Alimento extrusado X suplementação !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alimento extrusado X suplementação !

Mensagem por William Monteiro em Sex Out 04, 2013 4:45 pm

Venho substituindo gradativamente o uso e sementes por alimento extrusado e o conflito com o uso de suplementação como Vitaminas e Aminoácidos , vem sendo sensivelmente visível.
 Dentro de uma normalidade , a introdução deste tipo de alimento causa um desarranjo intestinal na ave , mas ocorre que o nível desse problema vem sendo bem alto e problemático !
 Sempre fiz uso de suplementos como Avitrim- E , Avitrim muda , Avitrim plumas , Avitrim Calcio , e um complexo vitamínico , e a saturação de vitaminas vem sendo evidente e percebida por mim ao longo do período de adaptação dessa comida.

Suspendi a suplementação em duas das vinte que tenho criando (Goulds e manons) e esse desarranjo diminuiu um pouco. Estudando a composição da ração , percebo que os índices das vitaminas presentes são consideráveis e trouxe uma duvida direta sobre interromper ou não o fornecimento de suplemento complementar.

Será que posso parar com o fornecimento dos suplementos mencionados acima já que a ração tem estes componentes em nível razoável em sua composição ?

Estamos em uma época de mudas e seria seguro interromper a suplementação ?

Última edição por William Monteiro em Sex Out 04, 2013 4:46 pm, editado 1 vez(es) (Razão : erro)

William Monteiro
Moderador
Moderador

Masculino
Reputação: 152

Ver perfil do usuário

Re: Alimento extrusado X suplementação !

Mensagem por Jezebel em Sex Out 04, 2013 4:57 pm

Dependendo da forma como é ministrada a suplementação pode ocorrer uma decaida na saude do alado. Isso já foi comprovado.

O certo é não dar as suplementações sempre, isto é, dar uma pausa ou não ministrar todos os dias a suplementação.

Eu faço uso do Avitrin Muda, Pluma, Vermifugo e VitaGold. Não ministro sempre, apenas o pluma durante uns 20 dias intercalando os dias ou dando uma pausa de 2 dias entre cada ministração.

Durante o periodo de muda e reprodução o alado consome mais nutrientes e portanto a alimentação deve ser reforçada. Não aconselho suspender a suplementação, mas sim ministrar nos periodos corretos e com pausas ou intercalando dias.

O que pode ter acontecido contigo foi que o alado se sobrecarregou com nutrientes e uma valvula de escape foi defecar mais e em maior quantidade.

Equilibrio entre homem e animal existe!

Ao sanar sua duvida, por favor clicar no botão Resolvido do tópico ^^

Jezebel
Ausente

Feminino
Sub-Nick: Yume
Quantos pássaros você cria?: 4
Reputação: 261

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Sex Out 04, 2013 6:46 pm

É aí que está a questão Jezebel , o meu problema aqui é que eu tenho uma constante reprodução em todas às fazer , ou seja , postura e cria bem forte.
Entendi sobre intercalar a suplementação , mas mesmo ocorrendo dessa forma ocorre o desarranjo e isso é problema !

Deixar sem o suplemento é a dúvida se o alimento supre essa necessidade , o cálcio por exemplo é vital na fase de postura e a vitamina E também , e deixar de ministrar os dois é a grande questão !

Ainda não temos uma constante entre criadores o uso deste tipo de alimentação e as dificuldades aparecem de forma clara.

Os benefícios do uso dessa ração são claros , mas como utilizar sem desequilibrar quando falamos em criação / reprodução ainda é um pouco vaga...

William Monteiro
Moderador
Moderador

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruno Gomes em Seg Out 07, 2013 8:45 pm

Eu não gosto de usar sempre esses complementos da Avitrin, só uso se necessário por indicação veterinária, não gosto de automedicar.

Como falaram pode decair a saúde da ave, o que é bem ruim.

William na primeira postura das minhas calopsitas usei Avitrin E durante todo o periodo até o nascimento dos filhotes, todos morreram. Já nessa segunda só usei como estimulo, logo quando veio o primeiro ovo eu não usei mais... e além do mais temos que pensar uma coisa, tudo que os pais ingerem volta pros filhotes.

Acesse meu blog www.mypsitas.blogspot.com  Like a Star @ heaven 

Like a Star @ heaven Atenciosamente,

Bruno Gomes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria?: 13
Reputação: 195

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/Mypsitas

Mensagem por William Monteiro em Seg Out 07, 2013 8:50 pm

Já ouvi que o alimento extrusado é completo e não precisa de suplementação !

Será ?

William Monteiro
Moderador
Moderador

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruno Gomes em Seg Out 07, 2013 8:58 pm

Pelo que vem escritos nas caixas da nutrópica e nos sacos da Megazoo sim, está escrito que é uma alimentação 100% completa. Mas eu misturo a ração com a mistura e complemento com verduras e legumes. Como disse não gosto desses complementos de auto-medicar.

Bruno Gomes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino

Mensagem por Jezebel em Ter Out 08, 2013 11:23 am

Eu tambem não sou muito fã por que um dos meus começou a defecar uma quantidade maior de agua durante o tempo que eu dava o VitaGold, ae quando parei de ministrar o alado voltou ao normal..

A extrusada é um extra na alimentação.. Realmente supri a necessidade de vários fatores, mas ainda complemento, principalmente calcio, com a ossiba ou a pedra de calcio mesmo..

A vitamina E se não me engano consegue naturalmente com a gema de ovo e legumes verdes escuros.. Cozinhar o ovo sem temperos, triturar e ministrar pra eles é uma ótima forma de trocar os suplementos...

Equilibrio entre homem e animal existe!

Ao sanar sua duvida, por favor clicar no botão Resolvido do tópico ^^

Jezebel
Ausente

Feminino
Sub-Nick: Yume
Quantos pássaros você cria?: 4
Reputação: 261

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruno Gomes em Ter Out 08, 2013 3:42 pm

Pois é, eu tenho vários da linha avitrin aqui em casa mas só uso nesses casos mesmo. É ideal eles conseguirem tirar tudo isso que eles necessitam na alimentação + complementos (frutas, verduras...) sem o uso dessas vitaminas liquidas que usamos pra automedicar.

Bruno Gomes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino

Mensagem por Bruno M. em Ter Out 08, 2013 7:56 pm

Algumas pessoas dizem que esses suplementos depois de muito tempo de uso chegam a prejudicar nossas aves, por isso vamos procurar uma dieta saudável para os alados

Bruno M.
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Reputação: 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruno Gomes em Qua Out 09, 2013 10:32 pm

Foi o que a Jezebel disse Bruno, se a gente ficar auto-medicando vai prejudicar a saúde do alado.

Bruno Gomes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino

Mensagem por William Monteiro em Ter Out 15, 2013 7:21 pm

Hoje faz um mês que fui gradativamente diminuindo a proporção de sementes em relação a ração , e sendo assim coloquei a ração pura para as aves no dia de hoje. O receio é grande pois acho que os Goulds não vão se alimentar direito somente com essa ração e já observei isso , e a preocupação já paira pelo ar...
Vamos ver amanhã como serão as evidências positivas ou negativas...

William Monteiro
Moderador
Moderador

Masculino

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: