Tudo sobre Cacatua

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tudo sobre Cacatua

Mensagem por Davi Hemerly em Qua Nov 07, 2012 10:33 am

Tudo sobre Cacatua


Comportamento – Cacatua

C.Galerita – se dá com gente, fala bem, tem voz clara, aprende truques. C.Sulphurea – muito apegado ao dono, evita outras pessoas, dócil, tímida, ideal para lar calmo. C.moluccensis – barulhenta, fala bem com voz rouca, adora roer, se dá bem com pessoas. E.roseicapillus – fácil de manter, fala bem, adora roer. (dicas de Glória Allen).

Reprodução – Cacatua

Com 4 a 5 anos. Bota de 2 a 5 ovos que incuba por cerca de 30 dias. O macho ajuda a chocar e alimentar os filhotes. Estes comem sozinhos a partir dos 4 meses, em média. Para amansar separe dos pais com 15 a 25 dias e alimente na mão a cada 2 horas. Ninho externo de caixa de madeira dura, como eucalipto, de 60 x 60 x 60cm (zoológico de São Paulo). Ou de 1 m x 30 x 30cm ou interno, de tronco oco de árvore com cerca de 1 m x 30 cm de diâmetro, vertical, parcialmente inclinado, com entrada no topo (Stan Sindel e Robert Lunn). Entrada sempre de 30 cm. O casal pica lascas de madeira e forra o ninho.

Instalações – Cacatua

Instalação: Gaiola grande evita o excesso de “roídas”. Interna – gaiolão individual (60cm de profundidade x 60 de largura x 60 de altura, no mínimo) ou viveiro (120 x 60 x 60 cm) com fio 14 e malha espaçada em 2,5cm. Externa – viveiro sem vigamento de madeira (roem), chão de cimento um pouco inclinado, com 7,2 x 1,8 x 2,4 m no mínimo (Stan Sindel e Robert Lynn) ou 3,5 x 2 x 2,50 m (zoológico de São Paulo). Para reprodução – viveiro de 3 x 1,2 x 1,2m, erguido a 1,20 m com apoio de ferro ou concreto. Fechado dos 6 lados com tela igual, formando um ambiente no fundo, fechado por folhas de zinco que avançam 1 metro pelas laterais e coberto por telhas de barro, com a frente para o Norte para pegar sol matinal. Poleiros de galho, ásperos e redondos com 2 a 6 cm de diâmetro. Comedouro e bebedouro de cerâmica esmaltada ou aço inox, instalados a 1 metro do chão.

Cuidados: manter instalações limpas. Propensão a doenças respiratórias. Evite correntes de ar.

Alimentação – Cacatua

Diária, por ave, 150 a 200g de mistura – composta de girassol (10%), milho verde cru (40%) e grãos (50%) submetidos a 24 horas de molho e fervidos por 10 minutos, deixando escorrer a água (trigo, cevada, aveia, arroz com casca, cevada, sorgo, centeio, feijão, ervilha, soja) mais 150 a 200g de frutas com casca, verduras com o talo e legumes, tudo picado. Varie 3 itens de cada (grãos, frutas, verduras e legumes). Acrescente ração industrializada canina (20g), 3 vezes por semana e, na procriação, semente e grão germinados, que têm mais vitaminas).

Compra – Cacatua

Compra: com cerca de 3 meses para que se acostume melhor com você e aprenda mais fácil a falar.

Importação: é preciso licença do país exportador e do Ibama (tel.: (061)316-1169, Divisão de Fauna e Flora, Brasília).

Obs: NUNCA compre animais ilegalmente ou irá receber punições severas.

Espécies – Cacatua

São 5 gêneros que totalizam 17 espécies e mais 15 subespécies (base: Parrots of the World. ed. 1981):
1) Gênero Cacatua Calyptorhynchus, chamadas Cactuas Pretas: espécies Black (C. funereus) de 67 cm: Red-tailed (C.magnificus) de 60 cm e Glossy (C.lathami) de 48 cm; 2) Cacatua Cacatua conhecidas como Cacatuas Brancas: Major Mitchell (C.leadbeateri) de 35 cm, corpo rosa claro, asas brancas e crista branca, vermelha e amarela; Lesser Sulphurcrested ( C.sulphurea) de 33 cm, plumagem branca com crista amarela, curvada para frente; Sulphur-crested (C. galerita) de 50cm, parecida com a C.sulphurea na plumagem e na crista; a Blue-eyed (C.ophtalmica) de 50 cm, semelhante à C.galerita, mas com crista amarela voltada para trás e anel azul ao redor dos olhos; Salmon-crested (C. moluccensis) de 52 cm, corpo rosa claro e salmão e crista pink; a White (C.alba) de 46cm, corpo e crista brancos; e as de menor porte com cristas e bicos reduzidos – Red-vented (C.haematuropygia) de 31 cm; Goffin’s) de 32; Little Corella (C.sanguinea) de 38; Long-billed (C.tenuirostris) de 38 e a Ducorps (C.ducorpsii) com 31;
3) Cacatua Probosciger: Palm (P.aterrimus) de 60cm, plumagem preta-azulada, bochecas nuas e vermelhas, bico grande; 4) Cacatua Callocephalon, Gang-Gang (C.fimbriatum) de 34 cm, plumagem cinza, o macho com crista vermelha, de penas filamentosas, curvadas para frente e 5) Cacatua Eolophus: Galah (E.roseicapillus) de 35 cm, crista e parte da cabeça rosa-clara, corpo pink e asas cinzas. Há 15 subespécies com pequenas variações na crista, porte, bico etc.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Cacatua de Crista Amarela: Tradicional – (a Mais Encontrada)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Cacatua Galah – Também chamada de cacatua “alba”.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Cacatua de Molucas – Nacional Das Costas Canadenses

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Cacatua rosa – A mais Feminina

Habitat – Cacatua

O bico dessa ave é bem forte e geralmente pesado, permitindo comer todo o tipo de castanhas, grãos, sementes, além de folhas, flores, frutas e insetos e suas larvas.
Algumas espécies se alimentam exclusivamente nas árvores e outras também no chão. Em seu habitat, pode ser encontrada aos pares na época da reprodução e, fora dela, em bandos pequenos ou grandes, de centenas de exemplares, à procura de alimento. Faz seu ninho nos ocos das árvores. Como adora água, costuma sair batendo as asas durante a chuva ou esvoaçar entre a folhagem molhada depois da tempestade. É geralmente bem ruidosa – emite um peculiar silvo quando contente ou ameaçada.

Crista – Cacatua

O nome Cacatua vem do malaio Kakatua, que significa Papagaio Grande (em inglês, Cockatoo), pois o porte dela pode atingir de 30 a 70 cm de comprimento. A maior parte das espécies possui uma charmosa crista (de tamanho, cor e forma específicas), que é erguida ou abaixada quando a ave está excitada ou alarmada. Em algumas, a plumagem é especialmente vistosa.

Devido ao porte relativamente grande, exige espaço em gaiolões individuais para ficar dentro de casa ou viveiro maior para reprodução (veja Ficha). No entanto, como é bastante ativa, se criada em espaço reduzido, necessita entretenimento e constante ocupação. Do contrário, pode desenvolver vícios como o de gritar alto, de destruir com o bico tudo ao redor e até de arrancar as próprias penas. A solução é mantê-la ocupada com coisas para bicar e mastigar: poleiros e brinquedos de madeira ou os importados próprios para ela; ossos de couro de boi para cães e alimentos de “difícil acesso”, como nozes, sementes, castanhas, vagens etc. Por causa de tal comportamento de sua monogamia, aconselha-se, de preferência, manter um casal. Se for mais de um par, devem ser mantidos distantes, pois costumam se agredir causando ferimentos e até morte.

Existem algumas variações de comportamento entre espécies, que merecem atenção pois influem diretamente na criação. Há, por exemplo, as que têm mais facilidade em aprender a falar, as bem barulhentas e as que se apegam tanto ao dono que não admitem ser manipuladas por outras pessoas.

Biografia – Cacatua

As cacatuas são aves psitaciformes, pertencentes à família Psittacidae. São muito semelhantes aos papagaios no seu bico curvo e morfologia zigodáctila dos pés (dois dedos para a frente, dois para trás). Como características distintivas, as cacatuas apresentam uma crista móvel e plumagem de cores simples. Enquanto grupo, as cacatuas têm distribuição geográfica restrita à Austrália e ilhas vizinhas. Há cerca de 20 espécies de cacatua.
O grupo já foi considerado como uma família separada, Cacatuidae, da ordem Psittaciformes, mas a taxonomia de Sibley-Ahlquist integra as cacatuas na família Psittacidae. Pertence à família dos psitacídeos, que reúne cerca de 330 espécies. Barulhenta e colorida, a cacatua tem bico encurvado e pés com grande capacidade de movimentação, usados para andar, trepar em árvores e levar comida à boca.São psitacídeos grandes, dotados de um penacho que é erguido em exibições de corte. Encontradas apenas no Sudeste Asiático e na Austrália, são especializadas em comer sementes e quebrar nozes. Se reúnem em grandes bandos. Têm cauda curta. É um dos poucos psitacídeos totalmente brancos conhecidos. Alimentam-se principalmente no solo. Asas: As cacatuas são boas voadoras. Suas asas são afiladas ou arredondadas. Quase sempre voam em bandos ruidosos, que podem ter desde pares até centenas de aves. Bico: Se alimentam basicamente de vegetais. Usam o bico para quebrar e abrir sementes e nozes ou para morder frutos. A maxila superior, maior que a inferior, tem relativa mobilidade. Termina em um gancho pontudo, que utiliza para se alimentar e escalar. A língua costuma ser grossa e áspera. Pés: Usam-nos para pegar comida e levá-la à boca.
Origem Ave com origem na floresta da Austrália.
Antes de adoptar Se pensa adquirir um animal desta espécie, tente conhecer primeiro a sua origem. É fundamental comprar um animal criado em cativeiro. Estes são afectuosos e brincalhões com o dono, tornando-se extremamente doces quando se tem muito tempo para lhes dispensar.
Um animal capturado na Natureza é normalmente um problema sério, já que vai sentir a falta dos seus pares e fazer a vida negra aos donos, porque sofre imenso com essa perda. Felizmente, o controlo cada vez mais apertado das autoridades tem tornado esse negócio um caso em vias de extinção.
Hábitos O que torna a Cacatua particular é a sua crista, que levanta e baixa, dependendo do seu estado de humor.
Como são aves de grande porte, tudo nelas é proporcional, incluindo o barulho que fazem!
Outro aspecto a ter em conta, é a inteligência destes bichos, aprendem com muita facilidade a abrir gaiolas, e a pegar em pequenos objectos como isqueiros, canetas, relógios, entre outros, portanto tem de deixar estas pequenas coisas longe do seu alcance.

Uma das formas de ultrapassar este problema é ter alguns brinquedos próprios para ela, na sua falta, pode dar-lhe nozes ou castanhas para se entreter.
Se se sentirem negligenciadas, tendem a arrancar as penas e a destruir tudo o que tenham à volta, sejam plantas, mobília, electrodomésticos, ou mesmo roupa.
Esperança de vida Uma Cacatua pode viver entre 30 de 75 anos, antes de fazer a sua aquisição pense nisso, já que, muito provavelmente, vai deixá-la como herança as seus filhos e netos.
Alimentação A alimentação destas aves deve ser adquirida em casa da especialidade, e devem ser considerados ainda suplementos de frutas.
Quando estiver calor, borrife as suas penas com um borrifador próprio. Na Natureza, estas aves vivem em ambientes muito úmido, pelo que sentem necessidade desses borrifos.
Tamanho As espécies mais pequenas podem atingir cerca de 35 cm e as maiores 70cm

Fonte:http://planetabird.wordpress.com



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick: K2
Quantos pássaros você cria?: 2
Mensagens: 9737
Reputação: 827
Idade: 22
Data de inscrição: 04/09/2012
Localização: Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre Cacatua

Mensagem por Reryson Colares em Qua Nov 07, 2012 11:25 am

Lindas espécies!!!!!!!!!!


Respeite as regras do fórum!!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick: RC
Mensagens: 5616
Reputação: 533
Idade: 18
Data de inscrição: 12/09/2012
Localização: Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre Cacatua

Mensagem por Arthur Ferreira em Sab Nov 10, 2012 1:52 pm

Muittto bom Davi !!! lol!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens: 1391
Reputação: 153
Idade: 16
Data de inscrição: 11/09/2012
Localização: Curvelo-MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum