Tudo sobre como iniciar uma criação de diamante de gould

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tudo sobre como iniciar uma criação de diamante de gould

Mensagem por RAMIRO ZAFFARI em Seg Jan 13, 2014 7:50 pm

Amigos sou novo por aqui e estou começando agora, gostaria de criar diamantes de gould, tenho 4 casais de diamantes e tenho mais os manos p choca... Queria saber que época tenho q por o ninho, se devo dar alguma vitamina pra insentivar na reprodução, devo mudar alguma comida? ? Gostaria que me ajudassem fazer o basico do começo se possivel claro... Bom era isso, desde já agradeço quem puder me ajudar..

RAMIRO ZAFFARI
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Tudo sobre como iniciar uma criação de diamante de gould

Mensagem por William Monteiro em Ter Jan 14, 2014 5:48 am

Ramiro , bem vindo ao fórum e fique a vontade para perguntar sempre...

Bom , como vc mesmo destacou é um criador iniciante no mundo dos Goulds , então eu vou passar uma situação inicial de forma básica para vc entender melhor e iniciar corretamente com estes casais que já possui.

Os quatro casais que vc possui , devem estar cada casal em gaiolas individuais e já com o ninho tipo caixa instalado , com material como a fibra de coco para confecção do ninho. A época dos Goulds criarem já iniciou , mas isso também é um pouco relativo já que estas aves em boas condições de ambiente elas criam quase o ano todo.

Separando os casais em gaiolas individuais cada uma com seu respectivo ninho instalado , o ambiente de criação deve ser protegido de correntes de ar com período de iluminação de 8 a 10 horas diárias , uma alimentação base de sementes 60% de alpiste + 40% de Painço , uma farinhada complementar 2030 e cálcio em forma de siba ou no bebedouro usando Avitrim Calcio.

Dentro destas condições os casais podem iniciar o ciclo de reprodução dentro de trinta dias , como pode levar de dois meses a quase um ano para iniciar a sua postura !
Caramba mas isso é muito tempo ?

Infelizmente os Goulds como outros diamantes , tem suas particularidades e cada casal responde de uma forma diferente , uns mais rápidos e outros mais lentos e vc deve ter uma coisa que é fundamental para a criação de Goulds , a PACIÊNCIA...
Você vai ler textos longos e repetitivos dizendo um monte de coisas sobre a criação do Gould , parecendo no final que é só apertar um botão e pronto , mas não é assim e por isso passei uma situação inicial e resumida para vc iniciar sem maiores problemas e obter os resultados passo a passo.

A partir deste primeiro passo , vai postando suas perguntas a vontade e vamos montando um esquema seu de criação...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Mensagem por RAMIRO ZAFFARI em Ter Jan 14, 2014 5:58 pm

Bom vou fazer o q devagarzinho o q vc explicou... Soh falta eu dar cálcio, porque o resto acho q to no caminho certo...
Mas a principio é isso pra iniciar? ? Se tiver mais alguma coisa me avisa...
Desde já agradeço sua ajuda william...

RAMIRO ZAFFARI
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Ter Jan 14, 2014 6:15 pm

Ramiro , inicialmente é isso mas uma dica seria vc entrar com Avitrim- E inicialmente por 20 dias. Este suplemento corrige qualquer dicifiência embrionária que possa ocorrer e além disso a vitamina E incentiva a cópula.
Somente na fase de postura entra com o Calcio e segue o que indiquei...

A segunda fase da criação é remanejar os ovos para as amas , mas vou passando passo a passo para vc...

Boa sorte

William Monteiro
Ausente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por RAMIRO ZAFFARI em Qua Jan 15, 2014 9:28 am

Só mais uma duvida William o avitrim E como dou ? ? Troco todo dia a água ? ? Já posso começar a dar ?? Abraço

RAMIRO ZAFFARI
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Qua Jan 15, 2014 3:50 pm

Vc deve fornecer diariamente pelo período que eu citei , e se a ave não consumir todo conteúdo de um dia para o outro deve ser trocado sim , ainda mais com esse calorão todo...

William Monteiro
Ausente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por RAMIRO ZAFFARI em Qui Jan 30, 2014 8:28 pm

Amigo William um casal de diamantes colocou 2 ovos até agora.. O q devo fazer? Já colocar eles com os amas?? Coloquei os ovos de mentira nos amas eles ficam o tempo todo chocando, ai taria afim de colocar os ovos tb dos diamantes..Tou dando avitrim E para eles..Devo dar mais alguma coisa p eles comer ou tomar??? Fico no aguardo... Desde já agradeço...Abraço

RAMIRO ZAFFARI
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Sex Jan 31, 2014 7:35 am

Geralmente a postura é de 4 a 7 ovos , mas se o casal não botou mais além dos dois ovos , vc deve retirar e colocar nas amas (manons) substituindo os ovos plásticos pelos de Gould.
Se a fêmea de Golud ainda não terminou a postura, vc pode ir retirando os ovos dela e substituindo pelos plásticos também , e o ovos vc coloca em um recipiente com painço até juntar todos que ela botar.
Vejo que já iniciou bem direitinho , pois vc já havia colocado o ovo plástico para os manons e isso é o correto !
Continue oferecendo o Avitrin- E para os Goulds normalmente !

Quando vc colocar os ovos para os Manons chocar , vc vai contar 6 dias e fazer a ovoscopia nos ovos , mas isso falamos depois...

William Monteiro
Ausente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ramon Bezerra em Sex Jan 31, 2014 2:42 pm

Ramiro, Willam, a conversa tá me servindo bastante. Também sou novo na criação de Goulds, e estou com um casal. Eles ainda tão nas preliminares, o macho tá fazendo o ninho e começou a cortejar a fêmea. Dormem no ninho juntos. Estou dando uma mistura de alpiste (maior parte), painços, senha e colza. Coloquei uma ração extrusada Alcon e não os vejo comerem. Ofereci colve e pepino e eles não demonstraram interesse. Devido um post do William tô dando Avitrin-E. Estou com 3 Manons que tão em outro recinto e já tão preparando o ninho. Creio que sejam 1 macho e duas fêmeas e tão todos juntos no ninho, apesar de haver duas caixinhas no viveiro. Acompanharei aqui as dicas.
Desde já grato.

Ramon

Ramon Bezerra
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Mensagem por Julia em Sab Fev 01, 2014 7:34 am

Olá a todos,

ótimas dicas William, vou precisar destas dicas!!

Atenciosamente.

''Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por
dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível.''

Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 238

Ver perfil do usuário

Mensagem por RAMIRO ZAFFARI em Sab Fev 01, 2014 1:08 pm

William preciso de vc de novo!! hehehe.. referente a comida.. Que comida dou a eles agora nessa época ? Se vc disser o que devo misturar em porcentagem de cada  melhor, ai faço eu mesmo a mistura..
Essa pergunta me refiro agora q eles estão colocando ovos e outros fazendo ninho..

Devo continuar somente com o avitrim E ?? Nem penso em cálcio agora...
Disculpa por tantas perguntas, mas é que sei pouco!!!!

Abraço a todos, obrigado

RAMIRO ZAFFARI
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Novo criador de Diamantes Gold

Mensagem por Ivo Junior em Sab Fev 01, 2014 7:09 pm

tudo bem? gostei muito da sua explicação, estou tb com 4 casais, mas em uma só gaiola grande...isso será, não vou conseguir a criação? já estou com eles 70 dias na gaiola....obrigado!!!!

Ivo Junior
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Dom Fev 02, 2014 5:09 am

Ramiro , eu faço uso de uma mistura que desenvolvi ao longo dos anos de criação de Goulds , Bavettes e Calafates tendo como base o alpiste tanto no verão quanto no inverno!
Eu compro as sementes a granel e faço a minha própria mistura e seguem o seguinte :

No verão eu misturo 50% de painço +50% de Apliste.
No inverno eu entro com 50% de alpiste + 40% de painço +5% de Níger + 5% de senha.

