Onde e o que é essencial para se adquirir um canário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Onde e o que é essencial para se adquirir um canário

Mensagem por Renato Somensi em Qua Dez 11, 2013 9:05 am

Boa tarde, caros amigos,
Há pouco tempo adquiri um canário belga, muito cantador por sinal, após cerca de um mês o mesmo passou a ficar mais quieto, rouco, inchado, com eliminação de secreção pelos olhos e veio a falecer. Comprei o mesmo de um criador, que me garantiu que o mesmo havia feito uso de antibióticos e antifungicos enquanto filhote. Li muito sobre o assunto e conversei com várias pessoas. De fato existem várias doenças que afetam as vias aéreas dos bichinhos, muitas delas apresentando alta letalidade. Porém, acredito que o pobre tenha vindo infectado do canaril de origem. Minha dúvida é: existe algum tipo de controle, certificação dos criadores com relação ao controle dessas moléstias? Devo comunicar o criador? Existe algum órgão que regula esse tipo de problema? Pois além do prejuízo financeiro, é muito triste perder um bicho de estimação.
Obrigado
Renato Salazar Somensi - Campinas - SP

Renato Somensi
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Onde e o que é essencial para se adquirir um canário

Mensagem por William Monteiro em Qua Dez 11, 2013 9:32 am

Renato , infelizmente este é o problema que ronda a criação comercial de aves , isso porque a visibilidade de lucro supera a do bom senso e boa fé!
Muitas vezes eu vejo entregas de aves em alguns estabelecimentos da mesma forma que uma entrega de um objeto qualquer , as aves são tratadas como tal e no local de criação ocorre em muitos casos a mesma coisa. Com o objetivo comercial muito dos cuidados que deve ser tomados na verdade são desprezados causando um resultado a médio longo prazo que é a debilidade nas aves ou morte.
Eu desconheço um órgão que fiscalize tal situação , na verdade o Ibama deveria receber isso e fiscalizar monitorando os criadores, coisa um pouco difícil de acontecer!
Recomendar um local para compra também é relativo , eu aconselharia vc a comprar direto de pequenos criadores , que tem uma criação mais doméstica e menos comercial , onde os mesmos cuidam de forma mais positiva de suas aves.
Eu recebo muita gente questionando ou sofrendo o mesmo problema , aves doentes ou que adoecem com facilidade após um período da aquisição!
Por exemplo , eu crio Goulds de forma doméstica e mais por hobbie em uma escala muito inferior a de criadores comerciais , conheço minhas aves por completo e cuido delas de forma amorosa e com todos os cuidados possíveis e isso visto pelo criador comercial gera um custo que ele não pode ter , então algumas etapas que visam o cuidado são puladas ou ignoradas. O resultado disso é um procura intensa pelos meus animais , que vão para pessoas que retiram na minha casa e observam o local de criação e escolhem lá a ave , com o fim igual ao seu , de obter uma ave para o seu prazer e não para ter dor de cabeça.
isso é recorrente meu amigo , e se eu fosse indicar um criador de canários eu não saberia , mas indicaria uma situação como eu descrevi , procure um criador que não seja profissional , aquele que conhece suas aves e cuida como deve ser cuidado para poder evitar todo esse problema que vc está tendo!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: