Diário de Amansamento - Calopsita Severack

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diário de Amansamento - Calopsita Severack

Mensagem por Jezebel em Ter Out 29, 2013 6:44 am

Relembrando a primeira mensagem :

Bom dia pessoal ^^

Pois é, decidi fazer um diário do processo de amansamento do Sev ^^

Para aqueles que não sabem, tenho em meu pantel 2 calopsitas macho, um arisco e um manso. O arisco tem uma personalidade forte pra caramba @_@ Não é fácil ele deixar alguem mexer na gaiola rsrs

Esse diário eu só vou fazer agora por que para a minha surpresa ele começou a aceitar ficar na mão \o/ Mas só aceita com a luva rsrs

Agora, aproveitando o horário de verão, em que anoitece lá pras 20:00 e eles só dormem no anoitecer, estou pegando ele e ficando na sala com ele.. Ele anda, canta, faz o que sempre fez, mas agora quando colocamos a mão enluvada na frente dele, ele sobe na palma da mão e fica bonitinho *-*

Vai completar 1 ano que eles estão com minha familia e amansar ele até Fevereiro é meu objetivo ^^

Deixarei esse diário para ajudar aqueles que tem calopsita ou qualquer outro alado arisco e que queira amansar ele.. Tambem gostaria de dicas de como manusear de forma correta sem que a mão esteja enluvada, por que pra ele, a mão enluvada parece um monstro e ele bica até sangrar @_@

Atenciosamente

Equilibrio entre homem e animal existe!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Ao sanar sua duvida, por favor clicar no botão Resolvido do tópico ^^

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Reputação : 264

Ver perfil do usuário

Re: Diário de Amansamento - Calopsita Severack

Mensagem por Raquel F em Sab Nov 02, 2013 1:17 pm

O meu macho ele quer fazer carinho na caturrita, mas como são de espécies diferentes a fêmea não se importa com ele, nem com a comida que ele oferece, mas não brigam e ele não tem o comportamento descrito por você Jezebel de defender a porta da gaiola, a fêmea tem não deixa qualquer um abrir para colocar comida, água ou fazer outra coisa, ela já beliscou a minha irmã no braço ela ainda tem a cicatriz.

O Nilmar ele as vezes pede para tomar banho porque ele imita a caturrita que faz isso e adora banho, sempre eu ofereço a banheira aos quitos que tomam banho e jogam água para todo o lado e eles que ficam na gaiola ao lado começam a pedir para tomar banho também então eu retiro a bandeja, potes de ração e coloco a banheira que é uma bacia transparente com uns 10 cm de água enquanto eles estão no sol, logo eles tomam banho troco a primeira água que fica suja de terra eles tomam banho até cansarem depois retiro deixo eles no sol até secarem, troco o papel do fundo etc.

Como vocês preparam os seus para o banho?

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Sab Nov 02, 2013 1:55 pm

Raquel, as minhas calopsitas ficam soltas o dia todo, inclusive gostam de pular pro chão pela manhã, a minha mãe deixa eles andarem um pouco e depois pega eles de volta e deixa em cima da gaiola... Eles só andam juntos, pra onde um vai o outro vai atrás, mas agora deram pra mexer com o meu porquinho da índia, entram na casa dele e ficam fungando pro lado dele, como se fossem atacar, o coitado foge, fica se escondendo, ele tem medo de tudo.

Na hora do banho eu coloco uma vasilha transparente também, eu percebo que as vezes eles estão tentando tomar banho na vasilha de água, ai eu coloco a banheira na gaiola...

Faço isso com o meu papagaio também, os 3 adoram tomar banho de chuva, as duas calopsitas e o papagaio, mas as calopsitas também gostam que sejam borrifadas com spray de água, elas abrem a asa.

Os periquitos tomam muito banho, se eu botar a banheira eles tomam todo dia, mas detestam serem borrifados.

Como um pássaro cantando na chuva, deixe memórias agradáveis sobreviverem em tempos de tristeza.

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 9
Reputação : 206

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Sab Nov 02, 2013 7:47 pm

Acho que só os meus tem problema pra banho então @_@

Cissa, os meus não ficam mais juntos por que o Severack bateu no Aion várias vezes por causa do poleiro e que o derrubou quando quis o poleiro.. Então como eu tinha condição de comprar outra gaiola melhor, comprei uma de 2 andares e coloquei um em cada andar.. Mas quando estão juntos ficam tranquilos.. Os dois também só andam um atrás do outro e o Severack sempre pede carinho e canta de vez em quando quando ve o Aion, mas depois de um tempo para.. Talvez esse comportamento de andar junto seja uma forma de proteção, não cheguei a prestar muita atenção nesse comportamento deles..

Os meus pro banho são meio chatos.. Antes eu tinha o borrifador e borrifava agua neles, mas agora eu estou colocando embaixo da torneira bem fraca e com a agua fresca e vou virando e abrindo as asas deles.. Geralmente eles ficam quietinhos, mas agora na muda ta tenso até do manso não me dar uma bicada dolorida rsrsrs O que eu posso fazer pra eles gostarem de banho? Daqui a pouco coloco uma camera pra ver se eles se enfiam no pote com agua ou coisa do tipo, por que acho estranho todos falarem que seus alados adoram e só os meus que parecem cachorros e odeiam banho ><

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Sab Nov 02, 2013 7:55 pm

Jezebel escreveu:Acho que só os meus tem problema pra banho então @_@

Cissa, os meus não ficam mais juntos por que o Severack bateu no Aion várias vezes por causa do poleiro e que o derrubou quando quis o poleiro.. Então como eu tinha condição de comprar outra gaiola melhor, comprei uma de 2 andares e coloquei um em cada andar.. Mas quando estão juntos ficam tranquilos.. Os dois também só andam um atrás do outro e o Severack sempre pede carinho e canta de vez em quando quando ve o Aion, mas depois de um tempo para.. Talvez esse comportamento de andar junto seja uma forma de proteção, não cheguei a prestar muita atenção nesse comportamento deles..

Os meus pro banho são meio chatos.. Antes eu tinha o borrifador e borrifava agua neles, mas agora eu estou colocando embaixo da torneira bem fraca e com a agua fresca e vou virando e abrindo as asas deles.. Geralmente eles ficam quietinhos, mas agora na muda ta tenso até do manso não me dar uma bicada dolorida rsrsrs O que eu posso fazer pra eles gostarem de banho? Daqui a pouco coloco uma camera pra ver se eles se enfiam no pote com agua ou coisa do tipo, por que acho estranho todos falarem que seus alados adoram e só os meus que parecem cachorros e odeiam banho ><
Aqui eu tenho dos dois tipos uns tomam banho,outros não essa semana as filhotes tomaram banho pela primeira vez a coisa mais linda de se ver,já tem um aqui que desde que comprei nunca vi tomando banho..rsrs

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino
Sub-Nick : Cissa
Quantos pássaros você cria? : 7
Reputação : 447

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Sab Nov 02, 2013 8:00 pm

As minhas calopsitas tomam banho de todas as formas, de chuva, na banheira e através do borrifador.

O papagaio gosta da banheira e de banho de chuva também, mas não gosta muito de ser borrifado.

Os periquitos só tomam banho na banheira, eles amam... Se deixar eles passam o dia dentro, ficam ensopados.

Jezebel, deixa uma banheira espaçosa na gaiola deles, talvez uma hora eles se interessem.

Como um pássaro cantando na chuva, deixe memórias agradáveis sobreviverem em tempos de tristeza.

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Sab Nov 02, 2013 8:57 pm

Os meus a caturrita e a calopsita só gostam de tomar banho em um pote grande ou uma bacia que entre todo o corpo deles incluindo a cauda e que eles possam abrir as asas e movimentá-las sem bater na beirada do pote, mas tem que ser nos dias que eles querem senão eles nem descem para tomar banho. E o principal não pode ser água de mais e nem de menos, os meus fazem o teste colocando uma pata dentro da água enquanto a outra fica segurando a borda do recipiente quando eles percebem que é seguro se jogam para o banho.

Última edição por Raquel F em Seg Nov 04, 2013 11:19 am, editado 1 vez(es)

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Seg Nov 04, 2013 8:56 am

Os meus parecem meus cachorros não gostam de banho por nada rsrs

Esse fim de semana o arisco ficou bem quietinho no meu colo, mas só em cima da mão enluvada.. Ele não gosta nem um pouco, apesar de que agora esta tolerando mais a aproximação.. Só aconteceu um incidente que foi quando ele bicou meu lábio quando fiz um movimento muito brusco, ae ele veio naquilo que alcançava @_@

Ele aceita beijo na cabeça, mas bem devagar.. O unico problema é a mão mesmo rsrs

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Seg Nov 04, 2013 11:21 am

Sinceramente Jezebel eu não tenho coragem de aproximar o meu rosto da calopsita visto que ele é "bipolar".
Pelo que você relata ele está mais calmo e aceitando melhor a sua presença.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Seg Nov 04, 2013 11:50 am

Raquel, eu vou ser sincera, não sei o por que fiz isso, deve ter sido por instinto mesmo por que eu ja tinha tentado antes mas nas asas e o resultado foi positivo.. Mas ainda sim fui com o pensamento de ser bicada rsrs

No começo ele nem ficava na mão, eram 2 segundos pra tentar voar e sair de perto de todos..

Os meus são bipolares tambem >< Tem dia que ate o manso não quer nem pensar em sair da gaiola e da umas bicadas doloridas @_@

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Seg Nov 04, 2013 12:04 pm

Realmente é complicado tentar amansar aves adultas, hoje eles estão bem malucos(principalmente a calopsita) visto que separei 26 periquitos para a venda e eles estão sentindo falta, vou ficar com 10 quitos, mas mesmo assim acho que eles vão chamar pelos outros quitos algum tempo.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Seg Nov 04, 2013 12:24 pm

Pois é..

Sei que aves ariscas quando são amansadas podem ter 2 personalidades
-> Vai se apegar a apenas 1 pessoa e vai ser arisca com as outras
-> Vai continuar sendo arisca, mas vai tolerar a aproximação do ser humano

Muitas pessoas optam por comprar aves mansas por não ter tempo de amansar ou até mesmo paciencia. Ou quando percebem que o alado não é aquilo o que queriam trocam quase que imediatamente..

Eu admito que quando a femea que ficava com o Severack (A Amy) veio a falecer eu quase troquei ele pelo meu atual manso, mas minha mae quase comeu meu fígado e disse que preferia comprar o manso do que dar o arisco, já que ela tinha pegado um amor danado nele.

O Sev tem uma personalidade muito forte e assim que chegou vimos que seria um membro valioso na familia.. Então mesmo meus pais brincando que vão jogar ele na panela, sei que gostam muito dele, principalmente por que ele tenta imitar o assobio de cada um, mas até o momento só tem o meu..

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Seg Nov 04, 2013 7:15 pm

Jezebel, já pensou na hipótese de comprar mais duas fêmeas?

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Ter Nov 05, 2013 5:05 am

Sim, pensei Levy, inclusive por que eu queria tentar cria CB Lutino (Albino), mas por falta de tempo pra cuidar eu decidi comprar só quando tiver mais tempo, ou ficar só com os dois..

Me falaram que era preferivel compra um casal arisco sexado e tirar a cria deles pra amansar.. Cogitei a ideia e comprei o casal, mas a femea veio bem doente, inclusive foi quando comecei aqui no fórum.. Não deu 1 semana na minha casa e a femea faleceu com os sintomas graves de doença por que eu não percebi... Na época eu só conhecia de cachorro, então me senti muito mal pela femea e comecei a correr atras de conhecimento, pra perceber quando os meus estão bem ou não..

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Seg Nov 11, 2013 2:40 pm

Atualizando!!

Pessoal, esse fim de semana não pude mexer com eles.. Fui viajar e com isso cheguei acabada no domingo =/ Outra coisa é que só vou mexer com eles agora só no feriado ou fim de semana, por que o arisco levantou voo dentro de casa e quase fugiu pela janela @_@ Por sorte é meio estabanado no voo e acabou indo na direção errada @_@ Na mesma hora voltei ele pra gaiola e anotei na agenda de levar eles pra cortar as asas.

Se der tudo certo pretendo deixar eles esse fim de semana 100% soltos. Só preciso aparar as asas por que vai ter bastante fogos de artificio por que será o aniversário da cidade.

Em breve voltando para mais atualizações.

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Seg Nov 11, 2013 7:28 pm

O outro é completamente manso?

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Ter Nov 12, 2013 5:05 am

É sim Levy.. O Aion eu comprei bem mansinho, mas ele não é muito apegado a ponto de pedir carinho e tals.. Mas se deixar, ele fica o dia todo no ombro e até dorme..
Ele não gosta muito de carinho, mas foi por que eu acabei acostumando ele assim.. Quando fazemos carinho na cabeça ele desvia e quando fazemos carinho no peito ele da a pata pra subir no dedo...

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Seg Nov 18, 2013 5:45 am

Atualizando!!

E ae pessoal! Estou feliz! Consegui uma femea Albina!! Paguei 200 reais nela. É mansinha, já vem no dedo e tudo, mas estranha bastante ainda por que tem uma bicada forte e já fez um trabalho no meu dedo melhor que qualquer manicure kkk Pois é, perdi uma cuticula pra ela xD

Infelizmente ela veio meio feinha.. É linda, mas esta sem a cauda e as asas estão um pouco machucadas por conta do corte.. O mesmo problema que tive com os meus por conta de ficarem se debatendo pouco após o corte das asas, cujo o canhão abria. Ela não é nada apatica, por sinal ficou conversando com os meus o dia todo.

Estou deixando ela em quarentena durante umas 2 semanas e depois vou liberar ela pra gaiola do manso.. Vou deixar os dois juntos, mas sem o ninho pra não estimular a reprodução.. Mais tarde posto uma foto dela, por que quando ela chegou a casa estava bem agitada..

Com relação ao Severack não tive muito tempo pra ele =/ Ele não piorou nem nada, mas continua na mesma, defendendo a gaiola e bicando quem chega muito perto. O bom é que na luva ele aceita ficar quietinho.. Espero ter esse progresso ampliado com a chegada da femea, apesar de que não quero colocar o Severack com a femea pra ninguem se bater..

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Seg Nov 18, 2013 4:34 pm

Jezebel, esse da esquerda no meu perfil, eu comprei arisco, tinha mais ou menos uns 7 meses quando eu comprei, agora tem 9, por ai...

Nunca consegui amansar ele, mas esse da direita no perfil, eu comprei com 3 meses, mas como tinha sido criado pelos pais até então, veio meio arisco(a), só que agora já está bem mansinho, vem no dedo e tudo, só que também não gosta muito de carinho, fico passando o dedo no topete e ele(a) nem baixa, deixa mas não baixa a cabeça...

O problema é que o da esquerda, o canela claro arisco, fica batendo no manso, caso eu pegue nele(a) e se tirar de perto ele fica gritando e vindo atrás, fica preocupado kkk. Já fiz de tudo pra amansar ele, mas nada dá certo... Nem mesmo ele vendo o outro que já é manso.

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Ter Nov 19, 2013 5:19 am

Quando eu comprei o manso, tinha esse mesmo pensamento, de querer amansar o arisco utilizando a confiança do manso, mas infelizmente eles começaram a brigar num patamar preocupante, então separamos pra não acontecer besteira..

Eu consegui amansar, mas bem pouco utilizando uma luva o arisco pegando-o todos os dias e fazendo carinho onde ele gosta, mas tinha que segurar firme e tomar cuidado com os dedos.. Agora quero fazer esse mesmo processo, mas com a mão nua..

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gil Vieira em Ter Dez 16, 2014 12:05 pm

Tópico antigo e sem movimentação. Encerrado.

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Reputação : 447

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:54 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2