Diário de Amansamento - Calopsita Severack

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diário de Amansamento - Calopsita Severack

Mensagem por Jezebel em Ter Out 29, 2013 6:44 am

Bom dia pessoal ^^

Pois é, decidi fazer um diário do processo de amansamento do Sev ^^

Para aqueles que não sabem, tenho em meu pantel 2 calopsitas macho, um arisco e um manso. O arisco tem uma personalidade forte pra caramba @_@ Não é fácil ele deixar alguem mexer na gaiola rsrs

Esse diário eu só vou fazer agora por que para a minha surpresa ele começou a aceitar ficar na mão \o/ Mas só aceita com a luva rsrs

Agora, aproveitando o horário de verão, em que anoitece lá pras 20:00 e eles só dormem no anoitecer, estou pegando ele e ficando na sala com ele.. Ele anda, canta, faz o que sempre fez, mas agora quando colocamos a mão enluvada na frente dele, ele sobe na palma da mão e fica bonitinho *-*

Vai completar 1 ano que eles estão com minha familia e amansar ele até Fevereiro é meu objetivo ^^

Deixarei esse diário para ajudar aqueles que tem calopsita ou qualquer outro alado arisco e que queira amansar ele.. Tambem gostaria de dicas de como manusear de forma correta sem que a mão esteja enluvada, por que pra ele, a mão enluvada parece um monstro e ele bica até sangrar @_@

Atenciosamente

Equilibrio entre homem e animal existe!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Ao sanar sua duvida, por favor clicar no botão Resolvido do tópico ^^

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino
Sub-Nick : Yume
Quantos pássaros você cria? : 4
Reputação : 264

Ver perfil do usuário

Re: Diário de Amansamento - Calopsita Severack

Mensagem por Elis em Ter Out 29, 2013 8:21 am

Show de bola sua iniciativa... será mto útil

Site: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] | Fanpage: facebook.com/elislunadesenhandocomluz | Instagram: @elisluna

Elis
Criador novato
Criador novato

Feminino
Reputação : 4

Ver perfil do usuário http://www.elisluna.com.br

Mensagem por Cissa Sousa em Ter Out 29, 2013 9:04 am

Muito legal,também tenho calopsitas ariscas e estou num processo parecido,vai ser legal ter mais informações sobre o que também pode funcionar para os meus..

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino
Sub-Nick : Cissa
Quantos pássaros você cria? : 7
Reputação : 447

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Ter Out 29, 2013 9:30 am

Jezebel, estou com o meu macho a 1 mês e 9 dias e a fêmea estou com ela a 2 semanas... Ainda são muito ariscos, mas é um processo, como eu estou com eles a pouco tempo, ainda tenho esperança de domesticar os dois um pouco mais, sem contar que ainda são muito novos...

Última edição por Levy Viana em Qua Out 30, 2013 5:33 pm, editado 1 vez(es)

Como um pássaro cantando na chuva, deixe memórias agradáveis sobreviverem em tempos de tristeza.

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 9
Reputação : 206

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Ter Out 29, 2013 10:13 am

Pois é, eu demorei pra amansar ele por falta de tempo, mas agora estou me dedicando mais a ele, tanto que nem pego mais o outro..

Esse meu arisco eu não conquistei pelo bico, com comida, mas sim pela teimosia rsrs

Por incrivel que pareça esse meu arisco é o xodó da casa, principalmente do meu padrasto, por que ele conversa conosco de manha e nos fins de semana basta abrir a porta que ele começa a cantar em plenos pulmões. Só que a teimosia dele é enorme rsrs Comigo e meu padrasto, que ele já sabe que ignoramos esse comportamento, ele fica quieto na gaiola e nem tenta bicar muito, mas com a minha mãe é outra história, por que basta ela passar na frente da gaiola que ele tenta bicar rsrs

Percebi que ele ficou mais "ameno" com a luva esse fim de semana, enquanto deixava ele na sala, pois na maioria das vezes ele dava um pulo da mão e saia de perto, mas dessa vez ele ficou quietinho na mão enluvada, aceitava o carinho na asa e no bico também...

O caso do meu é mão, por que eu consigo encostar a testa no bico dele tranquilamente, claro que com aquele medo dele bicar meu olho rsrs, mas até hoje não tiveram incidentes como esse..

Provavelmente ele aceitou a luva por que viu que é um objeto que tanto não se assusta com ele como também não sente dor quando ele bica..

Meu objetivo agora é pegar ele com a mão nua (prevejo estoque de curativos) pra ver se amanso mais um pouco, por exemplo na hora do banho e tals..

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Ter Out 29, 2013 10:19 am

Os meus parecem que tem trauma de mãos, eu consigo passar o macho para o meu braço facilmente, mas se eu colocar a mão ou o dedo pra ele passar, a bicada é dolorosa, mas o macho belisca e solta, já a fêmea belisca e segura, não larga por nada... Dói pra caramba.

Preciso fazer com que eles percam o medo das mãos, mas tirando isso, eles são até carinhosos, adoram puxar o cabelo da minha mãe e até o meu, quando coloco o macho no meu ombro. A fêmea imita ele em tudo, se um pular pro chão o outro vai atrás, é sempre assim.

Como um pássaro cantando na chuva, deixe memórias agradáveis sobreviverem em tempos de tristeza.

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Ter Out 29, 2013 10:32 am

Eu comecei com uma luva de algodão grosso... Então comecei a associar que aquela forma não era perigosa..

Tente pega-los com uma mão enluvada e ir fazendo carinho.. Eles vão relutar, mas se a reação for igual ao meu, vão parar e aproveitar o carinho.. Se a reação não for igual e começarem a se estressar mais ainda, pare e veja o que pode fazer para acostuma-los com a forma da mão..

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Diego Henrique em Qua Out 30, 2013 11:12 am

ótima iniciativa, parabéns, é muito bom você ver que o alado está se acostumando a fica cada vez mais próximo do seu dono.

Diego Henrique
Moderador
Moderador

Masculino
Reputação : 280

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Qua Out 30, 2013 12:32 pm

Deixa eu perguntar,algum de seus bichinhos já chiou igual a um gato quando vocês foram tentar pegar eles? Minha fêmea quando meu marido estava tentando amansa-la tinha esse comportamento era até engraçado de ver,era como um aviso se você chegar mais perto vou ti bicar..rsrs

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Qua Out 30, 2013 12:42 pm

Sim, o meu arisco faz isso, quase como se fosse uma bufada..

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Qua Out 30, 2013 12:57 pm

Jezebel escreveu:Sim, o meu arisco faz isso, quase como se fosse uma bufada..
Isso mesmo..rsrs pensei que fosse só ela..

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Qua Out 30, 2013 3:10 pm

Cissa Sousa escreveu:Deixa eu perguntar,algum de seus bichinhos já chiou igual a um gato quando vocês foram tentar pegar eles? Minha fêmea quando meu marido estava tentando amansa-la tinha esse comportamento era até engraçado de ver,era como um aviso se você chegar mais perto vou ti bicar..rsrs
Kkkk é tipo um touro bufando.

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Qua Out 30, 2013 4:53 pm

Fiquei triste agora,fui vencida pelo cansaço, não vai ter jeito mesmo vou ter que me desfazer do macho arlequim que tenho,ele além de ser agressivo comigo acabou batendo na fêmea que comprei,não para de gritar desde ontem,ele já veio assim do outro criador e tenho certeza que não vai mudar,estou compartilhando isso aqui pra todos saberem que se tratando de amansar,nem tudo são flores e nem sempre da certo,não sei o que se passa com ele,dizem que esse comportamento e por conta do medo,mais no caso dele eu acho que ele não tem medo, ele vê o ser humano como ameaça,e infelizmente vai ser sempre assim..Desculpe Jezebel por utilizar o tópico do Severack,mais foi só um desabafo...

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Qua Out 30, 2013 5:32 pm

Eu não acredito que calopsitas adultas/ariscas fiquem mansas, acho isso impossível, me desculpem a sinceridade. No máximo, podem ficam menos agressivos e se acostumarem com a sua presença, mas mansos são só os que foram criados na papinha ou que convivem com os humanos desde filhotes.

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Qua Out 30, 2013 5:58 pm

Levy Viana escreveu:Eu não acredito que calopsitas adultas/ariscas fiquem mansas, acho isso impossível, me desculpem a sinceridade. No máximo, podem ficam menos agressivos e se acostumarem com a sua presença, mas mansos são só os que foram criados na papinha ou que convivem com os humanos desde filhotes.
De uma certa forma concordo com você,infelizmente quando eles não tem confiança no ser humano é quase impossível conquista alguma coisa,mais existem extremos fica complicado você cuidar de um passaro que quer a todo custo bicar sua mão,acho que é o mesmo caso dos cães e gatos super agressivos que nem o dono consegue controlar...
'

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Qui Out 31, 2013 6:45 am

Cissa, o meu é extremamente agressivo comigo de vez em quando, mas não vou desistir..

No caso de agressividade extrema o que pode ser feito é pelo menos fazer o alado se acostumar com voce, pelo menos pra quando for mexer na gaiola ele não fique tentando bicar ou coisa do genero..

Ariscos para serem amansados é um processo longo e delicado, mas não impossivel na minha opinião..

Não tem problema usar esse tópico para perguntar ou desabafar.. Foi criado justamente para ter a opinião e relatos de outras pessoas e experiencias que farei..

Ontem ele estava bem agressivo, mas descobri que era por que ele entrou meio que na muda.. Estou tendo que ver por que dessas mudas a cada mudança de estação praticamente @_@ Eu achava que o manso ia ter mais muda, por que ele é um Lutino-Perola e macho, então ia perder o perolado conforme o tempo.. Mas o Severack, que é Lutino puro tem mais queda de penas dependendo da época que o outro.. Sem contar um pó branco que sai das penas dele >< Se eu uso blusa preta, uma parte dela fica cinza quando estou fazendo carinho nele, já que o apoio no peito ou na barriga rsrs

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Qui Out 31, 2013 8:02 am

Jezebel escreveu:Cissa, o meu é extremamente agressivo comigo de vez em quando, mas não vou desistir..

No caso de agressividade extrema o que pode ser feito é pelo menos fazer o alado se acostumar com voce, pelo menos pra quando for mexer na gaiola ele não fique tentando bicar ou coisa do genero..

Ariscos para serem amansados é um processo longo e delicado, mas não impossivel na minha opinião..

Não tem problema usar esse tópico para perguntar ou desabafar.. Foi criado justamente para ter a opinião e relatos de outras pessoas e experiencias que farei..

Ontem ele estava bem agressivo, mas descobri que era por que ele entrou meio que na muda.. Estou tendo que ver por que dessas mudas a cada mudança de estação praticamente @_@ Eu achava que o manso ia ter mais muda, por que ele é um Lutino-Perola e macho, então ia perder o perolado conforme o tempo.. Mas o Severack, que é Lutino puro tem mais queda de penas dependendo da época que o outro.. Sem contar um pó branco que sai das penas dele >< Se eu uso blusa preta, uma parte dela fica cinza quando estou fazendo carinho nele, já que o apoio no peito ou na barriga rsrs
engraçado,esse macho arlequim que eu falei frederico,até nisso ele parece com teu ele também andou numa fase de muda seguida igualzinho ao teu,eu tava achando até que ele tava puxando pena,depois que ele ficou um tempo com o outro pelo menos isso melhorou..

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Qui Out 31, 2013 8:23 am

Período de muda é pra mim um inferno @_@ Ambos ficam muito estressados, até o manso..

O manso tenta bicar e tudo e apesar dele não bicar forte, só quando esta se sentindo ameaçado ou não esta seguro no dedo, ele da umas bicadas doloridas quando coloco a mão na gaiola..

Por incrivel que pareça, o manso pegou a mesma mania que o arisco: tentar bicar quando colocamos a mão na gaiola @_@ Mas ele só faz isso por que viu o outro fazendo, e o Aion (manso) é meio "Maria vai com as outras", então imita tudo @_@

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Qui Out 31, 2013 8:46 am

Atualizando: Ontem não foi um dia nada produtivo rsrs Tentei colocar a mão na gaiola dele, mas ele tentou vir com tudo no meu dedo... Agora é esperar o fim de semana ou o fim da muda dele pra soltar ele em casa e ver se ele desestressa um pouco andando pela casa..

Minha próxima tentativa só será Sábado ou domingo, mas se ele continuar agressivo, irei deixar para o fim da muda.. Nem com a luva, que ele fica mais calmo, ele ficou bem irritado.. Sei que a muda é tensa pra eles, principalmente por que até meu manso fica meio agressivo nesse periodo e acaba não gostando do contato..

Apesar de tudo, se ele fica seguro na mão, ele para de bicar forte.. Talvez seja por que não tenha firmeza na mão.. Ele adora carinho na nuca, topete e no bico, mas só aceita se estiver mais tranquilo..

Uma das tentativas que eu fiz foi aproximar o dedo da cabeça dele bem devagar, mas não arrisquei tocar.. Foi até que bem sucedida por que ele só ficou olhando sem escancarar o bico e nem emitir som.. Acho que o movimento de cima para baixo deve deixa-lo numa posição de submissão, isto é, ele fica submisso a aquilo que vem de cima.. Um fato disso é a disputa pelo poleiro mais alto... Lá em cima eles ficam bem mais poderosos que num poleiro mais baixo, o que me faz imaginar a submissão...
Quando fiz essa tentativa, ele não estava no poleiro e sim no chão da gaiola.. Claro que não fui alem disso, já que não arrisquei colocar a mão nele, sabendo do estresse causado pela muda.. Pelo menos essa proximidade ele aceitou bem.. Proxima tentativa: Colocar o dedo na cabeça dele e tentar fazer carinho.. #PreparemOsCurativos

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Qui Out 31, 2013 1:13 pm

Olá Jezebel, já tentei amansar o meu mas foi impossivel acabei desistindo, visto que eu preciso das mãos integras para o trabalho, por isso optei por deixá-lo fazer o que quiser dentro da gaiola não o pego mais, mas ele tolera a presença da minha mão e braço dentro da gaiola não emite som nem nada, quando ofereço pão, verduras, legumes e ovo cozido ele desce mesmo com a presença da mão dentro da gaiola e fica esperando para comer isso é um progresso para ele que tinha medo no inicio até das folhas de couve e se recusava em descer do poleiro mais alto para beber água.

Outra coisa que achei interessante é o fato que eles ficam agressivos na muda, a minha caturrita ela é mansa só comigo ela gosta que mexam nas penas dela durante a muda assim as penas se libertam do canhão velho e param de pinicar a pele dela já a calopsita costuma libertar as penas do canhão com ajuda de banhos eventuais durante a muda, mas o banho é quando ele quer, sei quando ele quer tomar banho porque ele fica colocando a cabeça no pote de água e fazendo movimentos de banho com as asas.

Boa sorte com a aproximação sem luvas.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Qui Out 31, 2013 2:17 pm

Raquel eu sofro um dilema em casa.. Minhas calopsitas não gostam de banho... Nem com borrifador, nada..

Agora, quando esta calor, eu os coloco embaixo de uma torneira que tem na área de serviço e pego pra molhar.. Levanto todas as penas vou deixando a agua correr...

Já tentei deixar a banheira e nada.. Eles só foram tomar agua, mas nada de se interessar em entrar e se banhar.. Acho muito estranho isso por que os dois tem esse comportamento, mas o arisco parece gostar mais da agua caindo nele, por que ele começa a cantar e relaxa.. Depois na gaiola ele fica se remexendo todo e fica quietinho até secar, por que depois é só cantoria rsrs

O meu é bem agressivo.. Ele não tolera que cheguemos com a mão na gaiola.. Basta colocar o dedo na grade que ele vem na sua direção bicar.. Me preocupo muito com o bico dele, já que tenho medo dele se machucar, por que ele não mede forças pra fazer isso =/
Com minha mãe ele chegou ao ponto de que se ela aparecer na frente dele, ele fica na porta da gaiola meio que defendendo ela e não deixa abrir.. Ae quando agente abre, ele vem pra bicar @_@

Ele eu sei que vai ser dificil.. Talvez pelo fato de ter perdido a femea logo no começo da estadia dele comigo deva te-lo deixado menos confiante ou mais agressivo até mesmo com o manso..

O mais engraçado é que ele pede carinho pro manso quando eles estão juntos, mas se o manso pede carinho, ele bate nele @_@ Isso já aconteceu antes com voces?

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Qui Out 31, 2013 6:53 pm

Por mais que minha calopsita,seja dificil de lidar,não consegui me desfazer dele,eu pensei direito,não posso deixar ele ,como os outros donos fizeram,já sou a terceira ou quarta dona dele , sempre pelo mesmo motivo ele acaba sendo abandonado,pelo menos comigo tenho certeza que ele será bem-cuidado..Ele é dificil mais não é justo eu fazer isso....

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jezebel em Sex Nov 01, 2013 6:16 am

Já me deram a opção de devolver o arisco por um manso, mas eu decidi que não.. Ele é o xodó da familia e apesar de ser bem agressivo, quando não mexemos com ele, ele fica no poleiro bem próximo das grades e começa a cantar olhando pra nós.. Já peguei um amor danado pelo Sev rsrs

Jezebel
Criador ativo
Criador ativo

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Sex Nov 01, 2013 10:16 am

Hoje fiquei muito feliz, o meu macho aceitou comer na minha mão, tirei um pedacinho de pão e ele veio bem rápido comer...

Agora ta ali cantando, muito lindo! A fêmea também comeu, ela imita ele em tudo.

Que felicidade... cheers 

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Sab Nov 02, 2013 9:47 am

Oi Jezebel é só pra perguntar,você disse que o Severack vive junto com outro macho,como é a convivência deles um não pensa que o outro é uma fêmea?Estou ti perguntando por que mais uma vez,você vive algo parecido que com os meus,só que eu fiz a burrice de colocar um ninho na gaiola sem saber que eram machos,um deles começou a chocar sozinho dai comprei uma fêmea mais por conta do ninho ele não aceita a fêmea e bate nela dai tive que separar ele do outro,já se passaram 3 dias e ele só sussega quando ponho ele perto do outro.O outro se deu bem com a fêmea não são de brigar,mais acho que também não forma um casal com a fêmea,eu queria saber se você não tem problemas por estarem dois machos juntos?

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:59 am

Conteúdo patrocinado