Tudo sobre o Bengalim Do Japão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tudo sobre o Bengalim Do Japão

Mensagem por Davi Hemerly em Sex Nov 09, 2012 10:44 am

Tudo sobre o Bengalim Do Japão

Bengalim do Japão é uma ave que se adapta bastante bem a gaiolas ou aviários. Fácil de cuidar, não necessita de vegetação. Resistentes, podem passar o ar Inverno ao ar livre, sem que necessitem de aquecimento. Contudo, o aviário não deve estar exposto a correntes de ar e um abrigo no aviário é essencial.
O Bengalim do Japão é uma ave activa que aproveita cada centímetro da sua casa. Ao contrário dos papagaios, não brincam com objectos, mas gostam de baloiços e poleiros. Necessitam por isso de uma gaiola mais comprida do que alta. Entre as actividades que mais gosta de praticar está um bom banho. Coloque uma banheira na gaiola e troque a água todos os dias.

Instalações – Bengalim Do Japão

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O Bengalim do Japão é uma ave que se adapta bastante bem a gaiolas ou aviários. Fácil de cuidar, não necessita de vegetação. Resistentes, podem passar o ar Inverno ao ar livre, sem que necessitem de aquecimento. Contudo, o aviário não deve estar exposto a correntes de ar e um abrigo no aviário é essencial.
O Bengalim do Japão é uma ave ativa que aproveita cada centímetro da sua casa. Ao contrário dos papagaios, não brincam com objetos, mas gostam de baloiços e poleiros. Necessitam por isso de uma gaiola mais comprida do que alta. Entre as atividades que mais gosta de praticar está um bom banho. Coloque uma banheira na gaiola e troque a água todos os dias.

Características – Bengalim Do Japão

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Origem: Espécie criada em cativeiro
Esperança de Vida: 7 anos
Nome Ciêntifico: Lonchura Domestica
Distribuição: Espécie criada em cativeiro
Família: Estrildedae
Tamanho: 11 para 12 cm

O Bengalim do Japão é uma ave de porte pequeno, medindo entre 11 a 12 cm. Esta ave pode ser encontrada com várias colorações, sendo as mais comuns: chocolate e branco; creme e branco e totalmente branco. Mas existem também outras combinações – preto e castanho; malhado; preto e cinzento; castanho e castanho avermelhado – mutações tricolores ou de cor sólida e ainda variedades de crista.

O macho e a fêmea são idênticos visualmente e a única forma de distinguir o sexo sem recorrer a análises de DNA é através do comportamento das aves. O macho canta e exibe rituais de corte. A fêmea também canta, mas num tom mais grave.

Temperamento – Bengalim Do Japão

O Bengalim do Japão é sobretudo conhecido por ser o progenitor perfeito. O seu instinto materno é tão aguçado, que é o melhor pai/mãe adotivo entre as aves.
Calmos e sociáveis, são ótimas escolhas para um aviários comum. Não devem partilhar o alojamento com aves conflituosas. Gostam de viver em grupo em vez de estarem em pares ou sozinhos.

História – Bengalim Do Japão

O Bengalim do Japão é uma ave desenvolvida em cativeiro por criadores japoneses. Não se sabe ao certo qual o ponto de partida do seu desenvolvimento, mas existem duas teorias dominantes: é o produto do cruzamento de várias espécie de aves silvestres do mesmo género Louchura; ou resulta da selecção a partir da espécie silvestre Louchura Striata. O que sabe ao certo é que o Bengalim do Japão é uma ave totalmente doméstica, nunca tendo existido na natureza. São por isso óptimas aves de estimação que podem ser alojadas tanto em aviários como em gaiolas, mas que, tal como os outros tentilhões, não gostam particularmente de ser manuseados.

Biografia – Bengalim Do Japão

O Bengalim do Japão também designado por Capuchinho do Japão é a mais difundida em cativeiro de todas as aves exóticas. Esta espécie não existe em estado selvagem, não porque tenha sido extinta, mas sim porque nunca existiu. A origem do Bengalim do Japão é um pouco controversa, sabe-se que surgiu à muitos anos no Japão e resulta do cruzamento de diversas espécies do género Lonchura e Spermetas que, a partir de exemplares férteis deram origem a esta espectacular ave com cerca de 11 centímetros, aproximadamente. O bengalim é a principal razão para o sucesso da maioria dos criadores de aves exóticas, isto porque, a maioria delas nem sempre se revelam bons progenitores, ou porque abandonam os ovos em caso de inspecção do ninho. Com a utilização de bengalins como madrastas, todos estes problemas deixam de existir, pois esta ave revela um enorme instinto procriador, alimentando quase que qualquer bico que lhe seja colocado no ninho, têm ainda a vantagem de muito dificilmente abandonarem o choco, por mais inspecções que sejam feitas ao ninho. Estas características fantásticas fazem com que os bengalins sejam famosos pela sua capacidade como pais adoptivos para outras espécies mais complicadas de exóticos, cuidando assim de uma forma soberba os ovos e/ou crias de outras aves (ditas compatíveis), se estes forem colocados no seu ninho.

Trata-se de uma ave extremamente prolífera, se lhe for permitido cria durante todo o ano.Para além do citado e, ao contrário de muitas outras espécies exóticas, o bengalim procria excelentemente em gaiolas, sendo preferível manter apenas um casal por gaiola (*). O ninho é construído numa caixa de ninho fechada ou semiaberta, utilizando diversos materiais como feno e fibra de coco. A fêmea põe entre cinco a sete ovos, que são chocados por ambos os progenitores. Quando as crias atingem as seis semanas de vida podem e devem ser separadas dos pais pois, a fêmea, normalmente, já se encontra a chocar novos ovos e as crias têm tendência para frequentar os ninhos dos progenitores.

Quanto a cuidados com a alimentação, o bengalim não é menos exigentes se comparado com outras aves exóticas, a principal diferença consiste na sua extraordinária capacidade de resistência. Devemos para além da mistura para exóticos oferecer-lhes aveia descascada, milho painço, algum alimento verde, um suplemento proteico que normalmente será uma papa das disponíveis no mercado e grit sempre à disposição, de modo a que as aves possam satisfazer as suas necessidades digestivas.

A diferenciação dos sexos só é possível pelo comportamento, trata-se de uma ave sem dimorfismo sexual onde os machos podem ser detectados pelos seus comportamentos de corte com pequenos saltos e trinados. Existe atualmente um grande leque de colorações, existindo também aves com poupa e frisadas (muita raras). Atualmente são já uma presença habitual em quase todas as exposições e/ou campeonatos, uma presença mais do que merecida.

(*) Esta regra de se manter um casal por gaiola é um dos princípios mais básicos de toda a Avicultura e, salvo algumas justificadas excepções, deve ser sempre seguido de forma a conseguirmos os melhores resultados possíveis com as nossas aves.

Fonte:http://planetabird.wordpress.com


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Bengalim Do Japão

Mensagem por Reryson Colares em Sex Nov 09, 2012 10:47 am

Muito bom!


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Bengalim Do Japão

Mensagem por Arthur Ferreira em Sab Nov 10, 2012 10:56 am

Bonitinho de mais este pássaro.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 18
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Bengalim Do Japão

Mensagem por victorsapage em Qua Ago 07, 2013 8:53 pm

não concordo ter um casal sozinho, os bengalins gostam muito de viver em colonia como os mandarins e como os bicos de lacre

victorsapage
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 111
Reputação : 15
Idade : 24
Data de inscrição : 07/08/2013
Localização : bragança

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Bengalim Do Japão

Mensagem por Anthony Fernandes em Sex Ago 09, 2013 12:07 pm

UP!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Mensagens : 4960
Reputação : 480
Idade : 17
Data de inscrição : 19/10/2012
Localização : Monte Verde-MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Bengalim Do Japão

Mensagem por THIAGO RUHAN em Sab Ago 10, 2013 5:34 pm

muito bom,gostei!!!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

THIAGO RUHAN
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 933
Reputação : 33
Idade : 17
Data de inscrição : 14/05/2013
Localização : Monte Castelo-SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Bengalim Do Japão

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:38 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum