Manejo para Reprodução [dúvida sobre o comportamento]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Manejo para Reprodução [dúvida sobre o comportamento]

Mensagem por maiconcarlos em Sex Set 20, 2013 12:59 pm

A 3 meses atrás eu adquiri uma fêmea de azulão, na época o macho estava fazendo repasse de muda e eu achei por bem deixar o macho e a fêmea separados.

Final de semana passado ouvi o macho cantar, e resolvi no domingo (15/9) colocar o macho para ouvir a fêmea.

Na segunda não fiquei em casa durante o dia e não pude analisar o que tinha acontecido.

Na terça quando chego em casa na hora do almoço o macho estava literalmente "louco", chamando sem parar.

Percebi que a fêmea chamava e ele ficava "louco", louco que eu digo ele abaixa as asas e faz a dança do acasalamento, ele está diferente, está mais alto, corpo reto e asas abaixadas todo tempo.

Coloquei as gaiolas perto só que eles não podem ser ver, mostrei por alguns minutos e notei que a fêmea fica uma "bola", arrepiada.

1º- Agora o macho fica chamando a fêmea o dia todo, isso é normal?

2º- Estou fazendo o namoro, cedo eu mostro um para o outro por alguns minutos, mesmo com a gaiola longe o macho não quer cantar, só fica chamando, ele precisa cantar bem para a fêmea aprontar?

3º- Hoje quando sai de casa as gaiolas estavam um pouco longe, a cada segundo o macho chama, não tem perigo ficar tão "afobado" assim..rs?

É minha primeira vez em criar azulões, por isso estou um pouco confuso.

maiconcarlos
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Manejo para Reprodução [dúvida sobre o comportamento]

Mensagem por alessandro santos da silv em Sex Set 20, 2013 4:17 pm

Amigo boa tarde,o próximo passo agora é colocar o ninho na gaiola da fêmea e oferecer material para confecção de preferência capim seco ou palha de coco ou sisal,quando ela começar a confeccionar o ninho você coloca a gaiola do macho ao lado e ela pedirá gala,pode acontecer de pedir gala falsa (fêmea abaixa com o bico aberto)é sinal que ainda não está pronta,você vai fazendo este preocedimento até ela aprontar(abaixar com o bico fechado)então abra os passadores das gaiolas que ele irá galar a fêmea,depois da gala o macho voltará para a gaiola dele.Procure colocar pra galar duas vezes ao dia (07:30hs e 16:00hs)assim garantirá a fecundação dos ovos.Boa sorte qualquer dúvida é só perguntar.

alessandro santos da silv
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por maiconcarlos em Sex Set 20, 2013 4:34 pm

alessandro santos da silv escreveu:Amigo boa tarde,o próximo passo agora é colocar o ninho na gaiola da fêmea e oferecer material para confecção de preferência capim seco ou palha de coco ou sisal,quando ela começar a confeccionar o ninho você coloca a gaiola do macho ao lado e ela pedirá gala,pode acontecer de pedir gala falsa (fêmea abaixa com o bico aberto)é sinal que ainda não está pronta,você vai fazendo este preocedimento até ela aprontar(abaixar com o bico fechado)então abra os passadores das gaiolas que ele irá galar a fêmea,depois da gala o macho voltará para a gaiola dele.Procure colocar pra galar duas vezes ao dia (07:30hs e 16:00hs)assim garantirá a fecundação dos ovos.Boa sorte qualquer dúvida é só perguntar.
Já providenciei o ninho e o material para a confecção do mesmo.

Vou continuar com esse procedimento, deixar eles se verem de manhã e a tarde.

Um outra dúvida, tem um tempo médio que podemos deixar eles se olhando? Falando com um cara hoje me disse para não mostrar muito porque a fêmea pode perder o estímulo.

maiconcarlos
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por alessandro santos da silv em Sab Set 21, 2013 8:53 am

Bom dia Maicon,para ser mais claro quando citei 02 vezes ao dia,é somente no momento do acasalamento,quando você perceber que a fêmea esta pronta,quando ela começar baixar para o macho,por enquanto deixe somente eles se escutando,quando ela começar a confeccionar o ninho você mostra o macho pra ela,então se ela pedir gala você junte os dois,se ele galar ,imediatamente você passe ele de volta para gaiola dele,. tenha paciência que dará tudo certo,sempre ultilizei estes métodos e sempre tiro boas ninhadas, abraço..

alessandro santos da silv
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por maiconcarlos em Ter Set 24, 2013 2:49 pm

Obrigado, estou fazendo esse manejo!

maiconcarlos
Criador novato
Criador novato