alimentação por sonda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

alimentação por sonda

Mensagem por izyushi em Dom Dez 15, 2013 10:35 am

Vou resumir: meu periquito australiano adulto parou de comer e está com peito seco. Ja tentei todos os alimentos e formas de dar disponiveis, exceto a sonda. Será a ultima tentativa, pois honestamente não sei se ele aguenta muito mais :/
ja vi videos e ja fiz aplicação de sonda em outros animais, nunca em psitacideos mas nao tem outro jeito, ele PRECISA comer.
Vou comprar a papa da nutropica e quero saber qual tipo de sonda eu uso? comprado em farmacias? que medidas tem que ter?

A veterinária dele não atende hoje, só amanhã, mas pra isso ele precisa aguentar até la.. por isso, farei a tentativa da sonda, mas que fique claro que NÃO estou substituindo á ida ao veterinário..

izyushi
Criador novato
Criador novato

Feminino
Reputação : 2

Ver perfil do usuário

Re: alimentação por sonda

Mensagem por ErickTierling em Dom Dez 15, 2013 11:25 am

Pois é meu amigo, não entendo dessa parte específica, mas t parabenizo por não desistir do veterinário.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Dom Dez 15, 2013 7:37 pm

Olá, você pode comprar um scalp na farmácia corta a agulha e deixe uns 5 cm do silicone e conecte a uma seringa de 5 ml também sem agulha.

Quando você comprar ele será assim:

Após as adaptações ele ficará assim:

Sempre prencha de papinha sem a presença de bolhas a seringa e depois conecte ao scalp e também preencha de papa e introduza pelo lado esquerdo da ave uns 3cm do silicone e depois introduza de leve a papinha comece com 2 ml se ele não regurgitar coloque mais 1ml, na próxima alimentação ofereça 3 ml se ele não regurgitar coloque mais 1ml, assim até chegar aos 6ml que eles consomem normalmente.

Última edição por Raquel F em Seg Dez 16, 2013 6:00 pm, editado 1 vez(es)

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por izyushi em Seg Dez 16, 2013 7:57 am

Obrigada Raquel.. mas foi tarde.. meu menino se foi ontem no final da tarde =(
agora vou conta oque houve.. ele começou a comer menos (ainda estamos tentando pensar no que pode ter sido) mas eu não percebi.. pois ele continuava brincando e conversando com a gente.. ai dia 14 encontrei ele caido no fundo da gaiola, dormindo.. assustei e fui mexer com ele! quando fui por ele no poleiro, ele meio que começou a bambar, todo mole! ja coloquei ele na gaiola hospital e trouxe ele pro meu quarto.. dei glicose e 1 gota de dipirona diluida em 30 ml de agua... ai, na manha do dia 15 ele ta melhorzinho... mas nao comia nada :C
eu estava conversando com o criador que me vendeu ele e comentei do ocorrido! aii ele veio ver o meu menino aqui em casa e disse que ele tava com o peito seco! ai sim, vi que ele nao tava bem.. demos 2 gotas de piu sana (enrolaflaxino) pq ele tava pesando 23 gr... a vet viajou! e estava em outra cidade.. só ia poder atendê lo hoje, entao comecei a tentar alimenta lo e todas as vezes sem sucesso! até que fui no petshop e comprei papinha e seringa. cheguei a alimenta lo! o papinho ainda se preencheu, mas ele nao resistiu... deitou de lado e se foi :(
obrigada pela ajuda...

Ele vivia sozinho ainda, mas essa semana mesmo eu ia pegar um branquinho e um lilás pra viver com ele =( agora nem sei mais oque fazer..
mas me arrependo de ter pego ele sozinho, se eu tivesse 2 quitos juntos, provavelmente teria percebido a mudança de comportamento muito mais rapido. =/

izyushi
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Seg Dez 16, 2013 8:29 am

Acontece meu amigo.. sei o quanto isso é sentido por nós (perdi uma opalina ONTEM em minhas mãos).

Sinto mto.

Abraços

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wendel em Seg Dez 16, 2013 9:45 am

izyushi escreveu:Obrigada Raquel.. mas foi tarde.. meu menino se foi ontem no final da tarde =(
agora vou conta oque houve.. ele começou a comer menos (ainda estamos tentando pensar no que pode ter sido) mas eu não percebi.. pois ele continuava brincando e conversando com a gente.. ai dia 14 encontrei ele caido no fundo da gaiola, dormindo.. assustei e fui mexer com ele! quando fui por ele no poleiro, ele meio que começou a bambar, todo mole! ja coloquei ele na gaiola hospital e trouxe ele pro meu quarto.. dei glicose e 1 gota de dipirona diluida em 30 ml de agua... ai, na manha do dia 15 ele ta melhorzinho... mas nao comia nada :C
eu estava conversando com o criador que me vendeu ele e comentei do ocorrido! aii ele veio ver o meu menino aqui em casa e disse que ele tava com o peito seco! ai sim, vi que ele nao tava bem.. demos 2 gotas de piu sana (enrolaflaxino) pq ele tava pesando 23 gr... a vet viajou! e estava em outra cidade.. só ia poder atendê lo hoje, entao comecei a tentar alimenta lo e todas as vezes sem sucesso! até que fui no petshop e comprei papinha e seringa. cheguei a alimenta lo! o papinho ainda se preencheu, mas ele nao resistiu... deitou de lado e se foi :(
obrigada pela ajuda...

Ele vivia sozinho ainda, mas essa semana mesmo eu ia pegar um branquinho e um lilás pra viver com ele =( agora nem sei mais oque fazer..
mas me arrependo de ter pego ele sozinho, se eu tivesse 2 quitos juntos, provavelmente teria percebido a mudança de comportamento muito mais rapido. =/

Cara colega, peito seco é sintoma e não doença. É preciso investigar o que ocasionou a morte antes de vc comprar outra ave, pois dependendo do que tiver sido, é possível que a próxima ave posta na gaiola adoeça também.

Notou se tinha coriza ou fezes grudadas? Como estava o aspecto das fezes?

Antes de comprar o outro periquito, faça uma desinfecção na gaiola, coleiros, bebedouros e comedouros.

Blog PERNAMBUQUITOS

Wendel
Vip
Vip

Masculino
Sub-Nick : Pernambuquitos
Quantos pássaros você cria? : 55
Reputação : 283

Ver perfil do usuário http://pernambuquitos.blogspot.com

Mensagem por izyushi em Seg Dez 16, 2013 10:38 am

Eu não disse que compraria outra ave.. e eu sei que peito seco é causa e não problema.. por isso eu disse la em cima que eu NAO sabia o porque dele ter ficado sem comer...
fezes estavam normais, nariz, olhos, tudo normal... o unico 'sintoma' que ele me deu de algo errado foi quando ele ficou no fundo da gaiola... no dia 14 pela manhã, ele brincou, voou dentro de casa, cantou, não sei mesmo oque pode ter acontecido..
o criador acha que pode ter sido a mudança de ambiente, pois me mudei de casa recentemente e isso pode ter causado algum tipo de estresse.. mas eu realmente nao sei oque houve :/

izyushi
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Seg Dez 16, 2013 10:54 am

Olá amigo!

Você não é o único que está passando por essa dificuldade, o meu periquito filhote que eu comprei há esses dias atrás, também está com sintomas de peito seco, estou dando antibiótico para ele e tentando achar algum veterinário por perto, realmente não sei se ele vai aguentar muito tempo, ele está bem abatido, estou tentando de tudo para poder salva-lo. É a primeira vez que passo por essa dificuldade, estou muito triste com isso, pois sou muito apegada a animais, não gosto de vê-los sofrendo por nenhum motivo :/

Sinto muito pela perda, sei bem como é passar por isso, realmente você fez tudo que pôde para salva-lo, mas a vida é assim, uma hora a gente ganha e em outra perdemos...

Abraços

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 235

Ver perfil do usuário

Mensagem por izyushi em Seg Dez 16, 2013 10:57 am

Eu to muito chateada.. de verdade.. faço vet (ja vi varios pets se indo), tenho vários pets (e quanto mais animais você tem, mais animais você perde.. é questão de matemática) mas a gente nunca acostuma! cada um é um! mesmo que da mesma espécie, cada um tem seu jeitinho, sua personalidade... esses pequenos são terríveis, vão embora e levam um pedaço do nosso coração com eles :'(

izyushi
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por izyushi em Seg Dez 16, 2013 10:58 am

Boa sorte Leticia! tomara que seu pequenino saia dessa :/ to na torcida pra dar tudo certo!

e obrigada Erick, dói muito quando eles se vão...

izyushi
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Seg Dez 16, 2013 11:02 am

Q isso, estamos juntos =)

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Seg Dez 16, 2013 11:08 am

Obrigada Izyushi! Estou com pensamento positivo que vai dar tudo certo. Realmente é uma perda que não se dá para substituir!

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 235

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:29 am

Conteúdo patrocinado