Essa diferença é baseada na necessidade que o metabolismo da ave exige de acordo com o clima , e no frio o Gould necessita de uma parcela extra de gordura que forneço através do Níger , a senha oferece algumas propriedade extras também importante nessa época.

Quanto ao Avitrim- E , se a ave já entrou em postura vc deve parar com o fornecimento a partir da postura do quarto ovo e entrar com o Avitrim Cálcio , isto porque deve ser feita a reposição de cálcio que a ave desprendeu devido a postura...

Vejo que está indo tudo bem , e fique a vontade para perguntar quando quiser...

William Monteiro
Ausente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por RAMIRO ZAFFARI em Dom Fev 02, 2014 11:30 am

William desde já eu agradeço e muito essas tuas recomendações...Bom poder contar com pessoas esperientes como vc, muito obrigado mesmo!!!!
Qualquer coisa te chamo...

Abraço

RAMIRO ZAFFARI
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Dom Fev 02, 2014 1:09 pm

Fica a vontade amigo , se precisar estamos aqui...

William Monteiro
Ausente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por RAMIRO ZAFFARI em Qua Mar 05, 2014 11:22 am

Amigo estou com problema com os meus manons... Eles começarao a chocar, chocarão uns 4 dias direto dia e noite e agora eles simplesmente desistirão.. So ficão no ninho a noite e durante o dia n querem nem saber.. Sendo assim nada de ovos chocados neh!! O q devo fazer ??O q estou fazendo de errado??? Tenho eles dentro de ninho de canario.. Pode ser disso??? O que vcs me sugerem?? Já tem mais um casal colocando ovos e nem sei o q fazer!!!!.. Fico no aguardo e desde já agradeço a ajuda...

RAMIRO ZAFFARI
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Qua Mar 05, 2014 4:08 pm

O ninho correto para o Manon chocar os ovos dos Goulds é o tipo caixa com um de canário adaptado dentro dele , e o fato do ninho aberto pode ser um agravante deixando a ave insegura na hora do choco.
Digo inseguro devido ao fato do Manon ser uma ave que choca e cria no escuro exigindo um ambiente fechado tipo toca , isso é da natureza da ave !
Providencie um ninho da forma que eu falei para não perder os próximos chocos...

William Monteiro
Ausente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por RAMIRO ZAFFARI em Qua Mar 05, 2014 7:11 pm

I vc acha q vem so disso ??? Outra coisa amigo.. Agora tem um casal que começou de novo colocar ovos, mas assim, ela n coloca todos os dias, ela coloca um dia o outro não. Voce acha q devo tirar os ovos e ir colocando os de mentira ?? E quantos dias posso esperar pra poder colocar os verdadeiros nos manons ???

RAMIRO ZAFFARI
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por RAMIRO ZAFFARI em Qua Mar 05, 2014 7:13 pm

Ah, amigo esqueci de uma coisa, que nem os manons devo colocar algum material para eles fazerem ninho ou só o ninho de canários é o suficiente ???Disculpa por tanta pergunta, mas se puder me ajudar fico bem grato... Abraço

RAMIRO ZAFFARI
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Qua Mar 05, 2014 7:56 pm

Você deve ir retirando os ovos e guardando em um recipiente com painço , deve substituir sempre que retirar o verdadeiro pelo plástico e assim que a fêmea terminar a postura você coloca todos ao mesmo tempo para os Manons.
O Manon não exige material para confeccionar o ninho se vc utilizar um de canário adaptado internamente , mas faça isso com antecedência para os Manons acostumarem com o ninho !

Pode perguntar a vontade amigo , estamos aqui para isso...

William Monteiro
Ausente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por RAMIRO ZAFFARI em Qua Mar 05, 2014 9:15 pm

E quanto ao tempo que posso esperar pra por os ovos dos diamantes nos manons ? Tem dias ou tanto faz ?? E QUANTO AO RETIRAR OS OVOS DOS DIAMANTES, PODE SER AO DIA OU TEM Q SER A NOITE SEM QUE ELES NOTEM A RETIRADA??? Vou fazer o que vc disse depois te aviso.. Desde já muito obrigado William.

RAMIRO ZAFFARI
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Qua Mar 05, 2014 9:21 pm

Tem que esperar a postura do ultimo ovo do Gould e o mais breve possível vc deve colocar os ovos nos Manons , pois se passas muito tempo eles goram mesmo acondicionados no painço.
Os ovos podem ser retirados sempre que as aves estão fora do ninho , e isso acontece durante o dia pois a noite eles dormem sobre os ovos.

William Monteiro
Ausente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GuilhermeSilva em Qua Mar 19, 2014 3:12 pm

William, Ramiro e demais amigos desculpe por atravessar a conversa de vocês, mas achei alguns vídeos que podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas acima descritas. Estou tirando algumas lições deles para o manejo dos meus futuros goulds. Inclusive indiquei esses vídeos para a Raquel em outro tópico.
Segue o link do canal: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Está meio confuso o canal, tem que procurar os vídeos do gould, são nove no total mas que para mim que não sabia nada está valendo a pena!!!

GuilhermeSilva
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30 canários e mais 10 exóticos

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anderson Luis Narloch em Qui Mar 20, 2014 8:46 am

Bom dia Willian boas respostas.

Como já mencionei em outros tópicos sou novo na criação de Goulds
faz uma semana que comprei dois casais, então a duvida que ainda me resta
é a seguinte, a Vitamina-E eu posso começar a dar hoje por exemplo e continuar dando até eles entrarem na primeira postura, (OU SEJA COLOCAREM O PRIMEIRO OVO) e dai sim parar de dar e entra com o Avitrin Cálcio e continuar até o fim da postura, seria isso?

Anderson Luis Narloch
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ramon Bezerra em Qui Mar 20, 2014 11:52 am

William Monteiro escreveu:Ramiro , bem vindo ao fórum e fique a vontade para perguntar sempre...

Bom , como vc mesmo destacou é um criador iniciante no mundo dos Goulds , então eu vou passar uma situação inicial de forma básica para vc entender melhor e iniciar corretamente com estes casais que já possui.

Os quatro casais que vc possui , devem estar cada casal em gaiolas individuais e já com o ninho tipo caixa instalado , com material como a fibra de coco para confecção do ninho. A época dos Goulds criarem já iniciou , mas isso também é um pouco relativo já que estas aves em boas condições de ambiente elas criam quase o ano todo.

Separando os casais em gaiolas individuais cada uma com seu respectivo ninho instalado , o ambiente de criação deve ser protegido de correntes de ar com período de iluminação de 8 a 10 horas diárias , uma alimentação base de sementes 60% de alpiste + 40% de Painço , uma farinhada complementar 2030 e cálcio em forma de siba ou no bebedouro usando Avitrim Calcio.

Dentro destas condições os casais podem iniciar o ciclo de reprodução dentro de trinta dias , como pode levar de dois meses a quase um ano para iniciar a sua postura !
Caramba mas isso é muito tempo ?

Infelizmente os Goulds como outros diamantes , tem suas particularidades e cada casal responde de uma forma diferente , uns mais rápidos e outros mais lentos e vc deve ter uma coisa que é fundamental para a criação de Goulds , a PACIÊNCIA...
Você vai ler textos longos e repetitivos dizendo um monte de coisas sobre a criação do Gould , parecendo no final que é só apertar um botão e pronto , mas não é assim e por isso passei uma situação inicial e resumida para vc iniciar sem maiores problemas e obter os resultados passo a passo.

A partir deste primeiro passo , vai postando suas perguntas a vontade e vamos montando um esquema seu de criação...

William,
uma dúvida sobre a mistura de sementes. Aqui em outros tópicos vi tu indicar a mistura de sementes. MInha dúvida: aqui os goulds tem uma predileção pelo alpiste. Eu tenho colocado os painços e o alpiste em vasilhas diferentes. Se colocarmos a mistura ele seleciona até ter na vasilha apenas os painços. Tu sugere a mistura é para forçar uma alimentação diversificada? Será que eles podem reduzir o consumo diário se na vasilha não há alpiste?

Ramon Bezerra
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:52 am

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: