Ajuda por favor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda por favor

Mensagem por Letícia Velasco em Ter Out 01, 2013 9:23 pm

Pessoal, minha mãe disse que o ideal para cortar as asas dos periquitos, era noite, como eu tenho muito periquito, queria faciliar, so aconteceu o indesejável, fui pegar ela, ela assustou caiu do puleiro, e ficou paralisada, cortei a asinha dela, coloquei ela na gaiola novamente, ela ficou paralisado, começou a bater as asas deitou e morreu, acho que deve ter morrido de susto, só que tem outro problema ela estava chocando 3 ovinhos, e eu tenho um outro casal que está chocando dois ovos... eu posso colocar os ovos dessa que morreu para a outra chocar?
Me ajudem estou desesperada.... qual foi o motivo dele ter morrido? morreu de susto?

Letícia Velasco
Criador novato
Criador novato

Feminino
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Re: Ajuda por favor

Mensagem por Raquel F em Ter Out 01, 2013 9:43 pm

Olá Letícia, nunca corte as asas de nenhum pássaro durante a noite e muito menos de casais que estão reproduzindo, pelos seguintes motivos.

1. Eles assustam muito, gritam e se debatem.

2. Podem morrer por estresse ou algum problema associado como fraturas, esmagamento de órgãos internos se a pessoa aperta eles demais na mão.

3. Os ovos esfriam e goram.

4. Abandono de ninho por falta de segurança.

5. Morte das crias por frio e fome.

6. O macho não consegue galar direito por falta de equilíbrio.

7. Se as asas forem cortadas muito curto sangram e incomodam o pássaro que pode parar de comer e ir a óbito.

Há outros motivos pelos quais não indico cortar as asas de casais com ovos, filhotes ou cruzando e também porque eles não foram feitos para andarem pela nossa casa como um cão ou gato.

Tenho vários quitos e outros pássaros contudo acho horrível eles com asa cortada ainda mais se forem todos, esse assunto para mim é relevante se for um pássaro que foi criado desde filhote em contado com pessoas e que ele não irá reproduzir, mas é apenas a minha opinião.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anthony Fernandes em Qua Out 02, 2013 10:10 am

Olá!
Sinto muito, você fez errado mesmo de ter cortado as asas durante a noite, e ainda mais se forem ariscos.
Você deveria ter cortado as asas durante o dia ou levado para alguém que sabe cortar corretamente, e ainda não deveria ter cortado as asas de uma fêmea que está chocando ou de um casal em reprodução, quando você cortou houve algum sangramento ?
Concordo plenamente com a Raquel não gosto de aves com asas cortadas a não ser que seja criada desde filhote e esteja acostumada com pessoas, caso contrário aves ariscas com asas cortadas podem causar sérios problemas pois elas tem medo e ao tentar fugir como estão com as asas cortadas podem cair de um lugar e morrer como aconteceu em seu caso.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 480

Ver perfil do usuário

Mensagem por Levy Viana em Qua Out 02, 2013 11:42 am

Eu não corto as asas dos meus periquitos australianos... Se você quer cria-los em gaiolas e para reproduzir, porque corta as asas?

Como um pássaro cantando na chuva, deixe memórias agradáveis sobreviverem em tempos de tristeza.

Levy Viana
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 9
Reputação : 206

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gladson Edgar em Qua Out 02, 2013 4:27 pm

Olá Letícia vc realmente errou em corta as asas do seu pássaro porem não se pode fazer nada mais quando a isso , apenas espero que vc tenha adquirido essa experiencia negativa e faça dela um ponto positivo e não deixe acontecer mais, quando as ovos acho que vc deveria pensar nas vidas futuras e colocar eles sim pra outra fêmea cuidar .. vc vai abrir o ninho da outra fêmea espera ela sair e com muito mas muito cuidado colocar pra outra cuidar ,e observar sem se ela aceita os ovos .. ok sinto muito pela perda da sua ave e espero que vc consiga salva esses futuros filhotinhos .

'' Você pode ter dezenas, milhares,
mas se não souber amar, vai ser a mesma coisa
de não ter nenhuma. Vago de Sentimento.
Criar, Ter, Amar, são palavras diferentes
no quisito criação, hobby, dedicação.''

Gladson Edgar
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 46
Reputação : 55

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vinícius Simioni em Qua Out 02, 2013 5:46 pm

Letícia, realmente você cometeu um erro. Tente inserir os ovos no outro ninho, mas tome cuidado para não quebrar e se possível tente pegar os ovos com um papel toalha para não ficar o cheiro da sua mão.

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante. ''Albert Schwweitzer''

Vinícius Simioni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Reputação : 91

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:12 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: