Mãe de primeira viajem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mãe de primeira viajem

Mensagem por Laryssa em Sex Jan 03, 2014 5:10 pm

Primeiramente boa noite e olá a todos!

seguinte pessoal, é a primeira vez que crio pássaros então vocês podem imaginar como fiquei feliz quando eles colocaram ovos. Foram 5 e nasceram 4, dois já estão criando peninhas e os outros dois ainda são pequenininhos.

O negócio é que o ninho está IMUNDO, eu to com medo que eles peguem alguma doença ou coisa assim. Eu preciso lavar? Se sim, como eu faço?

Outra coisa, a fêmea tá com o rosto muito sujo, ela é toda branquinha sabe, seria bom eu dar um banho nela?

E um detalhe, o macho e a fêmea são irmãos, isso influi em algo na saúde do filhotes? (ficam mais frágeis?)

Se puderem me dar uma dicas fico muito agradecida... to com muito medo que os bbzinhos morram  Crying or Very sad

Laryssa
Criador novato
Criador novato

Feminino
Sub-Nick : Lary
Quantos pássaros você cria? : 6
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Mãe de primeira viajem

Mensagem por ErickTierling em Sex Jan 03, 2014 5:14 pm

Olá!

Tudo bem?

Vamos lá Às respostas...

Não aconselho lavar o ninho, apenas "tirar a sujeira móvel", mas isso se os filhotes ja estiverem todos com pelo menos canhoes (akelas peninhas brankinhas pekenininhas). Retire rapidamente para limpá-los (mas soh faça isso se realmente tiver mto imundo o espaço do NINHO).

A fêmea nao aconselh0 mexer... deixe q ela se limpe, deixe apenas uma banheirinha para q ela possa tomar banho.

Ser irmãos influencia SIM. Pode nascer filhotes defeituosos (como pode nascer perfeitinhos). Não aconselhamos que faça cruzamentos assim.

Alguma outra dúvida minha amiga?

Espero ter ajudado.

Abraços

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anthony Fernandes em Sex Jan 03, 2014 5:18 pm

Olá Laryssa, Parabéns pelo sucesso na reprodução.

1- Se o casal for muito assustado e ter muito medo de você o melhor é somente retirar o ninho e raspar as fezes secas o mais rápido possível para evitar que eles abandonem, já se o casal não se importar em mexer e for calmo basta raspar as fezes secas e colocar serragem de hamster no ninho, a serragem suja a umidade das fezes diminuindo a sujeira, mais ela deverá sempre ser trocada quando você perceber que está suja, assim não é necessário lavar que não é recomendado.

2- Você deve colocar um pote com água na gaiola para ela se banhar por conta própria, caso ela não se banhe não se preocupe pois ela não deve estar acostumada então vá colocando diariamente (Somente se estiver calor) uma hora ela poderá se banhar, ou quando ela sair do ninho tente borrifar água nela mais em jatos bem fracos e se ela não fugir continue caso ela corra para o ninho pare e tente novamente em outro momento.

3- Não é adequado fazer cruzamentos consanguíneos pois os filhotes tem riscos dê nascerem com algum problema ou deficiência, mais não é sempre que isso ocorre, então sempre observe se os filhotes se comportam normalmente.

Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 480

Ver perfil do usuário

Mensagem por Laryssa em Sex Jan 03, 2014 5:52 pm

Obrigada pela ajuda Erick e Anthony

dois dos filhotes ainda são peladinhos e é com eles que eu to mais preocupada porque eles ficam lá se remexendo em cima da sujeira... vou tentar limpar amanhã, mas eu tenho que tirar eles de dentro ou só faço afastar? Serragem eu colocava quando a fêmea começou a por mas ela ficava tirando então parei.

Eu ganhei o casal(únicos que nasceram da kita da minha avó), ia ficar só com a fêmea mas como ela tava muito tristinha então peguei o irmão pra fazer companhia mas não achei que eles fossem reproduzir (nem sabia se eram mesmo macho e fêmea). Tem como evitar sem separar eles? porque seria muita maldade.

E os filhotinhos, eu queria que eles ficassem mansinhos que nem as minhas calos, de vir pra dedo, eu posso dar papinha quando eles tiverem maiorzinhos?

Laryssa
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Sex Jan 03, 2014 5:57 pm

Vamos lá minha amiga...

Para evitar q procriem? Tire o ninho (soh depois q esses filhotes estiverem fora dela).

Para acostuma-los... qdo ja estiverem empenados, pegue-os e crie contigo fora (perceba se ja estao comendo sozinho, caso nao retire-os apenas por 2h no maximo por vez (nao passando d 3x por dia)

Quanto à limpeza... o viveiro eh grande? se for tente limpar dentro do viveiro mesmo (Caso nao, retire e limpe). Dica: tente abrir a casinha (tirar a tampa) e limpar rapidinho jogando pra fora do ninho a sujeira (deixando nakela parte da entrada do ninho) e dali jogue fora... caso veja q o casal ficou mto arisco (gritando ou voando) jogue apenas pra fora do ninho deixando perto da portinha (Pode ser q a femea faça a limpeza dali).

Espero ter ajudado.

Abraços

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anthony Fernandes em Sex Jan 03, 2014 6:03 pm

Você pode retirar os filhotes coloca-los em uma caixa e fazer a limpeza do ninho, para evitar que se reproduzam basta retirar o ninho.
Para domesticar os filhotes o melhor é retira-los dos pais quanto tiverem quase saindo do ninho com 25 dias, assim dão menos trabalho e são mais resistentes.

Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 480

Ver perfil do usuário

Mensagem por Laryssa em Sex Jan 03, 2014 6:22 pm

Muito agradecida! =)

Vou tentar fazer como você disse Erick, aqui uma foto do ninho pra vocês terem uma ideia

Esse canto do lado que a femea ta é onde ta mais sujo.

Aqui o pai-tio kkk

Laryssa
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Sex Jan 03, 2014 6:28 pm

Belo casal!!!

Boa sorte! Nos deixe atualizados quanto a situação.

Abraços

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:38 am