pássaros você cria? : 46
Mensagens : 1478
Reputação : 142
Idade : 24
Data de inscrição : 24/05/2014
Localização : Caratinga - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quartetos de canários de cor Cuidados na sua preparaçăo

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:33 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum